29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 22 de outubro de 2024
Façamos a oração do dia: Pai, somente em ti quero centrar as minhas opções mais profundas, para não permitir que o egoísmo tome conta do meu coração e me afaste de ti.
PRIMEIRA LEITURA: Ef 2,12-22
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Irmãos, 12 naquele tempo, éreis sem Messias, privados de cidadania em Israel, estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 14 Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade. 15 Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz.
16 Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 17 Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 18 É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai. 19 Assim, já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20 Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21 É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22 E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 84(85)
— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
EVANGELHO: Lc 12,35-38
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35 “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36 Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37 Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38 E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Depois de alguns versículos nos quais São Lucas continua insistindo sobre os bens deste mundo, que devem ser vendidos e dados em esmola, porque onde está o nosso tesouro aí está o nosso coração, Jesus dá início a uma parábola preparatória do fim dos tempos. Ficar de prontidão, cinto amarrado, lâmpadas acesas, esperar o Senhor que vem, abrir-lhe a porta.
Chegue a hora que chegar, se encontrar os servos atentos, ele os convidará à mesa e os servirá. Pensando na nossa morte, pensando no fim do mundo, se o Senhor nos encontrar preparados, ele mesmo vai nos servir no banquete da eternidade. É uma figura de linguagem, mas a expressão é forte. Nós sentados e Deus nos servindo.
Na tradição da Igreja, na vida dos santos e das pessoas praticantes sempre se disse que Deus deve nos encontrar fazendo o bem, e não o mal. E, ao mesmo tempo, que devemos receber os sacramentos da nossa fé: o Viático, que assim se chama por ser o alimento da viagem para a eternidade, é a santa Comunhão; e a Unção dos enfermos, se possível com a confissão.
Não se deixa um irmão ou uma irmã partir sem os sacramentos. O sacramento é sinal do amor de Deus presente na nossa vida, desde o nascimento até a hora da partida. A Unção e a Comunhão podem ser recebidas na paróquia, em casa, no hospital.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Memória litúrgica de São João Paulo II – Rezemos a oração composta por ele.
Em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Amém.
Oração “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.” (S. João Paulo II).
Estar com as lâmpadas acesas é estar vigilante, e quem sabe esperar no Senhor se encontra verdadeiramente com Ele. Que este seja um momento de encontro com sua Palavra.
Leitura (Verdade)
Detenha-se na meditação deste Evangelho. O Senhor nos convida a permanecermos vigilantes, concentrarmos nosso alerta, no quer diz respeito ao Reino de Deus e aos tesouros do céu.
Vigiar e cuidar do maravilhoso dom da vida é um convite de amigos, de quem nos quer bem. Jesus nos faz este apelo: “Estejam despertos e de lâmpada acesa”. Nessa atitude de vigilância não seremos surpreendidos pelo medo nem pelo inesperado. Estar preparados para, a qualquer momento, abrirmos nosso coração e sintonizar com Deus será a plenitude da felicidade. É o próprio Mestre quem afirma: “Bem-aventurados aqueles servos que o senhor encontrar vigiando quando chegar”. Por isso, a melhor coisa é ficar de prontidão para não sermos surpreendidos. Vigiar sempre! Sempre dispostos a fazer o bem, prontos para acolher o Senhor, com o olhar atento aos sinais de Deus e aos apelos do próximo.
Meditação (Caminho)
Firme na prática do bem e na realização da caridade fraterna, o cristão espera confiante seu Senhor.
Como eu vivo neste mundo?
Que expectativas alimento em relação à esperança que me aguarda?
Sou fiel a minha vocação de discipulo cristão ou tenho os pés vacilantes e a alma perturbada?
Passo a vida procurando fazer o bem ou procuro o bem somente para mim e para os que me são caros?
Oração (Vida)
Oração de São João Paulo II a Nossa Senhora:
“À vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus! Não desprezeis as súplicas que se elevam de nós que estamos na provação!” Mãe da Igreja, iluminai o povo de Deus nos caminhos da fé, da esperança e da caridade. Iluminai, de modo especial, os povos dos quais vós esperais a nossa consagração e a nossa entrega.
Ajudai-nos a viver na verdade da consagração de Cristo por toda a família humana do mundo contemporâneo. Oh, Imaculado Coração, ajudai-nos a vencer a ameaça do mal, que se enraíza tão facilmente nos corações dos homens de hoje e que, nos seus efeitos incomensuráveis, pesa já sobre a vida presente e parece fechar os caminhos do futuro.
Da fome e da guerra, livrai-nos! Da guerra nuclear, de uma autodestruição incalculável, e de toda a espécie de guerra, livrai-nos! Dos pecados contra a vida do homem desde os seus primeiros instantes, livrai-nos! Do ódio e do aviltamento da dignidade dos filhos de Deus, livrai-nos!
De todo o gênero de injustiça na vida social, nacional e internacional, livrai-nos! Da facilidade em calcar aos pés os mandamentos de Deus, livrai-nos! Da tentativa de ofuscar nos corações humanos a própria verdade de Deus, livrai-nos! Da perda da consciência do bem e do mal, livrai-nos! Dos pecados contra o Espírito Santo, livrai-nos, livrai-nos!
Acolhei, ó Mãe de Cristo, esse clamor carregado do sofrimento de todos os homens, carregado do sofrimento de sociedades inteiras. Ajudai-nos, com a força do Espírito Santo, a vencer todo o pecado: o pecado do homem e o pecado do mundo; enfim, o pecado em todas as suas manifestações.
Que se revele uma vez mais, na história do mundo, a força salvífica infinita da Redenção: a força do amor misericordioso. Que ele detenha o mal, transforme as consciências e manifeste para todos, no vosso Imaculado Coração, a luz da esperança! Amém!
Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?
Bênção
Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.


