Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:
Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, revela-me sempre mais tua face de Messias Servo, para que eu não me engane no caminho do teu seguimento.
24º Domingo do Tempo Comum – Ano Litúrgico B
Liturgia do dia 12 de setembro de 2021
PRIMEIRA LEITURA: Is 50,5-9a
Primeira Leitura (Is 50,5-9a)
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 116A(114)
— Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.
— Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.
— Eu amo o Senhor, porque ouve/ o grito da minha oração./ Inclinou para mim seu ouvido,/ no dia em que eu o invoquei.
— Prendiam-me as cordas da morte,/ apertavam-me os laços do abismo;/ invadiam-me angústia e tristeza;/ eu então invoquei o Senhor:/ “Salvai, ó Senhor, minha vida!”
— O Senhor é justiça e bondade,/ nosso Deus é amor-compaixão./ É o Senhor quem defende os humildes;/ eu estava oprimido e salvou-me.
— Libertou minha vida da morte,/ enxugou de meus olhos o pranto/ e livrou os meus pés do tropeço./ Andarei na presença de Deus,/ junto a ele na terra dos vivos.
SEGUNDA LEITURA: Tg 2,14-18
Leitura da Carta de São Tiago:
14Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso?
17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!
– Palavra do Senhor.
EVANGELHO: Mc 8,27-35
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.
32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Uma pergunta muito simples a que Jesus fez aos seus discípulos: “Quem dizem as pessoas que eu sou? E vós, quem dizeis que eu sou?”. Naquele momento, a resposta de Pedro: “Tu és o Cristo” foi insuficiente. Que ideia tinha Pedro sobre “Cristo”? Para evitar erros e equívocos, Jesus logo acrescenta que “o Filho do Homem vai sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar”. Jesus é o Servo Sofredor anunciado pelo profeta Isaías. Ele não é o sucessor do rei Davi, que vai se sentar num trono e restaurar a realeza em Israel.
A palavra “Cristo” continha esse significado para os judeus da época. No dia da ascensão de Jesus, os discípulos fizeram a pergunta sobre a realeza em Israel, quase dizendo a Jesus antes que ele partisse: “O senhor não está se esquecendo de nada? Não vai restaurar a realeza em Israel antes de ir embora?”.
A pergunta de Jesus é simples, aparentemente. Na realidade, ela provoca uma resposta decisiva. Há uma disciplina nos estudos teológicos que se chama “cristologia”, que busca “uma clara concepção do lugar de Jesus Cristo no âmbito da fé cristã”. Jesus é o centro da fé e da revelação cristã. Não é indiferente ao cristão dar ou não uma resposta à pergunta do próprio Jesus: “Quem sou eu para você?”.
A resposta pode ser cultural, sem por isso ser menos importante. Sei o que é vivido no ambiente em que nasci, sei o que me transmitiram em casa, na escola, na igreja. Outra resposta pode vir de uma experiência pessoal, própria, daqueles que chamamos de “místicos”, que alguns consideram possuídos por um fogo ardente interior e outros preferem ver neles “sintomas de instabilidade nervosa”. Jesus Cristo precisa ser experimentado e estudado. Experimentado na oração silenciosa e prolongada e na prática efetiva de solidariedade humana; e estudado nas Escrituras Sagradas, nos bons autores de cristologia, nos escritos dos místicos. Muitos pesquisadores procuram o Cristo histórico.
Não é fácil encontrá-lo, mas as buscas são sérias. O que não podemos esquecer é que o Verbo Encarnado do Evangelho de São João é antes de tudo Jesus de Nazaré. No mesmo Evangelho de João, o apóstolo Filipe dirá a Natanael: “Encontramos Jesus, filho de José, de Nazaré”. Ele é o ponto de partida de nossa pesquisa cristológica. Pedro não gostou do anúncio que Jesus fez de sua paixão e morte. Reagiu e recebeu em troca outra reação. Jesus chamou-o de Satanás e mandou que se afastasse. Pedro tinha em mente “as coisas dos homens” que se resumem em poder e glória. Os frutos dos poderosos cheios de glória se mostram na diminuição do ser humano, transformado em degrau para a ascensão do grande. Se Pedro se mantém nessa visão do Cristo Messias, está se posicionando do lado de Satanás. Ele tem que se posicionar do lado do Cristo glorificado em sua morte de cruz.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Hoje celebramos o 24º domingo do Tempo Comum. Testemunhar o Cristo exige de nós o compromisso fiel e exclusivo ao Evangelho. O caminho com Cristo passa pelo “escândalo” da cruz, e só compreende essa entrega aquele que se deixa envolver pela Palavra do Senhor, confiando que Ele caminha conosco e nos defende de todo o mal.
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Neste tempo de oração com a Palavra, abramo-nos para receber essa bênção, que o Senhor oferece também a nós por meio de seu Espírito.”
Leitura (Verdade)
Leia o Evangelho com bastante calma, quantas vezes julgar necessário, e identifique os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. O que eles fazem? O que está acontecendo no texto?
“A dupla pergunta força os discípulos a fazer uma revisão de tudo quanto Jesus ensinou e realizou no meio do povo. Era tentador aceitar um Messias glorioso, em termos religiosos e patrióticos. O povo e os próprios discípulos aguardavam o momento em que o Reino se manifestaria. O sofrimento e a morte eram impensáveis. Pedro representa os dois modos de pensar. A divindade de Jesus é inspirada pelo alto, mas o modo humano de pensar se impõe. E Pedro, chamado de bem-aventurado, recebe o pouco ambicionado título de satanás. A virtude é pensar e viver à maneira de Deus; o pecado é tentar impor o próprio modo de pensar. A cruz aparecia como loucura, mas por ela podemos chegar à ressurreição. Perder a vida é ganhar.”
Meditação (Caminho)
Tendo identificado o tema central do Evangelho, procure compreender o que ele diz diretamente a você. Medite sobre essa Palavra e escute o que o Senhor lhe diz por meio dela. Se sentir necessidade, faça uma nova leitura, deixando-se tocar pelo Evangelho. Não perca de vista aquilo que mais lhe chama atenção, pois é dessa forma que Deus fala com você.
Oração (Vida)
“Pai amado e protetor nosso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não simplesmente dos interesses pessoais, partidários e de grupos.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros, sejamos agentes da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia. Que a Paz reine em nossas fronteiras. Deus habita em nossas cidades.
Pai santo, nós vos pedimos pelo Brasil! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão Eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.
Pai do céu, nós vos pedimos pelo Brasil! Neste ano em que tantas vidas foram ceifadas pela pandemia, queremos seguir o exemplo de Maria, permanecendo unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Vinde, Senhor, em nosso auxílio!
Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira desse amado Brasil, Mãe do povo brasileiro, a quem invocamos com filial afeto, rogai por nós que recorremos a vós.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– que ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
– que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

