Quem Faz a Vontade de Deus Faz Parte da Família de Jesus

Quem faz a vontade de Deus nunca está sozinho; pertence à família de Jesus.
Oração diária, Eis minha mãe e meus irmãos! - Mc 3,31-35
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2025 Ano C Quem Faz a Vontade de Deus Faz Parte da Família de Jesus

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

3ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – C

Liturgia do dia 28 de janeiro de 2025

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, ensina-me a pautar minha vida pela fidelidade à tua vontade, para que eu faça parte de tua família, fundada pela ação de Jesus.

TEmas para encontros de catequese

PRIMEIRA LEITURA: Hb 10,1-10

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 1 a Lei possui apenas o esboço dos bens futuros e não o modelo real das coisas. Também, com os seus sacrifícios sempre iguais e sem desistência repetidos cada ano, ela é totalmente incapaz de levar à perfeição aqueles que se aproximam para oferecê-los. 2 Se não fosse assim, não se teria deixado de oferecê-los, se os que prestam culto, uma vez purificados, já não tivessem nenhuma consciência dos pecados? 3 Mas, ao contrário, é por meio destes sacrifícios que, anualmente, se renova a memória dos pecados, 4 pois é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5 Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6 Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7 Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8 Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” – coisas oferecidas segundo a Lei – 9 ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10 É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 39(40)

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.

—Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”

— Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

— Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia. 

EVANGELHO: Mc 3,31-35

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31 chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32 Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.” 33 Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34 E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A missão de Jesus continua de forma impactante, atraindo multidões atentas e sedentas por suas palavras. Em meio a isso, é a própria multidão que percebe sua mãe e seus irmãos do lado de fora, em vez de ao lado dele. Esse detalhe não é casual; ele carrega uma mensagem importante.

O evangelista Marcos destaca uma ampliação nos laços familiares: a nova família que Jesus veio estabelecer não é mais limitada pelo vínculo biológico. Em Israel, as famílias e clãs, organizados por laços de sangue, tinham um papel essencial. No entanto, Jesus apresenta um novo critério de pertencimento: fazer a vontade de Deus.

Todos os que obedecem ao Pai e acolhem o anúncio da Boa-Nova do Reino se tornam membros dessa nova família. Isso não significa que Jesus rejeita seus parentes de sangue. Pelo contrário, ele os inclui em sua missão. Eles são chamados a sair da posição de buscá-lo do lado de fora e a permanecer junto dele, dentro do círculo dos discípulos.

Maria, a mãe de Jesus, e alguns de seus parentes compreenderam essa verdade. Eles estiveram presentes no Pentecostes e, junto com os discípulos, deram um grande impulso para o início da Igreja. Assim, Jesus nos ensina que a verdadeira família é formada por aqueles que, unidos pela fé, vivem em obediência à vontade de Deus.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

No Evangelho de hoje, Jesus ensina que o requisito para fazer parte da “Família Divina” é cumprir a vontade de Deus. Essa vontade, revelada por seu Filho, nos chama a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Permita que essa mensagem ilumine seu coração e conduza sua caminhada espiritual para uma união mais profunda com a família divina.

Oremos:
“Divino Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

No Evangelho, vemos Jesus colocando a vontade do Pai acima de qualquer vínculo familiar. Nem mesmo sua mãe e seus parentes podem interferir na missão para a qual ele foi enviado.

O texto do Evangelho de hoje nos leva a admirar Maria, a mãe de Jesus, como exemplo perfeito de obediência à vontade de Deus. Ela é o coração da família, sendo fonte de acolhimento e sabedoria. No entanto, Jesus ultrapassa os laços de sangue, inaugurando uma nova família: a família dos que, em qualquer tempo e lugar, se colocam à disposição de Deus e praticam sua palavra.

Meditação (Caminho)

O que essa mensagem diz ao seu coração? Leia o Evangelho novamente, pausadamente. Deixe o Espírito Santo tocar sua vida por meio das palavras de Jesus.

Somos parentes de Jesus quando buscamos refletir sua vida em nossas ações, seja na oração, seja no esforço diário de fazer a vontade do Pai. Esse vínculo se fortalece quando ajudamos nossos irmãos necessitados e dizemos “sim” a Deus, mesmo diante das dificuldades.

Como você tem vivido essa verdade em seu dia a dia? Reflita sobre suas escolhas e atitudes, e peça a graça de crescer na fé e no amor.

Oração (Vida)

Aproxime-se de Deus em oração. Abra seu coração, compartilhe suas preocupações e agradeça pelas bênçãos recebidas. Reze também pelos que estão ao seu redor, pedindo ao Senhor que lhes conceda força e fé.

Que o Senhor nos ajude a ser verdadeiros familiares de Jesus, seguindo o exemplo de Maria, com amor e solidariedade para com os irmãos.

Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra de Deus nos compromete a agir. Como você pode viver esse compromisso a partir das reflexões feitas?

Bênção

Que Deus Pai te abençoe e te guie. Que Ele esteja sempre à sua frente para mostrar o caminho, atrás de você para sustentá-lo, e acima de você para protegê-lo. Que a luz divina aqueça seu coração e ilumine seus passos, agora e sempre. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.