Tesouro escondido no campo

Jesus mostra como Deus, de uma maneira silenciosa, manifesta-se na fraqueza e na pequenez daqueles que o buscam.
Oração diária, Um tesouro escondido no campo - Mt 13,44-46
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Tesouro escondido no campo

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

17ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 31 de julho de 2024


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, meu grande anseio é deixar-te ser o senhor de minha vida. Faze-me suficientemente audacioso para renunciar a tudo quanto me afasta deste objetivo.

TEmas para encontros de catequese

PRIMEIRA LEITURA: Jr 15,10.16-21

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

10 “Ai de mim, minha mãe, que me geraste um homem de controvérsia, um homem em discórdia com toda a gente! Não emprestei com usura nem ninguém me emprestou, e contudo todos me amaldiçoam. 16 Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me, elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos. 

17 Não costumo frequentar a roda dos folgazões e gabo-me disso; fiquei a sós, sob o influxo de tua presença e cheio de indignação. 18 Por que se tornou eterna minha dor, por que não sara minha chaga maligna? Para mim te tornaste como miragem de um regato, como visão d’águas ilusórias”. 19 Ainda assim, isto diz-me o Senhor: “Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença; se souberes separar o precioso do vil, falarás por minha boca; os outros voltarão para ti, e tu não voltarás para eles. 

20 Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender, diz o Senhor. 21 Eu te libertarei das mãos dos perversos e te salvarei dos prepotentes”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 58(59)

— Sois meu refúgio no dia da aflição.
— Sois meu refúgio no dia da aflição.

— Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, e protegei-me contra os meus perseguidores! Libertai-me dos obreiros da maldade, defendei-me desses homens sanguinários!

— Eis que ficam espreitando a minha vida, poderosos armam tramas contra mim. Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime.

— Minha força, é a vós que me dirijo, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor! Deus virá com seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados.

— Eu, então, hei de cantar vosso poder, e de manhã celebrarei vossa bondade, porque fostes para mim o meu abrigo, o meu refúgio no dia da aflição.

— Minha força, cantarei vossos louvores, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor! 

EVANGELHO: Mt 13,44-46

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quem vendeu todos os bens para comprar o campo no qual estava escondido um tesouro é porque considera aquele tesouro mais valioso do que todos os seus bens. O negociante que procura pérolas e encontra uma de grande valor não é alguém que encontra por acaso uma pérola. Ele é comerciante, sabe o que está fazendo e procura até achar.

Também ele vende tudo o que tem para ficar com aquela pérola. Essa pérola ou aquele tesouro, cada um sozinho, tem um valor superior a tudo mais. Poderíamos dizer que tem um valor supremo. Assim é o Reino dos Céus, diz Jesus. Pedindo a São Paulo apóstolo que nos ajude a entender o que está sendo dito e a descobrir qual é esse tesouro e essa pérola, ele nos diz, escrevendo aos filipenses: “O que era para mim lucro eu o tive como perda, por amor de Cristo.

Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele, eu perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo a justiça da Lei, mas a justiça que vem de Deus, apoiada na fé, para conhecê-lo, conhecer o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte, para ver se eu alcanço a ressurreição de entre os mortos”. O valor supremo da vida de Paulo é nosso Senhor Jesus Cristo. O Reino dos Céus é estar em Jesus Cristo e nele ser achado. Ele é o absoluto da nossa vida.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Somente a fé nos permite perceber a ação de Deus em nós e ao nosso redor. A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível. É um processo de vigilância e discernimento contínuo. Mediante as parábolas, Jesus mostra como Deus, de uma maneira silenciosa, manifesta-se na fraqueza e na pequenez daqueles que o buscam. Peçamos a Deus esses dons para trabalharmos com zelo e paciência na construção do Reino.
Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Vivendo numa sociedade consumista e do bem-estar, a exigência de Jesus neste Evangelho pode nos causar incomodo e medo. Todavia, parece não se tratar tanto do “vender”, mas do “encontrar”. Em Jesus encontramos o tesouro, a pérola de grande valor. Leia e medite estas palavras de Jesus com o coração de discípulo/a.

As duas parábolas falam da descoberta de algo valioso, que enche de alegria quem o encontra, pois vale a pena deixar tudo o que se possui para adquirir esse bem precioso. Quem um dia descobriu o tesouro do Reino, deve relativizar tudo para adquiri-lo, como fez Paulo: “Mas, quanto era para mim ganho, isso estimei, por causa de Cristo, perda” (Fl 3,7); e assim fizeram outros tantos homens e mulheres de hoje. O campo somos nós, onde Deus já depositou todos os tesouros de sua graça. Iniciamos nossa vida encontrando gratuitamente tesouros: pais, família, a própria vida. É dentro de mim que devo garimpar as riquezas insondáveis do amor divino. O grande desafio é reconhecer esses dons e valorizá-los.

Meditação (Caminho)

“Jesus Mestre, agradeço-vos as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei, e que espero viver, pela vossa graça.”

Como tenho apreciado o imenso tesouro que é Jesus para mim?
Como tenho valorizado a pérola preciosa que Deus, com imenso amor, pôs em minhas mãos?
O que é que dá dinamismo ao meu agir? O amor, a solidariedade, a fé no Evangelho ou interesses egoístas e pessoais?
Quais desafios encontro na construção do Reino de Deus?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor o apelo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça a sua prece de agradecimento ou pedido.
Deixe Deus trabalhar em seu ser para que o brilho de sua presença contagie de alegria e de fé todos os que se aproximarem de você.
Reze confiante: “Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.”

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.