Quero Misericórdia e não Sacrifício

Para os judeus, Deus era um juiz potente e ameaçador. Jesus veio para cumprir até o fim o desígnio do Pai que é a sua misericórdia.
Oração diária, Misericórdia eu quero, não sacrifícios! - Mt 12,1-8
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Quero Misericórdia e não Sacrifício

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

15ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 19 de julho de 2024


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, livra-me de todo rigor no trato com os demais e dá-me um coração que coloque a misericórdia acima de tudo.

TEmas para encontros de catequese

PRIMEIRA LEITURA: Is 38,1-6.21-22.7-8

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Naqueles dias, 1 Ezequias foi acometido de uma doença mortal. Foi visitá-lo o profeta Isaías, filho de Amós, e disse-lhe: “Isto diz o Senhor: Arruma as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás”. 2 Então Ezequias virou o rosto contra a parede e orou ao Senhor, dizendo: 3 “Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”. Ezequias prorrompeu num grande choro.

4 A palavra do Senhor foi dirigida a Isaías: 5 “Vai dizer a Ezequias: Isto diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: ‘Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, 6 vou libertar-te das mãos do rei da Assíria, junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção'”. 21 Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom. 

22 Perguntou Ezequias: “E qual é o sinal de que hei de subir à casa do Senhor?” 7 “Este é o sinal que terás do Senhor, de que ele cumprirá a promessa que fez: 8 Eis que farei recuar dez graus a sombra dos graus que já desceu no relógio solar de Acaz”. De fato, a marca do sol recuara dez graus dos que ela tinha descido.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO Is 38,10-12

— Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.
— Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

— Eu dizia: “É necessário que eu me vá no apogeu de minha vida e de meus dias; para a mansão triste dos mortos descerei, sem viver o que me resta dos meus anos”. 

— Eu dizia: “Não verei o Senhor Deus sobre a terra dos viventes nunca mais; nunca mais verei um homem neste mundo!” 

— Minha morada foi à força arrebatada, desarmada como a tenda de um pastor. Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, mas agora foi cortada a sua trama. 

— Ó Senhor, meu coração em vós espera; por vós há de viver o meu espírito. curai-me e conservai a minha vida.

EVANGELHO: Mt 12,1-8

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

1 Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2 Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo, o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3 Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 

4 Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5 Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? 6 Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7 Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8 De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

São Marcos ensina que Jesus é senhor do sábado porque é homem, uma vez que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. São Mateus ensina que Jesus é senhor do sábado porque é maior do que o templo. O sábado foi instituído para o louvor de Deus ao término de toda a criação e foi instituído para o bem do ser humano que precisa de pausas em sua vida. Nós, porém, multiplicamos leis e preceitos, complicando o que antes era simples e claro.

Louvamos a Deus no Dia do Senhor, respeitando o que para ele é sagrado. Sagrado para Deus é o ser humano, ensina Jesus. Tempo e coisas estão a serviço do ser humano. Foi assim que Davi e seus companheiros comeram os pães das oferendas para matar a fome do ser humano. Deus quer misericórdia e não sacrifícios. Deus não precisa de nada para si mesmo, mas quer o bem da sua obra-prima, o ser humano.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Coloque-se na presença do Senhor e reze com o salmista: “Contemplarei, justificado, vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória”. (Sl 16,15) Permaneça em silêncio, aquietando todo o seu ser para que a presença do Senhor possa saciar seu espírito.

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retornarem ao bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão, e abraçar tudo o que é digno deste nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”

Leitura (Verdade)

O conflito com as autoridades religiosas da época se refere ao jejum, à pureza do culto, à observância do sábado. Para os judeus, Deus era um juiz potente e ameaçador. Jesus veio para cumprir até o fim o desígnio do Pai que é a sua misericórdia.

Diante de uma interpretação rigorosa da lei, podemos cair na tentação de subjugar a pessoa ao seu cumprimento. O pedido de Jesus, no Evangelho de hoje, diz respeito ao espírito da lei, um meio para promover a justiça, e não um fim em si. O fim é a misericórdia de Deus entre os irmãos.

Quando se trata da pessoa, das condições básicas de sobrevivência, é imprescindível apelar para o espírito da lei, e nunca para a exatidão do que ela expressa. Os homens impõem um jugo pesado, cheio de regras e limitações, mas para Deus a misericórdia é a norma que pode ser vivenciada todos os dias e a qualquer hora. “Quem o tratou com misericórdia” (Mt 10,37) tem amor samaritano.

Meditação (Caminho)

Releia o Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Deixe-se tocar pela Palavra e, em silêncio, identifique o caminho que o Senhor lhe indica.
“Quero misericórdia e não sacrifício”. Esta declaração do Filho de Deus nos interpela e conforta. As leis foram feitas para o homem e não o homem para as leis. Como é minha compreensão desta afirmação no relacionamento com os outros?
Jesus defende a vida e não uma lei simplesmente por ser lei, pois a vida está em primeiro lugar. Como eu defendo a vida e a dignidade das pessoas?
“Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa descansar em ti!”

Oração (Vida)

Peçamos ao Pai que nos dê um coração misericordioso.
Oração: “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.

Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só.

Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o/a chama a viver neste dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.