A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos
1ª Semana do Advento – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 09 de dezembro de 2023
Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, que eu tenha sempre em mente minha missão de ser presença do Reino e, onde quer que esteja, possa eu ser portador dos bens divinos.
PRIMEIRA LEITURA: Is 30,19-21.23-26
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19 Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá.
20 O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21 e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: “o caminho é este para todos, segui por ele”, sem desviar-vos à direita ou à esquerda.
23 Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24 teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira.
25 Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroio de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões.
26 A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 147A(146)
— Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
— Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
— Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo;
— Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome.
— É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios.
EVANGELHO: Mt 9,35–10,1.6-8
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37 “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1 E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6 “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7 Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
A cura dos enfermos é um dos sinais da chegada dos tempos messiânicos. Mateus escreve seu Evangelho para cristãos provindos do judaísmo. Por isso, Jesus ensina nas sinagogas e envia os discípulos, em primeiro lugar, às ovelhas perdidas da Casa de Israel. O texto de hoje começa com um sumário, um resumo da atividade missionária de Jesus. Depois, ele envia os próprios discípulos.
A Igreja é apostólica porque Jesus é o primeiro apóstolo, o primeiro missionário. O discípulo de Jesus participa da alegria de sua mesma missão. A missão é única: o Pai envia seu Filho; Jesus envia a Igreja. Essa é a nossa identidade. A história é história de missão.
A nossa vocação de filhos se realiza plenamente na missão entre os irmãos. Destacamos quatro elementos: a compaixão diante das multidões sofridas e cansadas; a palavra de Jesus é acompanhada de ações libertadoras, torna-se uma palavra-evento; a oblação do missionário e a gratuidade da missão: de graça dai; a messe é grande, o trabalho missionário é imenso. Supliquemos ao Senhor novos braços generosos e disponíveis.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. Peçamos que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra e caminharmos à luz desse convite: “Vinde a mim, vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso”.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oração:
“Ó Deus, que enviastes a este mundo o vosso Unigênito para libertar a humanidade da antiga escravidão, concedei, aos que esperam com devoção a sua vinda, alcançar o prêmio da verdadeira liberdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.” (liturgia do dia)
Leitura (Verdade)
A Palavra tem força, liberta do mal e devolve a vida. O Cristo é a Palavra viva e salvadora. Faça atentamente a leitura do Evangelho e destaque os verbos que mais lhe falam ao coração.
Um rebanho sem pastor coloca as ovelhas em risco, além de dispersá-las. É assim que Jesus percebe a realidade daquele povo. Além de pedir para rezar ao Senhor da messe, ele convida os doze apóstolos e lhes dá os mesmos poderes que recebeu do Pai, isto é, os dons necessários para expulsar todo tipo de mal.
A compaixão que Jesus sente por aquele povo serve de parâmetro para nossa compaixão, em um mundo marcado por tantos sofrimentos. Sentir compaixão é diferente de ter pena. A compaixão nos conduz à raiz dos problemas para que sua causa geradora seja extinta. Sejamos pessoas compassivas, pois há muitos aguardando por nossa ação transformadora. É verdade: quem reparte fica com a melhor parte
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Que sentimentos as palavras de Jesus no Evangelho de hoje despertaram em mim?
Faça a leitura do texto novamente e traga-o para os nossos dias. Medite a Palavra e permita que ela se misture com a sua vida. O que Jesus nos pede?
Oração (Vida)
O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Neste passo da leitura orante, mantendo em mente o que você leu e meditou, faça a sua oração. A oração nos leva a viver a experiência pessoal com Jesus, que nos escuta com todo amor e carinho. Fale com o Senhor sem medo e entregue a Ele tudo o que você tem e deseja ser.
Contemplação (Vida e Missão)
Lembrar a súplica de Jesus “ De graça recebestes, de graça dai.” Como quero responder a este convite?
Bênção
Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.