Liturgia Diária

Jesus vai a Nazaré

Jesus vai a Nazaré, e pela última vez, ele ensina na sinagoga. Ali, entre os seus, Jesus não é bem aceito e provoca reações.
Oração diária Um profeta só não é valorizado em sua própria terra - Mc 6,1-6

4ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 31 de janeiro de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, abre minha mente e meu coração, para que eu possa compreender que tu te serves de meios humanamente modestos para realizar as tuas maravilhas.

PRIMEIRA LEITURA: 2Sm 24,2.9-17

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, disse o rei Davi a Joab e aos chefes de seu exército que estavam com ele: “Percorrei todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabeia, e fazei o recenseamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número”.

Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil homens. 10 Mas, depois que o povo foi recenseado, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: “Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. 11 Pela manhã, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: 12 “Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: dou-te a escolher três coisas: escolhe aquela que queres que eu te envie”.

13 Gad foi ter com Davi e referiu-lhe estas palavras, dizendo: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrotas diante dos inimigos que te perseguem, ou três dias de peste no país? Reflete, pois e vê o que devo responder a quem me enviou”. 14 Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!”

15 E Davi escolheu a peste. Era o tempo da colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, de modo que morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabeia. 16 Quando o anjo estendeu a mão para exterminar Jerusalém, o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora a tua mão!” O anjo estava junto à eira de Areuna, o jebuseu. 17 Quando Davi viu o anjo que afligia o povo, disse ao Senhor: “Fui eu que pequei, eu é que tenho a culpa. Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram? Peço-te que a tua mão se volte contra mim e contra a minha família!”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 32(31) 

— Perdoai-me, Senhor, meu pecado!

— Perdoai-me, Senhor, meu pecado!

— Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!

— Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.

— Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.

— Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.

EVANGELHO: Mc 6,1-6

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele.

Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Em Nazaré, sua terra, Jesus não pôde fazer nenhum milagre e se admirou da incredulidade do povo. Uma vez mais o milagre aparece relacionado à fé. Jesus se tornou uma pedra de tropeço para os habitantes de Nazaré simplesmente por ser um deles. Os nazarenos não se valorizavam e por isso não foram capazes de ver nem as qualidades naturais nem as extraordinárias de Jesus.

Admiravam-se da sua sabedoria, mas se perguntavam como um carpinteiro, cuja família todos eles conheciam, podia fazer milagres. Jesus viu que estava sendo menosprezado e disse claramente que um profeta só não é valorizado em sua própria terra. Santo de casa não faz milagres, dizemos nós.

A atitude dos nazarenos é comum a todos nós. Não valorizamos quem está conosco e nem sempre reconhecemos os méritos e as qualidades de companheiros de trabalho. Ouvimos mais os de fora do que os de dentro, e se alguém de dentro quer falar, não mostramos interesse. Jesus, porém, não desistiu. Continuou ensinando nos povoados vizinhos.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nossa oração com a Palavra, veremos que Jesus se encontra em Nazaré, sua terra, e provoca a admiração das pessoas que ouvem seus ensinamentos na sinagoga. Ao mesmo tempo, Ele observa a resistência e a falta de abertura para o acolherem como o Enviado do Pai. É preciso ouvir e rezar a Palavra com humildade e abertura.

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho, observando as atitudes de Jesus e a reação das pessoas. Onde Jesus está ensinando? O que as pessoas expressam diante do ensinamento de Jesus?

O ensinamento de Jesus é diferente. É um ensinamento novo e com autoridade. Suas palavras e atitudes provocam admiração nas pessoas, e sua fama se espalha rapidamente por toda a região da Galileia.

Jesus encontra-se em sua própria terra, e pela última vez, ele ensina na sinagoga. Ali, entre os seus, Jesus não é bem aceito e provoca reações. É difícil reconhecer Deus se não assumimos nossa pobreza e pequenez. Um Deus que se faz igual a nós. Jesus saiu de Nazaré, é um dos nossos, como pode ter esse poder e essa sabedoria? Quem é ele que se diferencia de nossa cultura? Onde foi buscar esse saber? Jesus mexe com a incredulidade e inveja de seus conterrâneos, mas não se deixa paralisar pela falta de aceitação. Segue adiante percorrendo os povoados da região e ensinando. Alegrar-se com os que se sobressaem por um dom especial, carisma ou esforço exige virtude e humildade

Meditação (Caminho)

Se a fé, em certo sentido, é confiança, abertura do coração que permite reconhecer a presença e ação de Deus, a incredulidade é fechamento que impede de ver além das aparências, ou melhor, impede de reconhecer nas palavras e gestos de Jesus os sinais que remetem a Deus, e impede de receber a graça e as bênçãos de Deus.
Como você avalia a acolhida das manifestações de Deus através das pessoas de seu convívio?
Como é sua adesão a Jesus Cristo? Você espera crer nele nas coisas espetaculares, milagrosas ou é capaz de reconhecê-lo nos gestos simples de seus familiares e amigos?

Oração (Vida)

Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade.

Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto.

Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e a solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Reconhecer os dons que pessoas generosas colocam a serviço dos outros, ver os pontos positivos em todas as situações é uma sugestão de proposta para este dia.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Homilia Dominical