Liturgia Diária

A virgem conceberá e dará à luz um filho

A Palavra de Deus hoje nos dá a origem de Jesus. Ele vem do Alto e assume nossa condição humana.
Liturgia diária, Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho - Mt 1,18-24
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B A virgem conceberá e dará à luz um filho

3ª Semana do Advento – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 18 de dezembro de 2023

Façamos a oração do dia: Pai, ajuda-me a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade.

PRIMEIRA LEITURA: Jr 23,5-8

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 

Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 72(71)

— Nos seus dias a justiça florirá e a paz em abundância, para sempre.

— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!

EVANGELHO: Mt 1,18-24

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 

20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 

22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24 Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Iniciamos o período de preparação imediata para o Natal. O foco é a vinda de Cristo na história. O casamento em Israel, no tempo de Jesus, era feito em duas etapas: Quiddushin (a consagração) e Nissuin (as núpcias). Depois da primeira etapa, os jovens já eram considerados verdadeiros esposos, de tal modo que, se a jovem se unisse a outro homem durante esse tempo, tornava-se adúltera. Maria, portanto, já era esposa de José, mas ainda não haviam coabitado.

José é um homem justo, não simplesmente segundo a justiça forense, mas porque percebeu que o que estava acontecendo com Maria era obra do Espírito Santo. Diante da vontade de Deus, ele cede, aceita e permite. Como verdadeiro patriarca, faz o discernimento da vontade de Deus no sonho. José sonha o sonho de Deus.

Como pai legal de Jesus, José o coliga com a dinastia davídica. Para as comunidades mateanas, cumpre-se a profecia de Isaías 7,14: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho. Será chamado pelo nome de Emanuel”. Jesus é o “Deus conosco”, assumindo nossa história para redimi-la. Inicia-se o maior projeto familiar de que a humanidade já teve notícia.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos dá a origem de Jesus. Ele vem do Alto e assume nossa condição humana. Ele pisa as estradas empoeiradas da Palestina, vai ao encontro das pessoas, caminhando lado a lado com elas. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos nossos esforços, as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quem era José? Como ele agiu com sua noiva? O que foi que deu paz para José num momento tão difícil?

O cotidiano de dois jovens é interrompido pelo anúncio do anjo Gabriel: Maria fora escolhida para ser a Mãe do Salvador. José decidiu, em segredo, abandoná-la. Uma decisão sem muita reflexão. Porém, em sonho, José ouve o anjo e refaz sua decisão. A flexibilidade, isto é, a capacidade de pensar e repensar, dá outro rumo à história.

Maria passa a contar com José na tentativa de decifrarem juntos os mistérios da vinda do Filho de Deus ao mundo. A presença solidária e amorosa de José contribuiu, com certeza, para que o céu visitasse a terra. Em um tempo de tanta insegurança, que São José possa inspirar e interceder para que todas as crianças tenham um lar digno, com pão e paz.

Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele. Este é o momento de meditação da Palavra, no qual você é convidado/a a escutar o Senhor e a permitir que sua Palavra se misture com a sua vida.

Após o anúncio do anjo, o evangelista diz que “José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa”. Ao invés de seguir a letra morta da Lei, José obedeceu à Palavra dinâmica de Deus, anunciada pelo anjo.
Como sua vida se identifica com a de José e a de Maria? O que essas pessoas humanas como nós, nos ensinam?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus. Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo de Maria e José?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Homilia Dominical