3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico – B
Liturgia do dia 04 de março de 2024
Façamos a oração do dia: Pai, que eu saiba acolher Jesus e reconhecê-lo como de Filho de Deus, de modo a tornar-me beneficiário de seu ministério messiânico.
PRIMEIRA LEITURA: 2Rs 5,1-15a
Leitura do Segundo Livro dos Reis.
Naqueles dias, 1 Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso.
2 Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou a serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!”
4 Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5 Disse-lhe o rei Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6 E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”.
7 O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8 Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel”.
9 Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”.
11 Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12 Será que os rios de Damasco, o Abana e o Fartar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado.
13 Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo”’. 14 Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.
15a Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda terra, senão o que há em Israel!”
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 42(41); 43(42)
— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!
EVANGELHO: Lc 4,24-30
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24 “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Este texto faz parte da pregação de Jesus na sinagoga de Nazaré. Ele anunciou o seu projeto em benefício dos pobres e deserdados deste mundo, e todos os que o ouviam ficaram muito felizes com o que ele dizia, até que o discurso mudou de rumo. Jesus deu a entender que seu projeto de salvação e de libertação era para todos, e citou o profeta Elias que socorreu uma viúva e Eliseu que curou um doente, ambos estrangeiros. Jesus afirmava que nem os profetas nem ele eram propriedade de ninguém.
O Deus de Israel não é um Deus exclusivo, que beneficiará somente os membros do povo eleito. Ser povo eleito não é privilégio. É responsabilidade e missão. Jesus vai resolver o problema dos pobres e dos deserdados deste mundo com a colaboração direta daqueles que foram escolhidos. Por isso são o povo eleito. Quem aceitou Jesus Cristo tornou-se com ele responsável do bem de toda a humanidade, bem neste mundo e no mundo que há de vir. Quiseram matar Jesus, mas ele seguiu adiante.
Cônego Celso Pedro da Silva
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
A Palavra de Deus meditada e confrontada com a própria vida, nos revela o quanto somos amados por Deus e a imensidão da sua misericórdia para conosco. Ao mesmo tempo, o encontro com a Palavra desvenda também o pecado que habita no coração humano, como vamos perceber nas figuras que Jesus nos apresenta hoje: os profetas, a viúva e os leproso.
Faço a oração: Cada vez que eu venho, para te falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da Vida, preciso te escutar! Fala da Verdade, que vai me libertar!
Leitura (Verdade)
Bem-aventurados os que creem sem terem visto o que tu vês, foi a declaração que Jesus fez a Tomé. E nas Bem-aventuranças Ele proclama: “Felizes os aflitos, os humildes, os puros de coração…” Essas duas figuras do Evangelho nos confirmam o caminho das Bem-aventuranças.
Jesus visitava Nazaré, quando proclamou que na sua pessoa se realizava a promessa de Deus a Israel (Lc 4,21-30). Ao ouvirem essa declaração, os próprios conterrâneos o expulsaram da sinagoga. Retomando o caminho dos profetas, Jesus está sinalizando que a missão de cumprir a Vontade do Pai o levará à morte. Todos desejamos ouvir palavras de aprovação. Mesmo na oração, quase sempre, buscamos consolo e paz. Mas o amor, muitas vezes, exige palavras mais duras que nos façam mudar de vida. Esta é a missão da palavra profética: denunciar o erro e anunciar a verdade. Também para nós a Palavra de Jesus pode ser dura, sobretudo quando supõe renúncia a privilégios para que o bem chegue a todos
Meditação (Caminho)
Vamos trazer o texto para nossa vida.
Jesus está em Nazaré, sua cidade e com seus conterrâneos. Que consideraram as palavras de Jesus muito duras e severas.
Mas que coisa tão grave Jesus disse? Simplesmente que, por vezes, também os mais devotos e crentes se fecham diante da mensagem do Senhor, enquanto os que não expõe publicamente sua fé acolhem a mesma mensagem com mais abertura de coração.
Em que grupo me encontro?
Oração (Vida)
Feche os olhos e traga ao Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações de perseguição, injustiça, discriminação, miséria e fome.
Reze: “Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua Palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.
Contemplação (Vida e Missão)
Com suas palavras, Jesus procurava tocar os sentimentos das pessoas e assim despertar para uma mudança. Que sentimentos este texto despertou em você?
Qual é o apelo que desejo colocar em prática?
Bênção
Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.