Os perigos do fermento dos fariseus e de Herodes

Precisamos ouvir e compreender a Palavra de Deus, para que o fermento da fé transforme nosso coração e nos fortaleça na missão.
Oração diária, O fermento leveda toda a massa - Mc 8,14-21
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2025 Ano C Os perigos do fermento dos fariseus e de Herodes

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras que são enviadas dia a dia antecipadamente

6ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – C

Liturgia do dia 18 de fevereiro de 2025

Façamos a oração do dia: Pai, reforça minha fé na tua providência paterna que se manifestou de tantos modos em minha vida, e livra-me de colocar minha esperança nas coisas deste mundo.

Encontros prontos de Catequese

PRIMEIRA LEITURA: Gn 6,5-8;7,1-5.10

Leitura do Livro do Gênesis

O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6 Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7 e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!” 8 Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 

7,1 O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2 De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 3 Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4 Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”. 5 Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10 E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 28(29)

— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento! 

— Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.

— Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”. É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre! 

EVANGELHO: Mc 8,14-21

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15 Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16 Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 

17 Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18 Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19 de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”.

 20 Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete.” 21 Jesus disse: “E vós ainda não compreendeis?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus e seus discípulos seguem em direção à outra margem do lago. Nesse trajeto, surge uma crítica aos fariseus, que, com seus corações endurecidos, pedem um sinal. A dureza de seu coração é comparada à incompreensão dos discípulos, que parecem não entender o significado do milagre do pão, como se o evento tivesse passado despercebido por eles. Surpreendentemente, ao invés de focar na escassez de alimentos, Jesus chama atenção para a falta de entendimento espiritual. Eles têm apenas um pão, mas não percebem o significado de tal gesto divino.

Jesus não reclama da falta material, mas aproveita a ocasião para advertir sobre os perigos do “fermento dos fariseus” e do “fermento de Herodes”. Ambos representam atitudes de egoísmo: os fariseus temem perder seu prestígio religioso, enquanto os partidários de Herodes, o poder político. Essas duas posturas se opõem ao projeto salvífico do Messias, que veio para transformar o coração humano. O perigo de ser influenciado por essas atitudes é grande, pois elas impedem a acolhida da verdadeira mensagem de Jesus.

Jesus, então, exorta seus discípulos a abrir os olhos e ouvidos para as obras e palavras do Messias. Somente assim eles poderão entender seu projeto de salvação. Para isso, é necessário afastar-se do “fermento” que corrompe o coração e permitir que Deus realize a transformação interior necessária para aceitar sua obra salvífica.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

No Evangelho de hoje, Jesus, firme em seu Projeto do Pai, faz uma importante admoestação aos discípulos: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

Peçamos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O fermento dos fariseus e de Herodes era a ideologia que formava a mentalidade de seus seguidores. Jesus nos convida a refletir profundamente sobre esse ensino, pois, assim como os discípulos, devemos ter cuidado com o que molda nosso entendimento e nossas atitudes.

“Vede! Ficai atentos!” são as palavras de Jesus para os discípulos. Compreender é um processo que exige tempo, dedicação e perseverança. Em nossa jornada de fé, é necessário observar com mais profundidade e discernir os sinais da presença divina em nosso caminho. A luz de Jesus nos ajuda a superar a dureza do coração e a ouvir sua voz, enxergando o mundo com mais clareza.

Meditação (Caminho)

Jesus adverte os discípulos a se manterem distantes tanto da mentalidade dos fariseus, que falam belas palavras mas não as vivem, quanto dos seguidores de Herodes, que se preocupam apenas com as questões materiais e políticas.

Assim como os discípulos, será que nós também, imersos nas inquietações do mundo moderno, não conseguimos penetrar no verdadeiro significado das palavras de Jesus?

Será que, como os discípulos, somos cegos e surdos de coração, incapazes de ver e compreender as maravilhosas obras de Deus em nossas vidas?

Permaneça em silêncio e escute Deus falar ao seu coração…

Oração (Vida)

Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos ocultos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos e desafios que o Senhor oferece para sua vida neste dia.

Faça uma revisão de sua vida e apresente ao Senhor os apelos de conversão que deseja viver com a graça divina. Conclua sua oração recordando e entregando ao Senhor as pessoas que você ama, para que Ele as fortaleça e lhes dê coragem na luta e abertura de coração para buscar em Deus o sentido de suas dificuldades e sofrimentos.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver concretamente neste dia? O que este Evangelho pede à sua vida, aqui e agora?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide. Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto. Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios. Acima de ti para te proteger contra os perigos que vêm do alto. Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude. Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Search

Homilia Dominical