Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 4,26-34
É preciso lançar a semente na terra e, após, esperar com paciência. O tempo de Deus não é necessariamente o nosso.
Façamos a oração do dia: Pai, dá-me sensibilidade para perceber teu Reino acontecendo no meio de nós, aí onde lutamos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna.
11º Domingo do Tempo Comum – Ano Litúrgico B
Liturgia do dia 13 de junho de 2021
PRIMEIRA LEITURA: Ez 17,22-24
Leitura da Profecia de Ezequiel:
22Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 92(91)
— Como é bom agradecermos ao Senhor!
— Como é bom agradecermos ao Senhor!
— Como é bom agradecermos ao Senhor/ e cantar salmos de louvor/ ao Deus altíssimo!/ Anunciar pela manhã vossa bondade,/ e o vosso amor fiel,/ a noite inteira.
— O justo crescerá como a palmeira,/ florirá igual ao cedro que há no Líbano;/ na casa do Senhor estão plantados,/ nos átrios de meu Deus florescerão.
— Mesmo no tempo da velhice darão frutos,/ cheios de seiva/ e de folhas verdejantes; e dirão:/ “É justo mesmo o Senhor Deus:/ meu rochedo,/ não existe nele o mal!”
SEGUNDA LEITURA: 2Cor 5,6-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 6Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. 9Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
EVANGELHO: Mc 4,26-34
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Jesus sofre oposições de familiares e de escribas, mas segue adiante, anunciando o Reino com pequenas histórias, chamadas de parábolas. O que é o Reino de Deus ou o Reino dos Céus? É o reinado de Deus, distinto do reinado dos homens? É o estágio final da nossa existência, quando passarmos do tempo para a eternidade? São Paulo lembra aos coríntios que somos peregrinos.
Caminhamos iluminados pela fé, em busca da visão que ainda não temos. “Eu verei, justificado, a vossa face, e ao despertar me saciará vossa presença”, diz o salmista. Assim também Jó: “Depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”. Há em nosso mundo sinais da existência do Reino que se realizará plenamente nos últimos tempos. Por ele esperamos. Paulo se refere ao corpo como moradia na qual estamos e depois deixamos de estar. Estamos no corpo longe do Senhor e depois deixamos o corpo para morar junto do Senhor. Paulo dá a entender que somos uma composição de matéria e forma.
Nosso corpo material é informado por um elemento espiritual, ao qual damos o nome de alma. Se o nosso corpo se desfaz, nosso eu consciente permanece vivo e mergulha em Deus, com um corpo novo, imperecível, que nos é dado no céu. É difícil dizer exatamente como seremos depois da nossa morte. Afirmamos, porém, que continuaremos vivos em Deus. Paulo diz ainda que, ao deixar esta morada, compareceremos diante do tribunal de Cristo para prestarmos conta do bem ou do mal que tivermos feitos ao longo da nossa vida mortal.
É o tempo do Reino que acontece aqui e agora, do qual somos construtores, juntamente com Cristo. Este Reino acontece como a semente que é lançada na terra. Semente e terra agem de acordo com a natureza. Os estudiosos podem saber como se dá o processo do desenvolvimento de uma semente, que primeiro morre na terra para depois dar muito fruto. O que todos sabemos é que alguém precisa lançar a semente. Um semeador se faz necessário, seja ele uma pessoa, um pássaro ou até o vento. O Reino tem agentes que trabalham e esperam com paciência o resultado de seu labor.
O resultado pode ser surpreendente para o semeador. Como é possível que de uma semente tão pequena como é o grão da mostarda surja uma hortaliça frondosa, capaz de abrigar pássaros com seus ninhos? Não está sozinho o semeador. Com ele estão a natureza criada por Deus e as faculdades da alma racional, a vontade e a inteligência. Ele quer e faz bem a sua parte, e de um ato pequeno surge algo muito grande, com as dimensões do Reino.
Foi o que disse Deus a Ezequiel num momento de desolação do povo de Israel levado ao desterro. Um rebento da copa do cedro será plantado no alto de um monte. Ele se tornará um cedro majestoso. Ao longe há um cedro, esplêndido e vitorioso, símbolo humano de um fracasso, plantado no alto de um monte chamado Calvário. Sua sombra se estende sobre o mundo e dá abrigo a quem nele busca o que espera. “Ele, o Senhor, falou e fará.”
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Hoje celebramos o dia de Santo Antonio de Pádua, que se encantou com o ideal de vida de São Francisco e entregou sua vida em prol do Evangelho de Jesus Cristo.
No início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra nos apresenta hoje. Que possamos estar atentos ao movimento de vida nova ao qual o Espírito Santo nos conduzirá nesta oração.
Oremos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.
Leitura (Verdade)
Leia o texto bíblico atentamente. O que diz o Evangelho? Qual é o ensinamento de Jesus para nós? Quais orientações podemos destacar no texto? Qual delas nos parece ser a orientação central do Evangelho?
“O semeador é o profeta da esperança. Ele precisa crer e lançar a semente na terra. Em seguida, é preciso esperar. A semente tem seu dinamismo próprio. É capaz de frutificar por si mesma. Depois, volta o trabalho daquele que faz a colheita. Essa parábola retrata o dinamismo do Reino: ele começa pequeno, mas cresce com suas raízes na terra e seus galhos para o céu. O Reino, hoje, depende de uma parceria entre o homem e Deus. É preciso lançar a semente na terra e, após, esperar com paciência. O tempo de Deus não é necessariamente o nosso. Mesmo escondida, a semente tem um poder misterioso. É o mistério do Reino que não visa a estatísticas, mas é dotado de um poder irresistível. A nós não cabe estabelecer prazos, mas semear.”
Meditação (Caminho)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração em silêncio, repasse a Palavra lida em sua mente e conte ao Senhor o que há em seu coração. Apresente-lhe suas necessidades e as necessidades do povo de Deus e reze pela paz no mundo.
Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz a mim? Quais aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer?
Oração (Vida)
Mantendo em mente os apelos que a Palavra de Deus revelou ao seu coração, apresente ao Senhor a sua oração.
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”
Contemplação (Vida e Missão)
Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

