Liturgia Diária

Não é ele o filho do carpinteiro?

Jesus não fez muitos milagres em Nazaré porque faltou fé aos nazarenos. Quem tem fé, crê, acredita.
Liturgia diária, De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? - Mt 13,54-58
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Não é ele o filho do carpinteiro?

Receba a Liturgia em seu Whatsapp

17ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 02 de agosto de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, livra-me da tentação de querer enquadrar-te em meus mesquinhos esquemas. Que eu saiba reconhecer e respeitar o teu modo de agir.

Paz e bem!

Rezemos uma Ave-Maria e coloquemos nossa intenção particular !

PRIMEIRA LEITURA: Jr 26,1-9

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

1 No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia: 2 “Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3 talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 

4 A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5 a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6 farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”. 7 Os sacerdotes e profetas,e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor.

 8 Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: “Este homem tem que morrer! 9 Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: ‘Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?'” Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 68(69)

— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

— Mais numerosos que os cabelos da cabeça, são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir alguma coisa que de outros não roubei?

— Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!

— Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha! 

EVANGELHO: Mt 13,54-58

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54 dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57 E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58 E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus não fez muitos milagres em Nazaré porque faltou fé aos nazarenos. Quem tem fé, crê, acredita. Existe uma fé puramente humana, chamada de antropológica, com a qual acreditamos nos outros. Alguém nos diz que determinado chá faz bem para a saúde, em especial para o mal-estar daquele dia, e nós acreditamos. Acreditamos na experiência da outra pessoa e queremos experimentar também. Há sempre um risco nessa fé antropológica, mas a vida é feita de riscos.

Outro nível de fé consiste em acreditar em nós mesmos, animando-nos com pensamentos positivos: eu quero, eu posso, tudo vai bem, vai dar certo. O risco está na supervalorização das nossas capacidades. Podemos muito, mas não podemos tudo. Conhecemos pessoas que colocam obstáculos em tudo e enxergam problemas no que ainda não aconteceu. “E se não der certo, e se chover, e se o ônibus quebrar…” E existe a virtude teologal da fé. Quando alguém pedia a Jesus um milagre, muitas vezes ele respondia: “Que se faça aquilo que você crê que vai acontecer”. O risco está em não ter fé suficiente em Jesus e no seu Evangelho, ou não pedir aquilo que convém. Em todas as coisas, porém, Deus sabe o que é o melhor para nós.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Voltando para sua cidade Jesus foi acolhido por seus conterrâneos com uma mistura de admiração e desconfiança. Perguntemo-nos: com que sentimentos eu acolho Jesus neste momento de oração?
“Jesus eu creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença com fé e gratidão. “

Peçamos ao Espírito Santo que nos oriente para bem compreendermos os ensinamentos de Jesus.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.

Leitura (Verdade)

Donde lhe vem esta sabedoria? Deixemos que este relato fale ao nosso coração. Que este Evangelho nos revele quem é esse homem Jesus que confunde os sábios, escandaliza os conterrâneos e acolhe os humildes? Abramos os ouvidos de nosso coração. E aproximemo-nos de Jesus como nosso Mestre e amigo. Acolhamos sem resistência a Palavra do Senhor.

A admiração que Jesus causa ao ensinar é recorrente nos Evangelhos. As pessoas presentes na sinagoga se perguntam sobre a origem da sabedoria de Jesus e dos seus atos de poder. Seus conterrâneos e os que o viram partir como filho de carpinteiro, agora, o reconhecem como Mestre, cheio de poder e energia de comunicação.

Há uma sabedoria, um modo de agir, que ultrapassa o conhecimento humano e o torna muito próximo de Deus. Contudo, é difícil para o povo dar o salto da fé e ver nele o Deus encarnado. Se nos colocarmos entre o povo de Nazaré, talvez percebamos que nosso comportamento não seria diferente. Somos capazes de reconhecê-lo, indistintamente, no nosso próximo?

Meditação (Caminho)

Certamente, Jesus desejava retornar à sua terra natal e permanecer junto dos seus. No entanto, os mais conhecidos de Jesus eram os que menos acreditavam nele, pois a simplicidade de sua família de origem parecia impedir a aceitação de que ele era o Filho de Deus, aguardado desde sempre.
Nosso olhar está sempre voltado para as realidades aparentes e, normalmente, estas realidades se sobrepõem diante do que é invisível aos nossos olhos.
Você tem dificuldade de reconhecer a presença de Deus nas pessoas e acontecimentos humildes, talvez, humanos demais?
Qual ensinamento a Palavra revela para sua vida? Como você acolhe os ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)

Rezemos com o Santo Papa Paulo VI a “Oração para pedir a graça da fé”.
“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia.

Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor,

Tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical