2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B
15 de dezembro de 2017
ORAÇÃO DO DIA
Pai, que eu não me deixe bloquear pelas críticas, quando minha vida for um testemunho de serviço ao Reino, expressão de minha adesão a teu Filho Jesus.
PRIMEIRA LEITURA: Is 48,17-19
Leitura do Profeta Isaías
17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispensada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
EVANGELHO: Mt 11,16-19
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.”
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
A sabedoria se reconhece em suas obras. Muitas são as palavras e muitos os julgamentos. Dizem estes uma coisa e aqueles dirão o contrário. Divergimos entre nós. Temos poucas certezas, muitas opiniões e muitas interpretações. Necessitamos, por isso, da sabedoria. Dizem os filósofos que a sabedoria é o perfeito conhecimento de todas as coisas. Mas é preciso acrescentar que ela consiste em conhecer todas as coisas em vista de uma boa conduta na vida para a obtenção da felicidade, na medida do possível. Ela é humana e se adquire por experiência, e é divina, um dom especial do Espírito Santo. “Rezei, e a inteligência me foi dada; invoquei, e o espírito de Sabedoria veio até mim”, diz o Livro da Sabedoria. Neste tempo do Advento, a sabedoria é o próprio Filho de Deus que vem até nós. Concede-nos saborear algo do próprio Deus e com o gosto das coisas do alto decidir espontaneamente pelo que é melhor. São muitas as opiniões e não há tempo para errar. Animados e iluminados pelo Espírito do Senhor Jesus, queremos acertar o caminho para chegarmos ao fim que nos propusemos. A partir do dia 17 de dezembro, a Liturgia canta as antífonas do “Ó”. A primeira dá a Cristo o título de Sabedoria, que sai da boca do Altíssimo e atinge até os confins de todo o universo. Que ela venha e nos ensine o caminho da prudência.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Pela oração com a Palavra de Deus, somos convidados a reconhecer que o Senhor Jesus se tornou para nós a Sabedoria de Deus. Peçamos que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura atenta do Evangelho, quantas vezes julgar necessário. Com bastante atenção, identifique as imagens que Jesus utiliza para transmitir seus ensinamentos por meio do texto bíblico. A quem Jesus está instruindo? Qual é o apelo central do Evangelho?
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Retome o Evangelho, faça mais uma leitura e destaque as expressões que mais chamaram sua atenção. Escute o que o Senhor quer lhe dizer por meio da Palavra. Deixe que esta Palavra toque profundamente seu coração e faça a sua meditação.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração com a Palavra que se torna vida na sua vida. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, as suas intenções neste momento de oração. Reze pela sua realidade pessoal e pelas realidades de sua família, da Igreja e de todo o mundo.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.
[apss_share]

