Liturgia Diária

Vinde e vede

João Batista nos acompanha nesta primeira semana do ano. Ele é o precursor, que vem para anunciar e preparar a chegada do Salvador
Oração diária, Rabi, onde moras? - Jo 1,35-42

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras que são enviadas dia a dia antecipadamente

Tempo do Natal antes da Epifania – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 04 de janeiro de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me permanecer sempre junto a teu Filho Jesus, enviado por ti para realizar todas as nossas esperanças de salvação.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 3,7-10

Leitura da Primeira Carta de São João.

Filhinhos, que ninguém vos desencaminhe. O que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque a semente de Deus fica nele; ele não pode pecar, pois nasceu de Deus. 10 Nisto se revela quem é filho de Deus e quem é filho do diabo: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama seu irmão.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 98(97) 

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria!

— Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.

EVANGELHO: Jo 1,35-42

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35 João estava de novo com dois de seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37 Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 

38 Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39 Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 

40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41 Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42 Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

João Batista nos acompanha nesta primeira semana do ano. Ele é o precursor, que vem para anunciar e preparar a chegada do Salvador. Ele mostra aquele que está chegando e diz quem ele é. João estava com seus discípulos quando viu Jesus passar. “Este é o Cordeiro de Deus”, disse ele.

Os cordeiros eram sacrificados no templo para a obtenção de graças e para o perdão dos pecados. Ali, porém, estava o verdadeiro Cordeiro, aquele que podia tirar definitivamente o pecado do mundo.

Dois discípulos foram atrás de Jesus. Um era André e o outro, provavelmente, Filipe. Eles vão até a casa de Jesus e permanecem com ele aquele dia. Depois partem para anunciar que encontraram o Cristo.

André anunciará a seu irmão Pedro. Filipe vai anunciar a Natanael, e assim começa a corrente de discípulos que tem início em João Batista e se prolonga até o fim dos tempos. O Menino de Belém é o Cordeiro de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Evangelho de hoje é confortante, manifesta a plena confiança do Senhor para conosco. João indica a seus discípulos o “Cordeiro de Deus”, e eles, imediatamente, deixam tudo e seguem Jesus que se aproxima com uma pergunta: “Que buscais?”. Que também possamos nos colocar no seguimento de Jesus, atraídos e impulsionados por sua Palavra.

Oremos: Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, torna-me decidido/a a seguir os passos de Jesus e refletir sobre esta pergunta: O que buscais?.

Leitura (Verdade)

Observe a qualidade do diálogo, os personagens, os lugares, a conexão de relações que se constrói em torno d’Aquele que dá sentido às nossas inquietações e buscas.

O Evangelho de hoje mostra o poder da palavra que permite o encontro de Jesus com os primeiros seguidores: “Que buscais?”, disse Jesus. Eles indagam: “Onde moras?”. “Vinde e vede.” Foram e permaneceram com ele o dia todo. O Mestre começa aqui uma catequese de iniciação ao discipulado.

Ele quer pessoas de diálogo, que buscam, perguntam, discernem e entram no íntimo da realidade. O Papa Francisco insiste numa Igreja missionária, capaz de testemunhar no mundo o amor que salva, cura e liberta. É preciso entrar no coração da vida, onde a vida pulsa com suas alegrias e suas dores. Acolher o ser humano e permanecer no diálogo respeitoso, esse é o projeto de Jesus desde o primeiro encontro com seus seguidores

Meditação (Caminho)

Como discipulo/a de Jesus, qual é sua maior pergunta neste momento de encontro com Ele?
Jesus interpela: “Vinde e Vede”. Como está a sua movimentação, seu caminhar para conhecer sempre mais as manifestações de Deus?
Sua permanência onde “Jesus mora” leva você a anunciar o Evangelho como fizeram os primeiros discípulos? Como?

Oração (Vida)

Se você entrou na morada de Deus o que você quer falar com Ele, agora?……
Faça-lhe perguntas. Escute seu convite. Siga suas inspirações…

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento?
Que propósito de vida nova surge dentro de você?
Aceitar o convite de Jesus: “Vinde e Vede” é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical