Liturgia Diária

Este povo me honra apenas com os lábios

Jesus nos convida a refletir sobre o essencial no cumprimento das leis. A Lei primordial, mas é o amor que salva e cuida da Vida.
Oração diária, Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim - Mc 7,1-13
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Este povo me honra apenas com os lábios

5ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 06 de fevereiro de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, coloca-me no caminho da verdadeira piedade, a qual me leve a estar em perfeita sintonia contigo, realizando aquilo que, de fato, é do teu agrado.

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 8,22-23.27-30

Leitura do Primeiro Livro dos Reis.

Naqueles dias, 22 Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23 “Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 27 Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 28 Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo, e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença.

29 Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome!’ Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30 Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 84(83

— Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

— Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

— Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!

— Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

— Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de louvar! Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, vede a face do eleito, vosso Ungido!

— Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!

EVANGELHO: Mc 7,1-13

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.

Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus ensina a não confundir mandamento de Deus com preceito humano, e a não identificar a vontade de Deus com as nossas tradições. Ele nos leva a olhar para dentro de nós mesmos e verificar a coerência entre o que falamos e o que fazemos.

Cônego Celso Pedro da Silva,

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No Evangelho de hoje Jesus nos convida a refletir sobre o essencial no cumprimento das leis. A Lei primordial é o amor que salva e cuida da Vida. Depois vem as leis secundárias que são para nos proteger de doenças, perigos, violência, etc.

Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Por que Jesus questiona os fariseus e escribas? O que Jesus coloca como prioridade na conduta de seus discípulos? Qual a mensagem central deste episódio?

Hoje há uma controvérsia de Jesus com os fariseus e escribas. No centro do texto encontra-se a oposição entre os lábios e o coração; tradição e profecia; entre dizer e aderir. Jesus ensina a não confundir mandamento de Deus com preceito humano, e não identificar a vontade de Deus com as nossas tradições.

Ele nos leva a olhar para dentro de nós mesmos e a verificar a coerência entre o que falamos e o que fazemos. Recordemos as palavras do Papa Francisco: “Cada um de nós deve aprender a discernir aquilo que pode contaminar o seu coração, formando em si mesmo uma consciência reta e sensível, capaz de discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Antes de julgar alguém por seus costumes e tradições, analisemos se sua conduta fere a vida em suas diferentes formas, especialmente a vida humana. Devemos ter presente que, se a Vida é respeitada, as leis sociais podem e devem se adequar a cultura dos diferentes povos.
Esta passagem o/a compromete? De que forma? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o/a inspira a dizer a Deus?
Faça sua oração pessoal…,
Ore pelos que legislam, pelos que têm o dever de julgar os que infringem a lei, pelos jornalistas, escritores, pelos formadores de opinião, etc

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Homilia Dominical