Homilia Dominical

Não é este o filho do carpinteiro?

Dia do trabalho, e hoje fazemos memória de São José Operário. José foi um homem justo e trabalhador, assumiu a missão que Deus lhe confiou
Liturgia diária Os ensinamentos de Jesus - Mt 13,54-58
Home Homilia DominicalAno B – 2024 Não é este o filho do carpinteiro?

Receba a homilia em seu Whatsapp

Criei um grupo chamado homilia dominical e estarei enviando a homilia no formato pdf. 

São José Operário – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 01 de maio de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, livra-me da tentação de querer enquadrar-te em meus mesquinhos esquemas. Que eu saiba reconhecer e respeitar o teu modo de agir.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 1,26–2,3

Leitura do Livro do Gênesis.

26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”.
27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 90(89)

— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!
— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

— Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória!

EVANGELHO:  Mt 13,54-58

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Hoje veneramos São José Operário, José, o trabalhador manual, o carpinteiro. Em Nazaré, Jesus foi chamado de “o filho do carpinteiro”. Neste dia colocamos sob a proteção de São José todos os trabalhadores manuais assalariados e todo mundo que tem algum trabalho a fazer para ganhar o pão de cada dia.

Que não falte trabalho ao nosso povo! A desorganização da vida profissional tem consequências na vida da sociedade. A falta de um trabalho regular e de um pagamento certo desestabiliza a família, que passa a viver na incerteza do amanhã. Que São José nos ajude! E Jesus, de onde lhe vinha sua sabedoria e seus milagres? – perguntaram. Se reconheciam sua sabedoria,

Jesus devia ser inteligente não por causa da divindade, mas por sua humanidade. O Concílio de Calcedônia afirmou que, aquele que é um só e mesmo Cristo, devemos reconhecê-lo em duas naturezas, sem confusão e sem separação, isto é, não podemos misturar o que é do homem com o que é de Deus, mas também não podemos tratar as duas naturezas como se fossem duas pessoas. Assim, independentemente de ser Deus, Jesus era reconhecido pelos nazarenos como alguém com muita sabedoria. Os milagres, podemos atribuí-los à divindade.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Dia do trabalho, e na liturgia fazemos memória de São José Operário. José foi um homem justo e trabalhador, assumiu a missão que Deus lhe confiou, assim, também o cristão assume trabalhar com dignidade para o sustento da vida e em favor do Reino de Deus.

Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos, a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar a alegria dos justos. Amém.

Oração: Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, sede para todos luz, santidade e zelo apostólico.
Espírito da Verdade, eu vos consagro minha mente, imaginação e memória: iluminai-me.
Espírito Santificador, eu vos consagro a minha vontade: guiai-me segundo os vossos desígnios, ajudai-me a ser fiel.
Espírito Vivificador, eu vos consagro o meu coração: guardai e fazei crescer em mim a vida divina. Amém!

Leitura (Verdade)

Os conterrâneos de Jesus ficavam admirados com suas palavras e sua sabedoria. Suas palavras tinham uma força desconhecida. Ele falava com autoridade, mas nunca forçou ninguém nem pressionou aqueles que vieram ouvi-lo. Deixe-se admirar pela Palavra do Mestre de Nazaré.

Jesus foi chamado de “o filho do carpinteiro”. Seus conterrâneos conheciam a origem modesta de Jesus, por isso perguntaram: “Donde lhe vêm essa sabedoria e esses prodígios?”. Jesus conviveu no meio da sua família, trabalhou, chorou, sofreu, enfrentou as mesmas dificuldades que nós também enfrentamos hoje. Era humano demais para ser aceito como enviado do Pai. A falta de fé dos que viam nele apenas a aparência humana impediu de perscrutar o saber que vinha de dentro, a força do Espírito que dava a Jesus o poder de desvendar os mistérios e realizar sinais libertadores. Peçamos o dom da fé e do discernimento para não banalizarmos pessoas humildes que manifestam a sabedoria divina

Meditação (Caminho)

Os primeiros cristãos deram às palavras de Jesus uma importância que hoje achamos difícil de imaginar. Suas palavras aliviavam o sofrimento dos doentes, devolviam a paz aos aflitos, perdoavam os pecadores e despertavam neles a fé em um Deus que é amigo da vida.
O que a Palavra diz a nós hoje? O que ela produz em nós?
Eu, pessoalmente, como aceito os ensinamentos que, por vezes, chamam minha atenção para um caminho melhor?
Consigo ouvir quem, mais próximo de mim, aponta minhas falhas, meus limites?
Percebo e aceito os dons e a sabedoria dos que são testemunho na prática do bem?
A Palavra de Deus ajuda a me conhecer melhor e dar sentido a minha existência?

Oração (Vida)

Senhor, que dissestes: “Comerás o pão com o suor de teu rosto”, eu sei que o trabalho é digno e abençoado para sustentar a vida, mas Senhor, apesar da boa vontade de trabalhar, há tanto desemprego!
E por isso Senhor, o desemprego está causando problemas na família e na vida pessoal.
Senhor, olhai pelos desempregados. Por isso hoje estamos rezando por estes, cujos nomes apresentamos agora: (Diga os nomes das pessoas que estão precisando da graça de um bom emprego)
Senhor, por intercessão de São José Operário, fazei com que estas pessoas consigam um trabalho decente para sustentar a vida. Senhor, quando estivestes neste mundo, fostes humilde carpinteiro. Tende piedade e compaixão dos desempregados que querem trabalhar, que precisam trabalhar.
Iluminai o caminho para que possam encontrar o que há tanto tempo estão procurando. Nós cremos, Senhor, naquela vossa Palavra: “Batei e a porta vos será aberta”.
Iluminai os desempregados para baterem na porta certa. Que não recebam um não ou o descaso, mas consigam a graça de um trabalho. Dai ânimo, Senhor, aos desempregados. Abri as portas de um emprego para estas pessoas:
(Diga mais uma vez os nomes das pessoas) São José Operário, intercedei pelos desempregados. Senhor, eu confio na vossa graça.
Senhor, eu confio no vosso poder.

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir com responsabilidade o tempo que Deus nos dá é nosso dever de filhos de Deus. Hoje, como quero assumir o desafio de viver segundo o projeto do Pai?

Bênção

Deus, Pai de bondade, criador de todas as coisa e santificador de todas as criaturas: suplicamos a tua bênção e proteção sobre este local de trabalho. Que a graça de teu Espírito Santo habite dentro destas paredes, para que não haja contenda nem desunião. Afasta deste lugar toda inveja! Que teus anjos de Deus acampem ao redor deste estabelecimento, e somente a paz e a prosperidade habitem este local. Concede aos que aqui trabalham um coração justo e generoso, para que o dom da partilha aconteça e as tuas bênçãos sejam abundantes. Dá saúde aos que retiram deste lugar o sustento da família, para que saibam sempre cantar louvores a ti. Por Cristo Jesus, amém!

homilia recebida por email

Homilia Dominical