O Filho do Homem não veio para ser servido – Mt 20,20-28

Oração diária O Filho do Homem veio para servir
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2022 Ano C O Filho do Homem não veio para ser servido – Mt 20,20-28

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

A liturgia: São Tiago Apóstolo e os demais discípulos são convidados por Jesus a perceber que o Reino de Deus se instaura por meio de gestos de humildade

Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



São Tiago Maior – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 25 de julho de 2022

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 4,7-15

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.

8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda a parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.

11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 126(125) 

— Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

—Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

EVANGELHO: Mt 20,20-28

— O Senhor esteja convosco.

—Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

—Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus escolheu doze apóstolos e entre eles havia três que participaram de forma mais íntima da vida e missão de Jesus: Pedro, Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu. Eles estavam presentes na ressurreição da filha de Jairo (Mc 5,37), na transfiguração (Mc 9,2), na agonia do Getsêmani (Mc 14,33). Tiago e seu irmão João tiveram uma ideia violenta, querendo fazer descer fogo do céu para devorar os samaritanos rebeldes (Lc 9,54). Também estes dois pediram a Jesus sentar-se à sua direita e à sua esquerda, quando ele estivesse em seu Reino (Mc 10,35ss), semelhantemente ao pedido da mãe deles (Mt 20,20). O mesmo Tiago foi decapitado por Herodes Agripa por volta do ano 42 d.C. (At 12,2). Provavelmente, ele tenha sido o primeiro apóstolo martirizado. Mesmo nas imperfeições, ele foi fiel até à morte, por isso, exemplo para toda a Igreja.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A liturgia de hoje faz alusão a São Tiago Apóstolo. Ele e os demais discípulos são convidados por Jesus a perceber que o Reino de Deus não se instaura pelo poder, mas por meio de gestos de humildade e amor e do serviço generoso.

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com humildade e perceba quais são as orientações dadas por Jesus?

“Jesus ensinou que o verdadeiro poder é exercido como serviço aos outros, não como busca de privilégios para si e para os seus. O poder-prestígio é uma verdadeira tentação, seja para quem exerce alguma função de liderança na igreja ou na sociedade, seja para quem é liderado, que, por seu turno, pode cultivar ou confirmar um estilo autoritário e centralizador. No Evangelho de hoje, a mãe de dois dos discípulos tentou influir em favor de seus filhos (Tiago e João). Ela queria um cargo elevado para eles, quando Jesus chegasse ao poder. A pretensão já deixou o grupo estremecido. Jesus insistiu que seus seguidores não copiassem o modelo do mundo: “Entre vós não deverá ser assim”.”

Meditação (Caminho)

Jesus nunca enganou seus seguidores. Quem quiser caminhar com ele, aderir à sua proposta, deverá pôr-se a serviço, confiando na promessa do Pai.
Quais gestos Jesus me convida a viver? O que significa servir com humildade e amor gratuito, a exemplo de Jesus que veio para servir e não para ser servido?
Que sentimentos habitam em mim quando me coloco em lugares de liderança na comunidade?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça sua oração sem medo de abrir o coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir, o Senhor o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.