Liturgia Diária

Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores

Levi, também chamado Mateus, entendeu o chamado. Levantou-se e não tornou a sentar-se. Seguiu adiante e tornou-se discípulo de um novo Reino.
Oração diária, Por que ele come com os publicanos e os pecadores? - Mc 2,13-17
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores

1ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 13 de janeiro de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, coloca-me, cada dia, no seguimento de Jesus, pois, assim, estarei no bom caminho que me conduz a ti.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 9,1-4.17-19;10,1a

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.

9,Havia um homem de Benjamin, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um benjaminita, homem forte e valente. Ele tinha um filho chamado Saul, de boa apresentação. Entre os filhos de Israel não havia outro melhor do que ele: dos ombros para cima sobressaía a todo o povo.

Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul: “Toma contigo um dos criados, põe-te a caminho e vai procurar as jumentas”. Eles atravessaram a montanha de Efraim e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada; e, ainda pela terra de Benjamin, sem resultado algum.

17 Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo”. 18 Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe: “Peço-te que me informes onde é a casa do vidente”. 19 Samuel respondeu a Saul: “Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao santuário da colina. Hoje comereis comigo, e amanhã de manhã te deixarei partir, depois de ter revelado tudo o que tens no coração”.

10,1a Na manhã seguinte, Samuel tomou um pequeno frasco de azeite, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o dizendo: “Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel. Tu governarás o povo do Senhor e o livrará das mãos de seus inimigos, que estão ao seu redor”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 20(21)

— Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra!

— Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra!

— Senhor, em vossa força o rei se alegra; quanto exulta de alegria em vosso auxílio! O que sonhou seu coração, lhe concedestes; não recusastes os pedidos de seus lábios.

— Com bênção generosa o preparastes; de ouro puro coroastes sua fronte. A vida ele pediu e vós lhe destes, longos dias, vida longa pelos séculos.

— É grande a sua glória em vosso auxílio; de esplendor e majestade o revestistes. Transformastes o seu nome numa bênção, e o cobristes de alegria em vossa face.

EVANGELHO: Mc 2,13-17

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14 Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

15 E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.

16 Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”

17 Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Levi, também chamado Mateus, era publicano, cobrador de impostos, do grupo dos pecadores, com os quais Jesus parece estar muito à vontade. Faz a refeição com eles. Afinal, foi por causa deles que Jesus veio. Não para que continuassem pecadores, mas para que se tornassem justos. Há justos verdadeiros e há justos presumidos. Estes se julgam justos, mas não o são e não se reconhecem pecadores.

Os verdadeiros justos sabem que não sabem tudo e precisam de conversão. Levi estava sentado na coletoria de impostos. Levantou-se e seguiu Jesus. Levi, ao que parece, não andava com muito peso às costas. Sem dizer nada, foi ágil na ação e pronto no seguimento.

O muito ou o pouco que se leva às costas é relativo às necessidades e aos desejos. Necessário é o que não pode não ser. De algumas coisas precisamos. Desejos, diz um filósofo, multiplicam os sofrimentos. Doentes precisam de médico para ter o corpo sadio e ágil. Levi entendeu o chamado. Levantou-se e não tornou a sentar-se. Seguiu adiante e tornou-se discípulo de um novo Reino.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Orar é entrar em sintonia com Deus, entregar-lhe nosso ser para que sua presença nos plenifique e seu amor nos transforme. Concentre-se e prepare sua casa…

Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho: O que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?

Em Marcos, temos Jesus sempre junto às multidões. Ele passa, vê Levi, um pecador público, e o chama: “Segue- -me!”. Novamente Jesus desorganiza o estabelecido. Em uma confraternização, ao redor da mesa, une discípulos e pecadores. É um agir que escandaliza escribas e fariseus: Quem é esse homem que veio bagunçar tudo? A resposta de Jesus deixa clara a missão para a qual veio: “Não vim chamar justos, mas pecadores”. O Homem de Nazaré veio restaurar a ordem das relações para que haja equilíbrio, comunhão fraterna, reconciliação com Deus. E que linda, humana, é a pedagogia de Jesus: reconstruir as relações ao redor da mesa, em clima familiar. Como nos fará bem colocar em prática essa pedagogia!

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, você é convidado/a a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Deixe-se tocar diretamente por esta Palavra.
É importante que você esteja atento/a àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você. Verbalize o que seu coração lhe fala na intimidade com Deus. Empreste sua voz à voz do Espírito Santo.
Que o Espírito Santo nos inspire, a darmos a Resposta certa, diante do Chamado que o Senhor nos faz.

Oração (Vida)

Faça sua oração inspirado pelo Evangelho e por esta admoestação do apóstolo Paulo.
“Caros irmãos, fostes chamados para a liberdade. Todavia, não useis da liberdade como desculpa para vos franquear à carne; antes, sede servos uns dos outros mediante o amor. Pois toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Gálatas 5,13).

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Homilia Dominical