Oitava do Natal – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 30 de dezembro de 2023
Façamos a oração do dia: Pai, dá-me a graça de ser piedoso e justo como as pessoas envolvidas no mistério da encarnação de teu Filho Jesus. Sejam elas para mim fonte de perene inspiração.
PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 2,12-17
Leitura da Primeira Carta de São João.
12 Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13 Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno.
14 Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o Maligno.
15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16 Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.
17 Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 96(95)
— O céu se rejubile e exulte a terra!
— O céu se rejubile e exulte a terra!
— Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
— Oferecei um sacrifício nos seus átrios, adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele!
— Publicai entre as nações: Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.
EVANGELHO: Lc 2,36-40
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36 havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.
37 Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.
38 Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39 Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40 O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Encontramos Ana, no Templo, diante do menino Jesus. Os nomes expressam teologia. Ana significa “graça”. Fanuel, seu pai, significa “face de Deus”. Aser, a tribo, significa “feliz”. De fato, é como se disséssemos: Ana é feliz porque está diante da face de Deus, revelada em Jesus Cristo. Não pode haver graça maior. Ana é símbolo do resto do povo fiel que espera ansiosamente a visita e a salvação de Deus.
Ana é uma viúva, isto é, a antiga aliança já não oferece sentido. Ela descobriu no menino aquele que é a verdadeira e definitiva aliança. Ana age na força do Espírito Santo. Sua palavra é profecia e louvor. Os pobres, cansados, deserdados, finalmente encontraram a libertação, a salvação e a paz para Jerusalém e para todo o Israel.
Esse é o maior motivo também do nosso louvor. Jesus é vida e salvação. Tomemos o menino Jesus em nossos braços e falemos a ele do nosso amor, daquilo que a salvação que ele realizou significa para nossas vidas. Na casa de Nazaré, o menino crescia em força física, no nível psicoemocional e na dimensão espiritual. Que sejam assim todas as famílias do mundo!
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Acolhamos em nossa vida mais uma vez a Palavra de Deus. Hoje o Evangelho nos apresenta o encontro da profetisa Ana com Jesus, quando Ele é apresentado no Templo, e a sua alegria por ver o Messias. Que ao longo do nosso dia possamos também acolher o Senhor e entoar o nosso louvor por sua presença em nossa vida.
Oremos: “Pai, dá-me um coração pobre, disposto a acolher a revelação de teu Filho Jesus que tu me fazes. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo, com a ajuda de tua graça. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Qual é a mensagem central do Evangelho? Quais sentimentos são mostrados no texto?
Além de Simeão, no Templo estava também a profetisa Ana, de idade avançada, que dava graças a Deus sem cessar por ter conhecido o Salvador. Tanto Simeão como Ana tiveram a graça de ver e tocar o Menino de Belém. Dessa forma, Deus realizou sua promessa. Hoje, os templos são muitos, mas a falta de tempo é a maior desculpa.
Porém, existe um templo chamado “família”, que é onde a paz e a harmonia devem marcar presença, para que o dom da vida esteja sempre protegido. Sejamos testemunhas de que o Senhor continua agindo e inspirando nossos dias, para que a gratidão ocupe mais espaço no coração e a solidariedade se transforme na cultura de amor ao próximo. Que seja abençoado o penúltimo dia do ano!
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim hoje? Como esta Palavra encontra ressonância em sua vida? Como a experiência vivida pela profetisa Ana ilumina a sua caminhada de fé?
Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.
Oração (Vida)
Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir.
Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”
Contemplação (Vida e Missão)
Verbalize como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?
Bênção
Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. “Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)