Quem vos escuta, a mim escuta… – Lc 10,13-16

Jesus diz que quem os escuta, escuta a ele mesmo. Quem os despreza, despreza o próprio Jesus e despreza o Pai que o enviou.
Oração diária, Quem vos escuta, a mim escuta... - Lc 10,13-16
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2018 Ano B Quem vos escuta, a mim escuta… – Lc 10,13-16

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

26ª Semana Comum – Ano Litúrgico B

05 de outubro de 2018


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



ORAÇÃO DO DIA

Pai, move-me à conversão e à penitência diante do testemunho de Jesus, de modo que eu não incorra em castigo por minha incapacidade de reconhecer o apelo da salvação.

PRIMEIRA LEITURA: Jó 38,1.12-21; 40,3-5

Leitura do Livro de Jó – 1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 12 “Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, 13 para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores? 14 A terra torna a argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, 15mas recusa-se a luz dos malfeitores e quebra-se o braço rebelde. 16Chegaste perto das nascentes do Mar, ou pousaste no fundo do Oceano? 17 Foram-te franqueadas as portas da Morte, ou viste os portais das Sombras? 18 Examinaste a extensão da Terra? Conta-me, se sabes tudo isso! 19 Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? 20 Poderia alcançá-las em seu domínio e reconhecer a acesso à sua morada? 21 Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos!” 40,3 Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 4 “Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. 5Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 138

— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

— Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.

— Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.

— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!

EVANGELHO: Lc 10,13-16

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Enviando os discípulos em missão, Jesus diz que quem os escuta, escuta a ele mesmo. Quem os despreza, despreza o próprio Jesus e despreza o Pai que o enviou. Quem não escuta é porque despreza, e quem despreza é porque não vê o valor, por isso não preza, mas despreza. Quem escuta o apóstolo com o coração aberto vai chamá-lo de “prezado senhor”. O bom ouvinte preza a pessoa e o que ela diz. É uma questão de delicadeza e educação estar atento ao que diz alguém com quem estamos conversando. Há gente, porém, que parece ter dificuldade de ouvir o outro.
Talvez em alguns a dificuldade seja natural e em outros, por arrogância. Não vendo o valor, desprezo o que diz e quem diz. Jesus afirma que será perdoado quem disser uma palavra contra ele, porque para conhecê-lo é preciso ter fé. Tem gente que despreza a Igreja e o Evangelho de Jesus às vezes por arrogância, outras vezes por ignorância. É verdade que arrogância e ignorância podem estar nos dois lados, em quem resiste e não quer escutar e em quem propõe querendo impor. O que não é aceitável é não se alegrar com quem recebeu um milagre de Jesus e teve sua dignidade restaurada. Ai de Corazim e de Betsaida, que viram tantos milagres e não se converteram! Terão que enfrentar o julgamento.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Memória litúrgica de São Benedito, o Negro. A leitura orante é uma maneira de entrar em diálogo com Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra. Por meio da leitura, escuta e contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus.
Rezemos pedindo abertura para receber a Palavra em nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia-o pausadamente quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos, os personagens e as situações que mais lhe chamaram atenção. Relembre outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste e identifique as frases que evidenciam as principais ações do Evangelho.
“O evangelho de hoje é a sequência das instruções dadas por Jesus aos setenta e dois discípulos que ele envia em missão (10,1-12). Trata-se de uma lamentação sobre as cidades próximas ao mar da Galileia. Como temos insistido, tais cidades, mais do que outras, foram palco privilegiado do ensinamento e dos ‘atos de poder’ de Jesus. Mas, apesar de tudo, não se converteram. Em razão disso, elas são comparadas por Jesus às cidades pagãs de Tiro e Sidônia, símbolos da infâmia e da exploração dos mais frágeis (cf. Is 23,1-11; Ez 26–28). Jesus não faz um juízo condenatório de tais cidades (cf. Jo 3,17); sua crítica firme visa à conversão da sua população. Rejeitando os discípulos enviados por Jesus em missão, elas rejeitam o próprio Senhor, uma vez que a mensagem de Jesus e o seu ‘poder’ estão naqueles que ele envia (cf. v. 16). E como há uma comunhão profunda entre o Pai e o Filho (Jo 14,8-11), quem rejeita Jesus rejeita também o Pai, que enviou o seu Filho ao mundo (v. 16; Jo 13,20), e rejeita o seu plano de amor” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
“Jesus adverte, severamente, as cidades que foram cenários de seus milagres, curas e libertações, mas não abriram o coração para acolhê-lo como o Messias. Homens e mulheres de coração endurecido e de pouca fé. Se os sinais que ele realizou não foram suficientes, o que mais poderia ser feito para aquele povo acreditar? Essas cidades desprezaram Jesus e foram punidas por causa dessa atitude. Mas essas cidades somos nós, quando rejeitamos a pessoa de Jesus, embora sejamos testemunhas das maravilhas que ele realiza entre nós. Cuidemos para que a insensibilidade às coisas de Deus não nos trave o coração e não nos feche os olhos para percebê-lo no meio de nós. Jamais desprezemos o Senhor!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento, silencie o seu coração e aproxime-se do Senhor, para dirigir a Ele a sua oração. Comece agradecendo-lhe a vida ou algo que, durante esta meditação, a Palavra transformou em você.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você deseja abraçar como projeto ou ação nova neste dia? Olhe para dentro de si e guarde o que a Palavra o(a) fez experimentar e viver hoje.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.