Liturgia Diária

Todo aquele que crê tenha, nele, vida eterna

Jesus mostra compreensão e abertura para quem procura Deus com o coração sincero, apesar das dificuldades que encontra.
Oração diária É necessário para vós nascer do alto - Jo 3,7b-15
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Todo aquele que crê tenha, nele, vida eterna

Receba a Liturgia em seu Whatsapp

2ª Semana da Páscoa  – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 09 de abril de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limites.

PRIMEIRA LEITURA: At 4,32-37

Leitura dos Atos dos Apóstolos

32 A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.

33 Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34 Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35 e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.

36 José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37 possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  93(92)

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

EVANGELHO: Jo 3,7b-15

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b “Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10 Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11 Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12 Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13 E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus conversa com Nicodemos, um homem notável entre os judeus. Discorrendo sobre a vida nova do batismo, Jesus fala do Espírito Santo. Nas línguas grega e hebraica, a mesma palavra é usada para dizer Vento ou Espírito. Espírito é Vento e Vento é Espírito. Se o Vento sopra onde quer, assim também o Espírito. Quem é batizado nasce do Espírito e é como o Vento. Sopra onde quer. Você ouve o seu ruído, mas não sabe de onde vem nem para onde vai.

O Vento nunca se deixa prender. Tente prender o vento em um cofre, mesmo em um cofre-forte! Jesus não está falando de coisas do céu. Ao falar da vida nova do batismo e do Espírito, ele mesmo diz que está falando de coisas desta terra e não do céu. Está falando da vida neste mundo. Diz ainda que um dia será levantado na cruz, como Moisés levantou a serpente no deserto, para salvar os que forem picados pela cobra. Libertado por Jesus Cristo, o ser humano não será presa da serpente.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No diálogo com o judeu Nicodemos, Jesus mostra compreensão e abertura para quem procura Deus com o coração sincero, apesar das dificuldades que encontra.

Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender tudo o que Jesus me ensina com este Evangelho de hoje.

Para tomar parte no Reino, é preciso acolher e acreditar de todo o coração naquele que o Pai enviou para a salvação do mundo, Jesus Cristo.

Leitura (Verdade)

Sempre encontraremos novidade na Palavra do Senhor, pois o Espírito murmura, sopra e fala segundo o coração de cada um.

A conversa de Jesus com Nicodemos continua sobre o mesmo tema da vida nova segundo o Espírito. Podemos dizer que é uma catequese batismal. Pelo Batismo, renunciamos às obras das trevas, entramos em relação íntima com Deus, com seu mistério, e dele recebemos a luz da verdade.

Imersos na água para a purificação do pecado, somos confirmados na fé do Deus Uno e Trino. Assim ensina o apóstolo Paulo: “Pelo Batismo, fomos sepultados com ele na morte, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos em uma vida nova” (Rm 6,4). Vida nova e vida no Espírito são uma única realidade, uma vida que é suscitada pelo Espírito e vivida no Espírito

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. Silencie e procure ouvir o que o texto diz para você. Qual foi a palavra que encontrou mais sintonia com o seu coração? Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.
Na minha vida do dia-a-dia procuro o Senhor de coração sincero?
Acolho o senhor e sua Palavra de vida?
Onde se encontra meu tesouro, mergulhado nas coisas de Deus ou embrulhado nas coisas do mundo?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a oração que a Palavra despertou em seu coração. Faça também espontaneamente, uma oração ao Espírito Santo para que sopre em seu ser a Vida Nova e nutra seu espírito com seu amor.

Invocações a Jesus Mestre.

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, docente na Igreja, atraí todos para a vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente a alegria do vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo.
Ó Jesus vida, que minha presença leve a todos, em toda parte, graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

Voltar às invocações a Jesus Mestre e escolher uma para torná-la vida neste dia, pode ser uma sugestão prática.

Bênção

Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a guerra da paz. Que Tua santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma e abençoe minha jornada.

Search

Homilia Dominical