Senhor, quantas vezes devo perdoar? – Mt 18,21-35

O perdão aos irmãos é condicionado pelo perdão de Deus, como no Pai-Nosso: “perdoa, assim como perdoamos”.
Oração diária, Devemos perdoar sempre – Mt 18,21-35
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2022 Ano C Senhor, quantas vezes devo perdoar? – Mt 18,21-35

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

A liturgia: O perdão aos irmãos é condicionado pelo perdão de Deus, como no Pai-Nosso: “perdoa, assim como perdoamos”.

Façamos a oração do dia: Pai, é meu desejo imitar teu modo de agir, no tocante ao perdão. Faze-me ser pródigo e misericordioso em relação ao próximo que precisa do meu perdão.


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 22 de março de 2022

PRIMEIRA LEITURA: Dn3,25.34-43

Leitura da Profecia de Daniel.

Naqueles dias: 25Azarias, parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34‘Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos, por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu Santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar; 37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos em tua presença as primícias, e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como nos holocaustos de carneiros e touros 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças que nós te sigamos até ao fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. 41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor’.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 25(24)

— Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

— Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.

— Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura, a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!

— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

EVANGELHO: Mt 18,21-35

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?’ 22Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.

28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.’

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Os rabinos ensinavam que se devia perdoar quatro vezes. Pedro vai além, perguntando se devia ser sete vezes (muitas vezes). Jesus condiciona o perdão ao desejo de vingança (Gn 4,24). Setenta vezes sete não quer dizer 490 vezes, mas sempre. A parábola que segue é uma ilustração do amor de Deus. Um servo devia dez mil talentos (fortuna inimaginável = 340.000 k de ouro), ou seja, todo ser humano tem diante de Deus uma dívida impagável. Mas Deus, enviando seu Filho Jesus, anulou a dívida (Gl 4,4-5). O discípulo agraciado pela remissão trazida por Jesus deve reproduzir em sua vida o que recebeu do Pai, pois a dívida do irmão, cem denários (quantia irrisória = cem dias de trabalho), é pequena diante do que se deve a Deus. O perdão aos irmãos é condicionado pelo perdão de Deus, como no Pai-Nosso: “perdoa, assim como perdoamos”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: Senhor, eu sou… (diga seu nome). Repito com mais consciência: Senhor, sou eu mesmo (a) que estou aqui na tua presença. Cura-me. Faça-me ver além do visível. Ver tua presença nos acontecimentos do hoje.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho e procure os personagens: Jesus, Pedro, empregados, patrão, companheiros, o Pai que está nos céus. Coloque-os todos em diálogo. Preste atenção as palavras que expressam sentimentos. O que sobressai como tema central?

“Na Galileia, onde Jesus cresceu, ele via que, quando as colheitas eram muito fracas, os pequenos agricultores terminavam se endividando com grandes proprietários. Sem poder honrar os empréstimos, terminavam entregando suas terras e passando à condição de escravos. Jesus contou uma história impressionante. Um pobre agricultor não tinha com que pagar sua enorme dívida. O grande senhor teve compaixão dele e o perdoou. Mas ele não foi igualmente compassivo com seu colega que lhe devia pouca coisa. Ao saber do ocorrido, o grande senhor o obrigou a pagar penosamente sua grande dívida. Deus perdoou nossos pecados, nossa dívida impagável. Assim, precisamos também ser compassivos com nossos semelhantes.” 

Meditação (Caminho)

Como você leu este texto? O que ele diz para você? Qual sua atitude perante os que erram ou os que são subalternos? Você é capaz de perdoar quem lhe deve algo? Capaz de compreender os desempregados, os necessitados? Coloque-se no lugar de um patrão e reveja sua conduta à luz desta parábola, fazendo o acerto de contas.

Oração (Vida)

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia, de perdão. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.
Senhor Jesus, médico divino, tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença. Aumenta a minha fé no infinito Amor que tens por nós. Aumenta minha fé que às vezes se encontra tão enfraquecida. Eu creio e abro meu ser para que tua Palavra opere em mim a transforma necessária. Agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu corpo, neste momento. Amém, Assim Seja!

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e misericórdia faço minha súplica: Ensina-me a perdoar, não sete mas setenta vezes sete; ensina-me a ser compreensivo(a), a colocar-me no lugar do outro. Que esta suplica se torne atitude em mim.

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.