Liturgia Diária

Não acumuleis tesouros

No Evangelho de hoje, vemos que João Batista vai ser morto, o santo que por primeiro anunciou Jesus Cristo como nosso Salvador.
Liturgia diária, Martírio de São João Batista - Mc 6,17-29
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2023 Ano A Não acumuleis tesouros

Martírio de São João Batista – Ano Litúrgico – A

Liturgia do dia 29 de agosto de 2023

Façamos a oração do dia: Pai, que as contrariedades da vida jamais me intimidem e impeçam de seguir adiante, cumprindo minha missão de evangelizador.

PRIMEIRA LEITURA: Jr 1,17-19

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: 17“Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.

18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 71(70)

— Minha boca anunciará vossa justiça!

— Minha boca anunciará vossa justiça!

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

EVANGELHO: Mc 6,17-29

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.

O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

João Batista possui duas festas litúrgicas: a Natividade e o Martírio. Marcos narra a festa do aniversário de Herodes Antipas, em que se juntam os ricos e nobres. Tudo acontece durante um banquete. Quanta diferença do banquete seguinte, em que Jesus alimenta uma multidão faminta e cansada, como ovelhas sem pastor (Mc 6,30-44)!

João é um personagem austero: vive no deserto, veste-se como Elias e se alimenta com simplicidade; é humilde: “Que ele cresça e que eu diminua”; oferece seus discípulos a Jesus, pois reconhece ser o precursor; prega um batismo de conversão; anuncia a justiça social; e, no episódio concreto de sua morte, defende o matrimônio e a família.

Enfrenta Herodes, que tomou a esposa do seu irmão, Filipe. Herodíades trama a morte do profeta. O comportamento dos dois parece muito com o de Acab e Jezabel.

Herodes aparece como fraco e confuso, mas sempre violento. Está pronto a destruir toda possível ameaça. Por causa de uma dança, promete metade do seu reino. Quanta irresponsabilidade! Ao final do banquete, que deveria ser da vida, resta a cabeça do profeta em um prato.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje recordamos o martírio de São João Batista, o santo que por primeiro anunciou Jesus Cristo como nosso Salvador. Peçamos a sua intercessão para que também sejamos fiéis ao Senhor e anunciemos com coragem a proposta de seu Reino. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, vemos que João Batista vai ser morto. Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. Identifique os personagens que surgem durante a narrativa. O que fazem esses personagens? Que mensagem o Evangelho transmite? O que Jesus ensina? Qual é o tema central do texto?

João Batista, o último dos profetas, recebe dois momentos especiais no calendário litúrgico: o nascimento e a morte. A maldade de Herodes, com suas contraditórias atitudes, mostra a violência do poder que desconhece o serviço. Para que o cristianismo alcançasse nossos dias, muito sangue foi derramado.

A história dos mártires é uma amostra do elevado amor que a fé consegue despertar e manifestar. Hoje, talvez, não seja necessário derramar sangue, mas são muitos os sacrifícios para levar Jesus em determinados ambientes onde a vida não é respeitada nem dignificada. As injustiças e o poder continuam fragilizando a felicidade de muitos, que são obrigados a caminhar à margem da dignidade

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz.
Que caminho o Senhor lhe indica?
Você tem coragem de denunciar a falsidade e as injustiças, a qualquer preço?
Esta é a escola de João Batista: dar a vida em prol da verdade. Como você avalia sua capacidade de optar pela verdade?

Oração (Vida)

Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra.
Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

Conclua com a oração: Querido Deus e Pai! Capacita-nos para sermos bênção para todas as pessoas que nos cercam, para todas as pessoas que estiverem em necessidades. Pedimos, Senhor, que em nossa vida resplandeça a luz de Jesus e assim as pessoas que não o conhecem possam ver a diferença que Ele faz em nós e desejem ardentemente conhecê-lo.

Agradecemos ó Pai querido por tua provisão e direção, porque o Senhor tem cumprido fielmente a tua promessa de nos acompanhar, guardar e suprir as nossas necessidades. Continue a nos dirigir para o propósito que o Senhor tem para cada um de nós. Em nome de Jesus Cristo, Senhor da vida e Senhor da história. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Sugestão de proposta: Testemunhar Jesus pela vida e pelas obras.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Homilia Dominical