7ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – C
Liturgia do dia 01 de março de 2025
Façamos a oração do dia: Pai, coloca no meu coração o mesmo carinho e afeto que Jesus demonstrou às criancinhas, pois a simplicidade delas me ensina como devo acolher o teu Reino.
PRIMEIRA LEITURA: Eclo 17,1-13
Leitura do Livro do Eclesiástico – 1Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. 2E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. 3Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, deu-lhe autoridade sobre tudo o que está sobre a terra. 4Em todo ser vivo infundiu o temor do homem, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros.
5Deu aos homens discernimento, língua, olhos, ouvidos, e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e de sabedoria. 6Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso e mostrou-lhes o bem e o mal. 7Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. 8Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu Nome Santo e proclamassem as grandezas de suas obras.
9Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a lei da vida. 10Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos. 11Seus olhos viram as grandezas da sua glória e seus ouvidos ouviram a glória da sua voz. Ele lhes disse: “Tomai cuidado com tudo o que é injusto!” 12E a cada um deu mandamentos em relação a seu próximo. 13Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhor e não podem ficar ocultos a seus olhos
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 102(103)
— O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.
— O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.
— Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, e se lembra de que apenas somos pó.
— Os dias do homem se parecem com a erva, ela floresce como a flor dos verdes campos; mas apenas sopra o vento ela se esvai, já nem sabemos onde era o seu lugar.
— Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança
EVANGELHO: Mc 10,13-16
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
O ministério de Jesus é direcionado aos humildes, aos pobres e aos pequenos. As crianças, como parte desse projeto de salvação, não poderiam ser deixadas de fora. O mesmo toque de cura que restaurou leprosos, cegos e coxos também deve alcançar os pequenos. Quando os discípulos tentam impedir que as crianças se aproximem de Jesus, temendo a desaprovação dos pais ou por acharem que as crianças não eram o público adequado para um “rabi”, Jesus se irrita e os corrige. Ele explica que as crianças são um exemplo de como devemos ser, pois elas possuem a pureza e a confiança necessárias para entrar no Reino de Deus.
Os pobres, os excluídos e os pequenos são, muitas vezes, mais receptivos à ação divina, pois não têm privilégios, são vulneráveis e confiam mais facilmente em Deus, estando dispostos a mudanças. Ser como uma criança é entregar-se totalmente a Deus, ouvindo com atenção a voz do Pai que nos ama e cuida de nós, e obedecendo à Sua vontade. Assim como Jesus abraçou e abençoou as crianças, devemos também nos permitir ser abraçados e tocados por Ele, pois Ele nos abençoa e nos envia em missão.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Iniciamos um novo mês e com ele a preparação para o Mistério Pascal: a Quaresma. É um tempo de reflexão e conversão, onde somos convidados a nos colocar na presença de Deus.
Oração Inicial:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor Jesus, sei que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer em tua presença com toda a minha mente, vontade e coração. Amém.
Oração:
Concede-me, Pai querido, a graça de, por meio desta oração, progredir no conhecimento de Teu Projeto, revelado através de Teu Filho, Jesus Cristo. Que o Espírito Santo me sustente e me ajude a corresponder ao Teu imenso amor com atitudes concretas. Amém.
Leitura (Verdade)
Faça uma leitura cuidadosa das palavras do Evangelho. Observe personagens, verbos e locais, e deixe que a mensagem desse Evangelho ressoe em sua vida.
No tempo de Jesus, as crianças eram vistas principalmente como um símbolo de descendência, pois um casal sem filhos não era bem visto em Israel. Elas eram afastadas para brincar, para não perturbar os adultos. Quando as crianças tentaram se aproximar de Jesus, os discípulos, preocupados com o bem-estar do Mestre, repreenderam-nas. No entanto, Jesus surpreendeu todos, dizendo: “O Reino de Deus é daqueles que são como as crianças”. Ele sempre reafirma que Deus privilegia os humildes, os pequenos, os marginalizados e os desprezados.
Meditação (Caminho)
Diante da importância que Jesus dá aos pequenos, especialmente aqueles vistos como menos importantes neste mundo, vamos refletir sobre o que essa passagem significa para nós:
Que imagem de Deus estou transmitindo às crianças: Um Deus bom, amigo e presente, ou um Deus distante e intransigente?
O que o texto diz para mim pessoalmente?
O que tenho aprendido de Jesus observando as crianças?
O que as crianças aprendem de mim sobre Deus, Jesus e a vida?
Oração (Vida)
Senhor, coloco diante de Ti minhas inquietudes e fraquezas. Abro meu coração para que me enchas de sabedoria para caminhar no caminho verdadeiro. Fortalece minha fé e pureza de coração, para que possamos instaurar o Reino de Deus aqui, em nossas vidas.
Coloco sob Tua proteção toda a humanidade que luta por justiça e fraternidade. Dá-nos luz para construirmos uma sociedade mais justa e fraterna. Que o Senhor nos faça humildes e atentos à Sua santa Palavra e à Sua presença em nossos irmãos.
Pai Nosso…
Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo a simplicidade com que Deus nos quer em Seu Reino. Como posso assumir minha responsabilidade no projeto de Deus? Reflita e verbalize uma atitude concreta que você tomará.
Bênção
Dá-nos Tua bênção, ó Mãe querida, Mãe de Deus e nossa. Sob Tua proteção, seguimos confiantes no caminho de Teu Filho, Jesus.


