O Filho do Homem é Senhor também do sábado – Mc 2,23-28

A missão de Jesus foi cuidar da vida em todas as dimensões. A Lei só tem valor se está a serviço da necessidade humana
Oração diária, O Filho do Homem é Senhor também do sábado - Mc 2,23-28
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2018 Ano B O Filho do Homem é Senhor também do sábado – Mc 2,23-28

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

2ª Semana Comum – Ano Litúrgico B

16 de janeiro de 2018


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



ORAÇÃO DO DIA

Pai, ensina-me a ser fiel a ti, vivendo os Mandamentos, sem fanatismo, e sim com a liberdade de quem está em plena sintonia contigo.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 16,1-13

Leitura do Primeiro Livro de Samuel

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”.

2Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. 4Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5“Sim, é de paz”, respondeu Samuel. Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício.

6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”.

10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 89

          — Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.

— Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.

— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele a minha mão onipotente e meu braço poderoso há de ser a sua força.

— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo”.

EVANGELHO: Mc 2,23-28 

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Dispensados do jejum e dispensados do sábado, não vai sobrar nada, dirá alguém preocupado com as observâncias da Lei. Marcos, porém, não duvida em mostrar que a grande novidade na vida nova que nos é oferecida é o próprio Jesus. Nós nos integramos nele e nele tudo se realiza. Ele é o senhor do sábado não porque é Deus, mas porque é homem, e o sábado foi feito para o homem. O sábado é o tempo sagrado num espaço de repouso. Faz parte da sabedoria divina e humana. A pausa tem função na música. Assim também a pausa no ritmo de nossa existência. O ser humano recupera as suas forças na pausa de um repouso merecido. O ser humano se humaniza sempre mais no tempo que se dá para a oração e a reflexão. O centro, porém, do sábado é o ser humano, e não o sábado em si mesmo. Sagrado para Deus é o ser humano, e não um dia de calendário. Tudo é bom desde que concorra para o bem da obra-prima de Deus que é o ser humano, feito à sua imagem e semelhança. O centro de tudo é Deus que se fez homem e colocou o homem no centro da criação. No dia de sábado não é permitido prejudicar o ser humano.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A missão de Jesus foi cuidar da vida em todas as dimensões. A Lei só tem valor se está a serviço da necessidade humana, e o Evangelho de hoje nos convida a colocar a vida em primeiro lugar.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, liberta-me de tudo aquilo que não me coloca a serviço da vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? A leitura é um processo de compreensão do Evangelho: quanto mais lemos, melhor compreendemos. Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, observe os personagens, suas falas e suas ações e identifique o tema central do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Mantenha em sua mente e seu coração o Evangelho lido e procure escutar o que o Senhor quer lhe dizer. Faça, a partir disso, sua meditação da Palavra de Deus.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você gostaria de dizer-lhe neste momento de oração? Aproxime-se dele e fale sobre sua realidade, pois o Senhor está com você e deseja ouvi-lo(a). Sua oração pode ser de louvor, gratidão, súplica ou pelas realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese da Palavra. O que o Senhor o(a) suscitou a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.