Liturgia Diária

O que sai do homem, que o torna impuro

No Evangelho de hoje Marcos continua no ensinamento de Jesus sobre o que é “puro” (integro, sem contaminação) e o que “impuro”.
Oração diária, O que sai da pessoa é que a torna impura - Mc 7,14-23
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B O que sai do homem, que o torna impuro

5ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 07 de fevereiro de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, cria, no meu coração, a pureza verdadeira que me permite estar na tua presença, seguro de que minha vida te agrada.

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 10,1-10

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento.

Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei:

“Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. Feliz a tua gente, felizes os teus servos que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre, e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”.

10 Depois, ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 37(36) 

— O justo tem nos lábios o que é sábio.

— O justo tem nos lábios o que é sábio.

— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

— O justo tem nos lábios o que é sábio, sua língua tem palavras de justiça; traz a Aliança do seu Deus no coração, e seus passos não vacilam no caminho.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

EVANGELHO: Mc 7,14-23

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16 Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.

20 Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No tempo de Jesus havia leis dietéticas de caráter religioso. Sua observância ou não observância tornava a pessoa pura ou impura aos olhos de Deus. Um alimento podia ser impuro em si mesmo e se alguém o comesse tornava-se também impuro. Nos seus ensinamentos, Jesus explicou à multidão que o ouvia que nada que vem de fora e entra na pessoa a torna impura.

O que sai da pessoa é que a torna impura. Ele se referia aos alimentos que vêm de fora e entram no corpo da pessoa e vão para o estômago, não para o coração. O que torna alguém impuro são as intenções que saem do seu coração.

Olhando para dentro de mim mesmo eu me pergunto: “Qual é minha opção fundamental de vida? Quais são os meus projetos?”. Nossa mente elabora projetos e nossa vontade decide ou não realizá-los. O que aparece pode não ser verdadeiro. A verdade está na intenção, e na intenção está o fim a que me proponho.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No Evangelho de hoje Marcos continua no ensinamento de Jesus sobre o que é “puro” (integro, sem contaminação) e o que “impuro”.
Peçamos ao Espírito Santo a purificação de nosso ser interior para que a Palavra de Deus produza frutos, segundo o ensinamento de Jesus.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho. O que Jesus ensina e o que Ele faz? Qual é a sua mensagem?

Na época de Jesus, as “leis de pureza” provinham da experiência popular, cujo objetivo era preservar a saúde coletiva. Mas com o tempo esses preceitos acabaram incorporando um forte viés religioso. A pureza seria condição de santidade. Alimentos considerados impuros tornariam a pessoa impura aos olhos de Deus, assim como a proximidade com pessoas estrangeiras.

Os discípulos apresentam ao Mestre essa controvérsia. E Jesus explica com um argumento quase pueril: “Não sabeis que tudo o que é exterior, entrando no homem, […] sai para a fossa?”. Jesus desloca o eixo da moralidade para aquilo que realmente interessa à santidade: o coração humano, onde nascem nossas escolhas, origem do bem e do mal

Meditação (Caminho)

Neste momento de meditação, você é convidado/a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra.
É importante estar atento/a para aquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.
O que o Evangelho de Jesus lhe ensina neste dia?
Você tem consciência de quanto é perigoso um julgamento sobre os outros?
Quais são seus critérios quando, por dever, você precisa emitir um julgamento sobre a atitude do outro?

Oração (Vida)

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Homilia Dominical