Liturgia Diária

Pão Vivo que desceu do céu

Jesus afirma ser o pão verdadeiro, doado para a vida do mundo, e a multidão continua procurando Jesus com interesse saciar a fome gratuitamente
Oração diária, Quem crê, tem a vida eterna - Jo 6,44-51
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Pão Vivo que desceu do céu

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras que são enviadas dia a dia antecipadamente

3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 18 de abril de 2024

Façamos a oração do dia: Espírito de docilidade ao Pai, reforça minha disposição para acolher os ensinamentos divinos e colocar-me, resolutamente, na busca do Ressuscitado.

PRIMEIRA LEITURA: At 8,26-40

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26 um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27 Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28 Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29 Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31 O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém o explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33 Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34 E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35 Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36 Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37 Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38 O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40 Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 66(65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

EVANGELHO: Jo 6, 44-51

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quem crê de verdade no Pai, crê também no Filho, mas ir até Jesus, crer nele, aceitá-lo é sempre uma graça de Deus. O Filho viu o Pai e foi enviado por ele até nós para nos dar a vida que não se acaba. Os alimentos que comemos são necessários para continuarmos vivos. Sem eles, nos tornamos fracos e morremos. Jesus se apresenta aos judeus e a seus discípulos como o alimento para a vida eterna. Ele é o pão vivo que desceu do céu e que alimenta a vida do mundo. Todos ouvem o que Jesus diz, mas não entendem o significado de suas palavras. Naquele momento, elas estavam preparando os ouvintes para a instituição da Eucaristia e para a morte de Jesus na cruz, quando ele entregaria sua vida para a vida do mundo. Depois que Jesus ressuscitar e enviar o Espírito Santo, tudo irá se tornar mais claro. O Espírito Santo iluminará o coração e a inteligência dos seguidores de Jesus. Eles procurarão palavras claras e exatas para transmitir às novas gerações o ensinamento dado por Jesus.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Evangelho desses últimos dias nos traz as repercussões que surgiram após o milagre da multiplicação dos pães. De um lado, Jesus afirma ser o pão verdadeiro, doado para a vida do mundo, e, do outro, a multidão continua procurando Jesus com interesse material, saciar a fome gratuitamente.

O Senhor, Palavra viva entre nós, sacia nossa fome, oferecendo-nos o alimento de vida eterna. Vamos abrir os ouvidos de nosso coração para ouvir bem o que Ele nos diz.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, destacando as palavras que mais o/a tocarem, e recorde outros textos que possam ajudá-lo/a na compreensão deste Evangelho? O que tem por trás destas afirmações de Jesus?

Deus não é um pai segundo a experiência da pessoa humana. Deus é Pai segundo a experiência que Jesus nos revela: “Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus”. Quem crê de verdade no Pai, crê também no Filho. A Eucaristia é o dom do pão, quando Deus doa a si mesmo no Filho. O pão é sinal do que é essencial na vida. Jesus é esse pão eucarístico que sustenta os operários do Reino. É a força dos que lutam por justiça e fraternidade. É a ação de graças por sermos convidados ao banquete da vida. É o viático, o consolo dos que fazem a passagem para a eternidade. Jesus “Pão” é o sacramento que nos reúne para celebrar, agradecer a Deus e fortificar nosso amor ao próximo.

Meditação (Caminho)

A bondade do Senhor nos ilumina e conquista nosso coração, atraindo-nos para Ele. É sempre iniciativa dele, e jamais somos atraídos por causa de nossos méritos.
Como é minha vigilância e abertura para acolher os apelos de Deus?
A Eucaristia é alimento e vida para meu espírito, para minha fé?
Meu compromisso com a Eucaristia é de ser, também, presença do amor de Deus em meio aos meus, no mundo no qual vivo e atuo?

Oração (Vida)

Este é o momento de você falar com Deus. Fale do que seu coração sentir necessidade…,

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de amor.
Reze pelas necessidades de seu povo. Fale com Deus das fragilidades humanas (lembre as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

Contemplação (Vida e Missão)

Tome uma atitude cristã diante deste Evangelho. Uma sugestão pode ser esta: Quero testemunhar aos meus irmãos a minha fé na força da Eucaristia, Pão da Vida para nossa caminhada.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Search

Homilia Dominical