5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 02 de maio de 2024
Façamos a oração do dia: Pai, confirma em mim o dom da paz recebida de teu Filho Jesus, de forma que, revestido desta fortaleza, eu possa caminhar, sem medo, ao teu encontro.
PRIMEIRA LEITURA: At 15,7-21
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 7 Depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem.
8 Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós.
9 E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé.
10 Então, por que vós agora colocais Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais e nem nós mesmos tivemos força para suportar?
11 Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”.
12 Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos.
13 Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14 Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome.
15 Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16 ‘Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18 conhecidas há muito tempo’.
19 Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus.
20 Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue.
21 Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que o lêem todos os sábados nas sinagogas”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 96(95)
— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga com justiça.
EVANGELHO: Jo 15,9-11
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Permaneçam no meu amor, permanecereis no meu amor, eu permaneço no amor do Pai. Que a minha alegria esteja em vocês e seja completa. A minha alegria.” Qual seria a alegria de Jesus? Os Evangelhos nos falam de dores, tristezas, impaciências na vida de Jesus de Nazaré, tudo bem humano. Alegrias, deve ter tido. Ele, porém, fala da “minha” alegria. É da sua alegria que se trata. Podemos pensar que a palavra “alegria” é sinônimo de Espírito.
A nossa alegria, que é a de Cristo, é a presença do Espírito Santo em nós e nós nele. Paulo escreve aos romanos que “o Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. A alegria é um estado de satisfação interior que permanece em qualquer situação. Frei Leão perguntou a São Francisco onde estava a perfeita alegria. Respondendo, Francisco imaginou que os dois fossem muito maltratados e rejeitados na portaria do convento, confundidos com gente má.
A perfeita alegria consistiria em não se abalar, seguir adiante vencendo a si mesmo com o dom do Espírito Santo. “Eu te digo que se eu tiver paciência e não me abalar, nisto está a verdadeira alegria e a verdadeira virtude e salvação da alma.” Que tal rir e sorrir para mostrar a alegria que temos no coração? “É melhor rir do que escrever com lágrimas, porque rir é próprio do ser humano”, dizia o escritor francês Rabelais. O sorriso traduz a presença do Espírito e ilumina e humaniza a nossa face.
Cônego Celso Pedro da Silva
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Na Palavra de Deus, que a liturgia nos oferece neste dia, Jesus volta a confirmar o amor do Pai e seu amor por nós. E nos convida a permanecermos no Amor. Que possamos acolher com fé a Palavra em nossa vida e concretizar, com nossas atitudes, os ensinamentos de Jesus.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
Leitura (Verdade)
Leia o evangelho silenciosamente. Em seguida, leia-o novamente em voz alta, repetindo as palavras que chamarem a sua atenção. Perceba a promessa de Jesus para os que permanecem nele.
Qual seria a alegria de Jesus? Os Evangelhos nos falam de dores, tristezas, contradições. Contudo, Jesus nos fala da “sua” alegria. É da “sua” alegria que se trata. Podemos pensar que a palavra “alegria” é igual à presença do Espírito Santo, o amor do Pai e do Filho. Jesus insiste em que permaneçamos no seu amor para que a sua alegria esteja em nós e a nossa alegria seja plena. A nossa alegria, que é a de Cristo, é a presença do Espírito Santo em nós e nós nele. “O Reino de Deus não consiste em alimento nem bebida, mas em justiça, paz e alegria no Espírito Santo”, afirma Paulo (Rm 14,17). A alegria de Jesus é uma promessa. Façamos tudo para merecê-la
Meditação (Caminho)
Falamos tanto e com tal frequência de amor, que quando se trata de defini-lo, já não se sabe bem o que significa. O que sabemos é que o amor de Jesus foi e é gratuidade e capaz de dar a sua vida por amor. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” Essa deveria ser a medida de nosso amor com os irmãos: aquele amor com o qual Cristo se ofereceu por nós.
Como as palavras de Jesus encontraram acolhida em minha vida?
Jesus afirma que Ele nos ama como o Pai o ama. Somos filhos/as do Amor de Deus. Como você percebe este “DNA” em sua vida?
A sua dedicação ao irmão busca reciprocidade ou é gratuita, verdadeira, leal? Quais gestos e palavras de Jesus produzem alegria e paz em você?
Oração (Vida)
Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).
Contemplação (Vida e Missão)
Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Como você se propõe confiar nas palavras de Jesus, o Filho de Deus? Verbalize alguma ação prática.
Bênção
“A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (Rm 16,27).