“Ele será grande diante do Senhor; estará cheio do Espírito Santo desde o seio materno, e muitos se alegrarão com seu nascimento” (Lc 1,15.14).
No plano divino da salvação, João Batista é escolhido por Deus para ligar o Antigo ao Novo Testamento. Ele vem preparar os caminhos para o Messias prestes a chegar. Abramos o coração para acolher “o maior dos profetas”, com seus sólidos ensinamentos e corajoso testemunho de vida.
O culto a São João Batista remonta aos primeiros séculos do cristianismo. João é filho de Zacarias, o mudo, e de Isabel, a estéril. A celebração desta Solenidade é, junto com as do nascimento de Jesus e de Maria, a única festa litúrgica que a Mãe Igreja dedica ao nascimento de um santo. João Batista é enviado para endireitar os caminhos do Senhor. A seu exemplo, sejamos, pela coerência entre fé e vida, autênticos anunciadores do Reino no meio em que vivemos.
João nasceu em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai, Zacarias, era um sacerdote do templo de Jerusalém. Sua mãe, Isabel, era prima de Maria, Mãe de Jesus. João foi consagrado a Deus desde o ventre materno. Em sua missão de adulto, pregou a conversão e o arrependimento dos pecados. João batizava o povo. Daí o nome João Batista, ou seja, aquele que batiza. Ele é muito importante no Novo Testamento, pois foi o precursor de Jesus, anunciou a sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. É também o último dos profetas. Sua mãe, idosa, nunca tinha engravidado. Era tida como estéril. O anjo Gabriel, então, apareceu a Zacarias quando este prestava seu serviço de sacerdote no templo e anunciou que Isabel teria um filho e que este deveria se chamar João. Zacarias não acreditou e ficou mudo. Pouco tempo depois, Isabel engravidou como o Anjo havia dito.
O nascimento de João o Batista está repleto de milagres. Um arcanjo anunciou a vinda de Nosso Senhor e Salvador, Jesus; igualmente, um arcanjo anuncia o nascimento de João (Lc 1, 13) e diz: “será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe” (Lc 1, 16). O povo judaico não via que Nosso Senhor realizava “milagres e prodígios” e curava muitas doenças, mas João exulta de alegria estando ainda no seio materno; não se consegue detê-lo e, à chegada da mãe de Jesus, a criança tenta sair do seio de Isabel: “Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio” (Lc 1,44). Ainda no seio de sua mãe, João recebeu o Espírito Santo.
João Batista é a resposta de Deus aos anseios do povo, após um silêncio de quase três séculos! Inspirados por Deus, todos os profetas haviam falado deste tempo novo, para consolar e fortalecer um povo desiludido, desmotivado, esmorecido e sem esperança, certamente esses profetas foram tidos como loucos, sonhadores, fantasiosos, mas muitos guardaram no coração essas promessas, e souberam transmiti-las de geração em geração, sem deixar morrer a esperança, o próprio Zacarias, sacerdote do templo e pai de João Batista, faz parte deste povo que espera, seu nome significa “Deus se recordou”.
A sua súbita mudez, longe de ser um castigo, é prenúncio do tempo feliz que com ele irá se iniciar, e ao apresentar a criança no templo, para ser circuncidado como era costume, ele confirma o nome de “João” que significa “Aquele que anuncia” e recuperando a voz glorifica a Deus que visitou o seu povo.
Prezados irmãos,
Ao precursor de Jesus a liturgia aplica a palavra dirigida a Jeremias: “Antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”(Jr 1,5).
Na primeira leitura – Jr 1,4-10 – não é casual a escolha desta leitura que relata a vocação do Profeta Jeremias. Foi escolhida pela alusão que se quer ver à santificação de João no ventre materno: “antes que saísses do seio da tua mãe, Eu te consagrei” (cf. Lc 1, 44). 6 “Mas eu não sei falar”. É a reação habitual do homem, quando se enfrenta com a vocação divina, a chamada a uma missão que exige a entrega de toda a vida a Deus para O servir numa missão que transcende a nossa limitação e franqueza. Mas a uma primeira reação de medo segue-se uma certeza, segurança e serenidade que Deus infunde: “Eu estarei contigo!” (v. 8).
O Salmo Responsorial – Sl 70 – canta: “Desde o seio maternal, sois meu amparo”.
Caros irmãos,
Na segunda leitura – 1Pd 1,8-12 – São Pedro lembra aos primeiros cristãos que a mensagem da Salvação lhes foi anunciada por aqueles que lhes pregaram o Evangelho com a assistência do Espírito Santo. São João Batista foi o precursor: ele veio aplanar os caminhos do Senhor.
8-9 “Vós amais Cristo Jesus… acreditais nele…” Estes cristãos da Ásia Menor a quem São Pedro se dirige, como também nós, já não conheceram Jesus na sua vida mortal, mas exatamente como nós hoje e os cristãos de todos os tempos acreditavam em Jesus Cristo e amavam apaixonadamente a sua pessoa adorável como alguém que está vivo e atuante, enchendo-nos daquela alegria inefávelque procede de sabermos que a nossa fé vai desembocar na visão da glória, o fim da nossa fé, a salvação das nossas almas.
10 “Os profetas”, mais provavelmente os do Antigo Testamento.
12 Os Anjos, ao tomarem conhecimento do plano de salvação da humanidade, extasiam-se a contemplá-lo com atenção na vida da igreja (cf. Ef 3, 10).
Prezados irmãos,
No Evangelho – Lc 1,5-17 – São Lucas, de início, apresenta os pais do menino que irá nascer: Zacarias e Isabel, os justos tementes e obedientes aos mandamentos de Deus. O anjo se apresenta a Zacarias para lhe anunciar o nascimento de João – cujo nome significa “Deus é graça misericordiosa”. Diz-lhe que Deus ouviu a sua súplica e, através de seu filho, nascido de sua esposa estéril e anciã, começará a cumprir as promessas de libertação de seu povo. João será, então, motivo de alegria para os pais e para todos os que esperavam a manifestação da misericórdia salvadora de Deus! João será grande diante do Senhor, pois será o profeta que preparará o povo para a chegada e ministério do Messias Jesus. Será grande profeta, cumprindo a missão de reconduzir o povo ao Senhor Deus, convertendo os corações ao amor e à sabedoria. João, como Sansão (Jz 13,14) e como os sacerdotes (Lv 10,8-9) “não beberá vinho nem bebida fermentada”. João, no entanto, não exercerá nenhuma atividade armada como Sansão, nem exercerá funções sacerdotais. Lucas apenas informa, então, que João será um consagrado a Deus, pertencerá a Deus e agirá pela força profética do Espírito Santo. Nós, também, somos consagrados ao Senhor pelo Batismo e revestidos do Espírito Santo.
Assim, neste dia, somos chamados-vocacionados a nos imbuir da graça batismal e, como consagrados, a exemplo de João Batista, a levar a termo a missão a nós conferida. A nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo e viver, na fé, seu Evangelho!
São João Batista, rogai por nós!

