Liturgia Diária

O Espírito de vosso Pai que falará por vós 

Dentro da Oitava do Natal, renovemos a alegria natalina e empenhemo-nos intensamente para a construção de um mundo novo
Liturgia diária, Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo - Mt 10, 17-22
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B O Espírito de vosso Pai que falará por vós 

Santo Estêvão – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 26 de dezembro de 2023

Façamos a oração do dia: Espírito de coragem perseverante, nas adversidades da vida, vem em meu auxílio, e ajuda-me para que não arrefeça a minha adesão a Jesus e ao Reino.

PRIMEIRA LEITURA: At 6,8-10, 7,54-59

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10 Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

7,54 Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55 Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56 E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57 Mas eles, dando grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58 arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59 Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 31(30) 

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve. Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me.

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel. Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições.

— Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão!

EVANGELHO:  Mt 10,17-22

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17 “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A eternidade entrou na história para que o humano contemplasse o mistério de Deus em Cristo Jesus. No dia seguinte ao Natal, a Igreja celebra a memória do primeiro mártir do cristianismo: Santo Estêvão, um dos sete “diáconos” da Igreja. Ele foi o primeiro cristão a receber a coroa do martírio. O dia do martírio é o dies natalis, o dia do nascimento verdadeiro para a fé. O texto de hoje se insere no Discurso Missionário de Mateus.

O tema central é a fortaleza nas perseguições internas e externas. Os cristãos serão perseguidos nas sinagogas, mas também diante de governantes. Aí os cristãos comparecerão como acusados de coisas horrendas e nem sempre terão direito a um julgamento justo.

O Espírito Santo de Deus dará o dom da constância e da fortaleza nos momentos de prova. Também dará a inspiração na hora da defesa, que não é uma palavra de eloquência ou um discurso retórico. É um testemunho de fé antes do martírio, o que nos associa ao único testemunho dado por Jesus na cruz. O fato mais doloroso é que a opção por Cristo provoca divisão dentro da própria família.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje a Igreja celebra o dia de Santo Estevão, primeiro mártir cristão. Peçamos a sua intercessão para que sejamos fiéis à nossa fé cristã, assim como ele foi, até o fim. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leitura (Verdade)

Faça sua leitura com calma, quantas vezes julgar necessário. Destaque os versículos e os personagens que mais lhe chamaram atenção e procure identificar o tema central do texto.
O mesmo Espírito presente em Estevão está presente em nós dando-nos força para o testemunho cristão mesmo em meio à perseguições.

No dia seguinte do Natal, a Igreja celebra festivamente seu primeiro mártir, Santo Estêvão, que preferiu perder a vida, mas não deixou de acreditar em Jesus. Os tempos eram de perseguição aos cristãos e muito sangue foi derramado, porém a obra do Cristo prevaleceu. Jesus não promete, em nenhum dos tempos, vida fácil.

Pelo contrário, ele prepara seus seguidores para que mantenham a serenidade diante das dificuldades e perseguições. Os tempos são outros, mas a fome persegue multidões, a falta de acesso à saúde e à educação coloca uma infinidade de pessoas à margem da dignidade. Dentro da Oitava do Natal, renovemos a alegria natalina e empenhemo-nos intensamente para a construção de um mundo novo

Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes?
Quais sentimentos o texto despertou em mim?
Permaneça em silêncio para escutar a voz de Deus por meio da Palavra, pois Ele fala com você. Escute-o.

Oração (Vida)

Oração é o ato de conversar com Deus sobre tudo o que está acontecendo conosco. No passo anterior da leitura orante, você esteve atento/a para ouvir o Senhor; agora, abra seu coração para responder-lhe.
O que você gostaria de dizer ao Senhor?

Contemplação (Vida e Missão)

Não desanimar diante da lenta caminhada das comunidades, mas propor-se a colaborar para que o testemunho dos cristãos seja efetivo e agradável ao Senhor nosso Deus.

Bênção

Senhor, Deus da vida e do amor, que a celebração do natal renove em nosso coração a esperança, pois vosso Filho, ao nascer no meio de nós, nos dá a certeza de que Ele sempre estará em nossa vida.
E como nos enche de alegria e paz poder rezar: “Ele está no meio de nós!”.
Que o Natal não seja apenas um dia, mas seja Jesus presente em todos os dias da nossa vida, nos ensinando a amar, a perdoar, a partilhar e a construir um tempo novo de fraternidade, justiça e paz.

Homilia Dominical