Liturgia Diária

Não ficará pedra sobre pedra

O verdadeiro templo de Deus é Jesus Cristo e seu corpo. Sua destruição marca o fim do tempo e o início da eternidade.
Liturgia diária, Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra - Lc 21,5-11
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Não ficará pedra sobre pedra

Receba a Liturgia em seu Whatsapp

34ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 26 de novembro de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, teu Filho Jesus é sinal de tua presença no meio da humanidade. Que eu saiba acolhê-lo como manifestação de tua misericórdia, e só nele colocar toda a minha segurança.


Todos os compradores irão ter acesso ao conteúdo do siteClique aqui para conferir todos os encontros (Já são mais de 100 encontros)

PRIMEIRA LEITURA: Ap 14,14-19

Leitura do Livro do Apocalipse de São João

Eu, João, 14 na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15 Saiu do Templo um outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 16 E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17 Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 18 E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 19 E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 95(96)

— O Senhor vem julgar nossa terra. 

— O Senhor vem julgar nossa terra.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade. 

EVANGELHO: Lc 21,5-11

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5 algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6 “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7 Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8 Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 

9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O templo desempenha um papel importante no Evangelho de Lucas. Ele está em seus últimos dias, terminando sua missão e função de sinal visível da Glória de Deus. Ezequiel já tinha visto a Glória, a Sheqináh do Senhor, sair do Santo dos Santos e ir para a Babilônia, onde estava o povo exilado. Pouco a pouco a Casa do Senhor deixa de ser uma construção de pedra, fixa em determinado lugar.

O verdadeiro templo de Deus é o próprio Senhor Jesus Cristo e com ele todos os que formam o seu corpo. A destruição do templo indica o fim do tempo e o início da eternidade. Jesus não é um líder clarividente, que revoluciona estruturas arcaicas. Ele é a presença visível de Deus entre nós. Os judeus, que ainda esperam pelo Messias, sabem que, quando ele vier, tudo será diferente. Para os cristãos, ele já veio. É Jesus, que nos ensinou a trabalhar para que o mundo comece a ser diferente. Ainda não estamos no céu, mas o céu já está entre nós.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
O Evangelho de hoje trata de questões relacionadas ao fim dos tempos. Mas, mesmo citando essa desastrosa realidade, Jesus dirige seu olhar sobretudo para coisas que se relacionam à perseguição e violência para com seus discípulos e seus fiéis seguidores.
Coloque-se na presença do Senhor. Renove sua fé na Palavra do Senhor: “Não se perturbe vosso coração. Creiam em Deus; creiam também em mim” (Jo 14, 1)

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, com bastante calma e atenção. Durante a leitura, destaque os verbos que aparecem no texto. Silencie seu coração e permita que a Palavra ilumine a sua vida.

Jesus inicia sua fala aludindo à destruição do Templo e passa aos sinais que a precederão. Há um consenso de que essas “profecias” têm origem nas primeiras comunidades após a destruição de Jerusalém e do Templo, no ano 70. A intenção dos evangelistas é a de ajudar as comunidades a superarem o tipo de religiosidade legalista e hipócrita que provinha do Templo e a aderirem à novidade de Cristo.

Desde a destruição do grande Templo, as comunidades cristãs começaram a celebrar a Eucaristia nas casas, nas catacumbas, onde a igreja pudesse se reunir. Em todos os tempos, os sinais servem de alerta. Estejamos vigilantes e busquemos adornar o nosso interior, Templo vivo do Espírito Santo.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Que caminhos o Senhor me indica?
Releia o Evangelho com muita atenção, permitindo que a Palavra se misture com a sua vida. Deixe que o Senhor, por meio dela, toque profundamente sua mente e coração. Escute o Senhor e Mestre de sua vida.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Impelido/a por tudo aquilo que escutou do Senhor, conte a Ele o que deseja. Faça a sua oração entregando-lhe tudo que é e tem. Apresente a Deus, Pai de amor bondade, suas intenções e preces.
Agradeçamos a Deus que nos confirma seu amor, do qual ninguém jamais poderá nos separar.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical