Quem me tocou as vestes?

A fé é dom que o Senhor nos dá sem medida, mas é como uma semente e, cabe a nós cultivá-la!
Oração diária, Menina, eu te digo, levanta-te! - Mc 5,21-43
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2023 Ano A Quem me tocou as vestes?

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

São João Bosco – Ano Litúrgico – A

Liturgia do dia 31 de janeiro de 2023


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, torna-me solidário com todas as vítimas da exclusão social, especialmente, as mulheres, a exemplo de Jesus que as libertou da opressão em que se encontravam.

PRIMEIRA LEITURA: Hb 12,1-4

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 1rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve.

Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 2com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus.

3Pensai pois naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4Vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 22(21) 

— Todos aqueles que vos buscam, hão de louvar-vos, ó Senhor.

— Todos aqueles que vos buscam, hão de louvar-vos, ó Senhor.

— Sois meu louvor em meio à grande assembleia; cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão. “Seus corações tenham a vida para sempre!”

— Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Somente a ele adorarão os poderosos, e os que voltam para o pó o louvarão.

— Para ele há de viver a minha alma, toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: “Eis a obra que o Senhor realizou!”

EVANGELHO: Mc 5,21-43

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A Igreja celebra a memória de São João Bosco, apóstolo da juventude. Jesus realiza a cura da hemorroíssa e a ressurreição da filha de Jairo, o chefe da sinagoga. A sinagoga é responsável pela interpretação da Lei mosaica. Ela já não consegue oferecer luz e vida. Simplesmente declara a impureza e exclui. Está morrendo e se esvai em sangue, como as duas mulheres. Jesus se deixa tocar, toma pela mão e ordena com autoridade e misericórdia: “Levanta-te!”. Isso só pode acontecer por causa da fé, inclusive do chefe da sinagoga.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A fé é dom que o Senhor nos dá sem medida, mas é como uma semente e, cabe a nós cultivá-la!
Quando nos abrimos à ação da graça divina tudo muda em nossa vida. Deus quer seus filhos livres e com plena dignidade.

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, guia-me nos passos de Jesus, ajuda-me a compreendê-lo.”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente o Evangelho, observando as atitudes de Jesus e a reação das pessoas.

“Jesus se compadece diante do sofrimento. Além de consolar, com sua acolhida, ele realiza a cura mediante a fé. Nem todos os que seguiam Jesus faziam parte do povo que aguardava a salvação. Porém, muitos acreditavam e reconheciam que ele era o enviado de Deus, pois realizava milagres. O chefe da sinagoga suplicou por sua filha e foi atendido. A mulher que sofria pela falta de saúde foi curada por acreditar e tocar em Jesus. O segredo, portanto, está em reconhecê-lo como Senhor e em seguir seus ensinamentos. A grande maioria, hoje, quer milagres, mas não se dispõe a cultivar nem a crescer na fé. Deus quer fazer milagres, mas nem sempre encontra as condições necessárias, que passam pela vivência da fé”. 

Meditação (Caminho)

Jesus era ativo na sua comunidade. Seu ensinamento causava admiração. Sua preocupação era a libertação dos marginalizados de sua época.
Não basta apenas admirar as atitudes de Jesus; é preciso ser livre para segui-lo e ter também a preocupação de libertar todos aqueles que estão presos em suas amarras. Você é livre para seguir Jesus e assumir com coragem a sua proposta?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você. Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o/a acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa. Reze ao Senhor, agradeça-lhe sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Ver os pontos positivos em todas as situações é uma sugestão de proposta para este dia.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.