Todos serão discípulos de Deus – Jo 6,44-51

Jesus é o dom do pão que sacia a fome de vida, de esperança e de paz.
Liturgia diária -Eu sou o pão da vida! - Jo 6,44-51
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2022 Ano C Todos serão discípulos de Deus – Jo 6,44-51

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

A liturgia: Jesus é o dom do pão que sacia a fome de vida, de esperança e de paz. Com o mesmo amor com que o Pai ama o Filho, Jesus ama os seus discípulos, ama a cada um de nós.

Façamos a oração do dia: Espírito de docilidade ao Pai, reforça minha disposição para acolher os ensinamentos divinos e colocar-me, resolutamente, na busca do Ressuscitado.


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 05 de maio de 2022

PRIMEIRA LEITURA: At 8,26-40

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém me explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eu­nuco. 39Quando saíram da á­gua, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evan­gelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 66(65) 

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

EVANGELHO: Jo 6,44-51

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Pai enviou seu Filho ao mundo e, agora, esse mesmo Pai atrai as pessoas a Jesus. Estar em sintonia com o Pai leva naturalmente as pessoas até ao que foi enviado por ele. Alguns reagem (Jo 6,41ss), porque não entendem Deus como Pai. Ou, ainda, porque o Deus que eles adoram não corresponde mais ao Deus verdadeiro. Através da leitura errada, enclausuram-se numa hermenêutica invencível e não chegam a Jesus. Eles, por meio de longa tradição viciada, enjaularam Deus dentro de seus interesses culturais e religiosos, deixando, assim, de perceber os apelos que esse mesmo Deus fez em favor dos pequenos, dos fracos e dos pecadores através dos profetas. Toda prática de Jesus a favor dos excluídos nada representa para eles. Antes, torna-se motivo de rejeição e condenação. A rejeição à pessoa de Jesus é resultante da compreensão de Deus que eles têm. Cabe, hoje, ver no amor aos pequenos e sofredores a genuína manifestação de Deus. Assim, em Deus se chega a Jesus, e Jesus, por sua vez, revela o verdadeiro rosto de Deus.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Jesus é o dom do pão que sacia a fome de vida, de esperança e de paz. Com o mesmo amor com que o Pai ama o Filho, Jesus ama os seus discípulos, ama a cada um de nós. Acolhamos essa certeza em nosso dia, permaneçamos no seu amor e deixemo-nos conduzir por sua Palavra.

“Senhor Jesus, nós vos agradecemos, porque sois o Mestre de nossas vidas e de toda a humanidade que salvastes com vossa vida, morte e ressurreição. Dai-nos ‘ouvidos atentos para que possamos escutar-vos como discípulos’ (Is 50,4). Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmemos o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Retome os textos que fazem parte do grande discurso sobre o pão da vida (Jo 6,25-71) e procure identificar os elementos que mais se repetem.

“O antigo povo de Deus fez uma forte experiência de Deus em toda sua peregrinação no deserto, numa longa passagem da escravidão para a liberdade. As comunidades cristãs se viram como que, nessa travessia do deserto, ao lado de Jesus. No deserto, o povo antigo foi sustentado pela Lei dada no Sinai e pelo maná, pão que caía do céu, como orvalho. Essa experiência do povo judeu preparou a nova e definitiva ação de Deus que sustenta seu povo com sua Palavra e com seu pão. Jesus é o verdadeiro pão do céu que alimenta e sustenta seu povo, com sua presença, com sua Palavra, com sua entrega na cruz.”

Meditação (Caminho)

Trazendo a reflexão da Palavra para a nossa vida, o que o texto nos diz? De que forma Jesus nos revela o Pai? Qual a implicação dos ensinamentos de Jesus para a vida dos discípulos e para a multidão que o seguia?
A misericórdia de Deus é gratuita, mas os frutos dependem também de nossa correspondência. Estar sempre atento(a) e disponível, para não perder o convite de Deus, nem resistir a voz do Espírito, que geme dentro de nós, pela nossa libertação e vida.

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração.
Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo.
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.