2ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 16 de janeiro de 2024
Façamos a oração do dia: Pai, ensina-me a ser fiel a ti, vivendo os Mandamentos, sem fanatismo, e sim com a liberdade de quem está em plena sintonia contigo.
PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 16,1-13
Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
Naqueles dias, 1 o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”.
2 Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3 Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. 4 Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5 “Sim, é de paz”, respondeu Samuel. Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício.
6 Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 8 Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9 Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”.
10 Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11 E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar”. 12 Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13 Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 89(88)
— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
— Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.
— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele a minha mão onipotente e meu braço poderoso há de ser a sua força.
— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo”.
EVANGELHO: Mc 2,23-28
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
23 Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24 Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25 Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26 Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27 E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
O que é permitido e o que é proibido? Os fariseus responsabilizam Jesus pelo mau comportamento dos seus discípulos, que não respeitam o preceito do repouso sabático. Por que fazem o que não é permitido? Atravessavam plantações colhendo espigas de trigo no sábado. Jesus lembra aos fariseus que o rei Davi e seus companheiros comeram os pães das oferendas, o que também não era permitido.
Afinal, o que é permitido e o que é proibido pela Lei de Deus? A questão não é nem o sábado nem os pães das oferendas, mas sim a interpretação da Lei. Jesus não desfaz a Lei de Moisés, que é a Lei de Deus. Ele a coloca no seu devido lugar. E seu devido lugar é estar a serviço do ser humano, como qualquer lei canônica.
Defendendo os discípulos que violaram o repouso sabático, Jesus diz que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Discípulos de Jesus e Davi e seus companheiros fizeram o que não era permitido porque tinham fome. O ser humano com fome questiona o cálice de ouro, segundo São João Crisóstomo. Não é preciso ser Deus para ser senhor do sábado. Basta ser homem.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.
Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.
“As Leis necessárias para o convívio social devem ser constantemente revisitadas para que o direito de sobrevivência impere sobre a Lei. Marcos insiste nessa novidade trazida por Jesus. O repouso sabático, que era para aliviar o peso do trabalho escravo, havia se transformado em outra forma de escravidão humana.
Por isso, Jesus se posiciona dizendo que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Sagrado para Deus é o ser humano, e não um dia do calendário. Segundo João Crisóstomo: “Não é preciso ser Deus para ser senhor do sábado. Basta ser homem”. E Marcos apresenta Jesus tão humano que, humano assim, só pode ser o Filho de Deus”
Meditação (Caminho)
Quais palavras ressoaram mais em seu coração?
Afinal, o que é permitido e o que é proibido pela Lei de Deus?
A questão não é nem o sábado ou domingo, nem os dogmas ou leis canônicas, mas sim a interpretação da Lei. Jesus não desfaz a Lei de Moisés, que é a Lei de Deus. Ele a coloca no seu devido lugar. E seu devido lugar é estar a serviço do ser humano, como deveriam ser todas as leis religiosas e civis.
Avalie sua conduta diante deste episódio.
Oração (Vida)
Na oração, você é convidado/a a conversar com Deus, a abrir o seu coração. Aproxime-se dele e faça a sua oração, apresentando-lhe suas intenções e as necessidades de seus irmãos e irmãs. Reze também por todos os que são chamados legislar, a cuidar do povo, a defender a justiça e a dignidade humana.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual é a sua atitude concreta diante da afirmação de Jesus: “O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado”.
Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.