Liturgia Diária

O sinal de Jonas

Apesar dos milagres de Jesus, havia pessoas que não acreditavam nele e pediam um sinal estrondoso que pudesse confirmar sua divindade.
Oração diária, Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas... - Lc 11,29-32

Receba a Liturgia em seu Whatsapp

28ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 14 de outubro de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele


Todos os compradores irão ter acesso ao conteúdo do siteClique aqui para conferir todos os encontros (Já são mais de 100 encontros)

PRIMEIRA LEITURA: Gl 4,22-24.26-27.31-5,1

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos, 22 está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23 Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24 Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26 Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 27 Pois está escrito: “Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida”. 31 Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5,1 É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO  112(113)

— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.

EVANGELHO:  Lc 11,29-32

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A Palavra de Deus foi dirigida a Jonas. Ele devia ir a Nínive, a capital da Assíria, anunciar a sua destruição. Por quê? Porque o mal de Nínive, diz o texto, cresceu tanto que chegou ao nível dos olhos de Deus. Esse mal era a violência que os ninivitas tinham em suas mãos. Deus não destruiu a cidade porque os ninivitas se converteram.

Eles se converteram com a pregação de Jonas. O sinal de Jonas é a sua pregação juntamente com o efeito da pregação, isto é, a conversão por parte dos habitantes de Nínive da violência social. Falando às multidões, Jesus lembra o profeta Jonas e diz que o seu sinal é o do profeta Jonas. Quando em algum lugar do mundo há uma conversão da violência social, é sinal de que Jesus está presente.

Feliz aquele que ouve a Palavra e a põe em prática! Felizes os ninivitas que ouviram a pregação de Jonas e a puseram em prática! A Rainha do Sul, que veio ver a sabedoria de Salomão no governo do povo, também se levantará no juízo final. Jesus prega, ensina, a gente ouve e não entende que a violência social está diante dos olhos de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo, que rezas silenciosamente no profundo do meu ser, torna-me transparente para ser capaz de entrar no silêncio de tua oração.
Procure um espaço calmo e silencioso para mergulhar no coração de Deus e saborear a paz e a alegria de sua presença amorosa.

Rezemos: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Apesar dos milagres de Jesus, havia pessoas que não acreditavam nele e pediam um sinal estrondoso que pudesse confirmar sua divindade. Jesus se recusa dar sinais espetaculares, adverte que o sinal do Reino está na Pessoa dele, nas suas palavras e atitudes

Jesus não aceitou a exigência de sinais para comprovar sua identidade. Diz que não dará nenhum sinal, a não ser o sinal de Jonas, cuja pregação converteu os ninivitas do grande pecado da violência social. A Rainha do Sul veio ver como Salomão administrava a justiça. Jonas e a Rainha, tendo recebido menos luzes que outros, souberam perceber os sinais de Deus.

Quando e onde acontece o sinal de Jonas, onde há um sistema social justo, aí está Jesus. Ele é maior que Jonas e a Rainha do Sul; mesmo assim, será ignorado por uma geração perversa, que se exclui da Boa-Nova. Não é através de um “encantamento” que os homens se convertem, mas sim pela adesão ao projeto de paz e justiça que Jesus inaugurou.

Meditação (Caminho)

O que o Evangelho de hoje diz para você?
Viver as coisas de Deus para depois pregá-las, exige coerência entre o que eu prego e o que eu vivo. Minhas atitudes são de humildade, de entrega confiante ao Senhor?
Quando me dirijo ao meu Senhor com meus pedidos, quais são minhas intenções?
Eu creio que Ele se manifesta de forma silenciosa no coração da vida e não nas exterioridades de nossa vida material?
Quais são os sinais de Deus para mim?

Oração (Vida)

Por meio da oração, falamos ao coração de Deus, que está sempre pronto para nos escutar. Aproxime-se dele e faça a sua oração pessoal, apresentando-lhe suas necessidades, suas preces, seus louvores e agradecimentos. Agradeça a Deus tudo que Ele realiza em sua vida.

Estamos no mês missionário. Em sua oração, lembre-se dos missionários espalhados pelo mundo, que doam a sua vida a serviço do Reino.

Conclua com a oração missionária: “Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa comunhão, princípio e fonte da missão. Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz, a testemunhar com esperança um mundo de justiça e diálogo, de honestidade e verdade, sem ódio e sem violência. Ajuda-nos a sermos irmãos e irmãs, seguindo Jesus Cristo, rumo ao Reino definitivo. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelo a Palavra provocou em seu coração? Verbalize este apelo e busque uma forma de ser coerente com ele, sobretudo neste dia.

Bênção

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que acredite que ela aconteça. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.

Search

Homilia Dominical