Liturgia Diária

Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre

Maria é modelo de solidariedade. Busca com sua própria vida o reino de Deus e coloca-se a serviço comprometendo-se com o projeto de Deus.
Liturgia diária, Nossa Senhora de Guadalupe - Lc 1,39-47
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre

Nossa Senhora de Guadalupe – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 12 de dezembro de 2023

Façamos a oração do dia: Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

PRIMEIRA LEITURA: Gl 4,4-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 96(95) 

— Manifestai a sua glória entre as nações.

— Manifestai a sua glória entre as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.

EVANGELHO: Lc 1,39-47

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

39 Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 

45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Hoje se celebra a Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, patrona da América Latina. O texto de hoje narra a visitação de Maria a Isabel (Elisabet). Maria é a nova Arca da Aliança, carregando o amor em seu seio pelos caminhos montanhosos da Judeia (2Sm 6).

Ela, repleta do Espírito Santo, grávida, sente a necessidade de comunicar aquilo que a misericórdia de Deus fez em sua vida e na vida do seu povo. A anciã estéril e grávida é visitada pela jovem virgem e grávida. Aí se dá, na verdade, o encontro misterioso e festivo de João Batista e Jesus.

Deus se recordou do juramento feito, de sua promessa. Nasce João, o favor de Deus ao casal de idosos e ao povo de Israel, como precursor do Messias. Maria, a amada de Deus, gera Jesus, que é Deus salvando. Ao escutar a alegre saudação de Maria, João estremece.

Isabel profetiza, plena do Espírito Santo: declara Maria abençoada; reconhece a divindade de Jesus; revela Maria bem-aventurada, porque ela é a peregrina da fé. Unem-se, portanto, três temas: a fé, a maternidade e o messianismo de Jesus. A resposta de Maria só poderia ser o louvor a Deus: o Magnificat.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.
Senhor Jesus, envia teu Espírito, para que Ele nos ajude a interpretar a Palavra da mesma forma que foi interpretada Maria. Crie em nós o silêncio para ouvir a tua voz na Criação, nas Escrituras, nos acontecimentos e nas pessoas, especialmente nos pobres e sofredores.

Que a tua palavra, Senhor, nos oriente para possamos experimentar a força de teu amor e testemunhar aos outros que Tu estás vivo no meio de nós, como fonte de fraternidade, de justiça e de paz. Nós Te pedimos Jesus, filho de Maria, que nos revele o Pai enviando o teu Espírito. Amém.

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho.
Maria é modelo de solidariedade. Busca com sua própria vida o reino de Deus e coloca-se a serviço comprometendo-se com o projeto de Deus. Procure entender o que Maria nos ensina com sua atitude.

“A Mãe de Jesus se identifica com os mais sofridos e oprimidos. No México, ela se apresenta a um índio, representante de um povo sofrido e ameaçado. Em todas as aparições, o alívio, a esperança e os milagres acontecem. É maravilhosa a identificação de Maria com a humanidade, revelando amorosamente o rosto materno de Deus.

Sejamos imitadores da Mãe de Jesus, que, mesmo sabendo que seria mãe, saiu ao encontro de sua prima Isabel, que também se tornaria mãe, apesar da idade avançada. Quem carrega Jesus consigo sempre encontra o que fazer e a quem servir. Nossa missão iniciou-se por ocasião do batismo. Sejamos criativos no serviço ao próximo. Servir como Maria”.

Meditação (Caminho)

A Virgem saiu e foi sem demora visitar sua prima Isabel. Você vai rapidamente levar a Boa Nova aos membros de sua família, mesmo que tenha que subir montanhas?
Verbalize como são suas atitudes com os outros. Como você vive o serviço ao Reino através de seus gestos e atividades com seus familiares, comunidade e amigos?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Minha oração muda meu dia? De que forma a Palavra de Deus estará presente? O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Homilia Dominical