Tempo do Natal antes da Epifania – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 05 de janeiro de 2024
Façamos a oração do dia: Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.
PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 3,11-21
Leitura da Primeira Carta de São João.
11 Caríssimos: Esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, 12 não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. 13 Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.
15 Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si. 16 Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?
18 Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19 Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20 pois se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21 Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 100(99)
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira!
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira!
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
EVANGELHO: Jo 1,43-51
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 43 Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44 Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46 Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47 Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48 Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.
49 Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50 Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51 E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Os primeiros discípulos começam a se organizar em torno de Jesus. André chamou Pedro. Filipe chama Natanael, que é um verdadeiro israelita, um homem seguro de si mesmo, porque sabe das coisas. Sabe que de Nazaré não sai coisa boa e sabe que o Messias vem de Belém da Judeia, como escreveu o profeta Miqueias.
Os dois se encontram, ele e Jesus. Jesus o elogia para captar a sua benevolência. Natanael reage: “De onde me conheces?”. Jesus mostra que o conhece mais do que ele pensa. Ele o viu debaixo da figueira. Natanael faz então a sua profissão de fé: “Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”. Na verdade, todos são filhos de Deus e muitos foram os reis de Israel. É preciso ir além. É preciso ver coisas maiores do que estas.
Cônego Celso Pedro da Silva
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
Leitura (Verdade)
Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que diz o texto? Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o convite central do texto? Retome as expressões que chamaram sua atenção.
Encontros, testemunhos e profissões de fé organizam um grupo em torno de Jesus. Alguém conta para o outro e o anúncio se difunde por palavras que afirmam a identidade do Messias; palavras nem sempre entendidas, mas carregadas de sentido. “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, como também os Profetas.”
Após este ato de fé, Filipe convida Natanael com as mesmas palavras com que Jesus convidou André: “Vem e vê”. É o Senhor quem escolhe. “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas sob a figueira, eu te vi.” E a afirmação de Natanael consolida a fé: “Tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. À luz de uma releitura das profecias, os discípulos se abrem para a novidade de Cristo
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim hoje?
Como a atitude dos discípulos me faz refletir?
O que o Senhor pede para mim hoje?
Como está minha fé na pessoa de Jesus? Não diga que é impossível; faça alguma coisa.
Jesus nos conhece e sabe de nossas possibilidades…
Oração (Vida)
Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelos mais necessitados.
Conclua com a oração do Pai-nosso.
Contemplação (Vida e Missão)
De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção
O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.