Muitos primeiros serão últimos e os últimos primeiros

Pedro tem que aprender, e com ele seus companheiros, a importância do último lugar, onde se vive o seguimento de Jesus de forma desinteressada.
Oração diária, Senhor, nós deixamos tudo - Mc 10,28-31
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Muitos primeiros serão últimos e os últimos primeiros

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

8ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 28 de maio de 2024


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.

PRIMEIRA LEITURA: 1Pd 1,10-16

Leitura da Primeira Carta de São Pedro 

Caríssimos, 10 Esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. 11 Procuraram saber a que época  e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência  os sofrimentos de Cristo e a glória consequente. 12 Foi-lhes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando estas coisas, que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas,  que até os anjos desejam contemplar! 13 Por isso, aprontai a vossa mente; sede sóbrios e colocai toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos obedientes, não modeleis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo da vossa ignorância. 15 Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. 16 Pois está na Escritura: “Sede santos, porque eu sou santo”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 98(97) 

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! 

EVANGELHO: Mc 10,28-31

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28 começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29 Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa,  irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31 Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Os apóstolos e os discípulos seguem Jesus com a melhor boa vontade, mas não são perfeitos e estão em formação permanente. Vão aprendendo com Jesus e crescendo com ele. São Marcos mostra ao longo do seu Evangelho como o desejo de poder e a vaidade de estar em evidência perturbam e atrapalham os seguidores de Jesus. É preciso sair de si mesmo e buscar novos valores para se identificar com as propostas de Jesus.

Ouvindo Jesus falar das dificuldades que os ricos têm de entrar no Reino de Deus, Pedro imediatamente lembra a Jesus que eles deixaram tudo para segui-lo. Quer saber o que vão receber em recompensa por sua renúncia. O velho homem ainda está em ação, a má inclinação natural impondo-se à boa vontade do apóstolo. Jesus é claro em sua resposta. Quem deixou tudo vai receber no futuro a vida eterna e neste mundo cem vezes mais; porém, diz São Marcos, e somente São Marcos, com perseguições. E mais uma vez Jesus contrapõe os primeiros aos últimos. Pedro tem que aprender, e com ele seus companheiros, a importância do último lugar, onde se vive o seguimento de Jesus de forma desinteressada. A imagem que o povo tinha do Messias que deveria vir era bem diferente daquela que os apóstolos estavam vendo na convivência com Jesus. Não deveria ele ocupar o trono de Davi, seu pai?

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos convida a colocar em prática a proposta que Jesus fez ao jovem rico e nos confirma quanto Deus é generoso com quem tem a coragem de oferecer tudo por causa dele.
Peçamos ao Espírito Santo que abra o nosso coração para tornar-nos capazes de abraçar com toda a dedicação e amor a proposta de seu Reinado.”

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Volte a ler o Evangelho de ontem (Mc 10, 17-27). Qual é o contexto deste relato evangélico?

Pedro já havia acolhido a voz do Mestre: “Abandona tudo e segue-me”. Portanto, podia perguntar qual a recompensa dos que acreditaram nele e o seguiam. “Receberão cem vezes mais”, respondeu-lhe Jesus. Cem vezes mais com provações, nesta vida, e no futuro, a vida eterna. Uma promessa que enche o coração de esperança, mas também de desafios. Os laços familiares são tão queridos e fortes; a profissão, a liberdade, os bens nos garantem conforto, e deixar tudo exige grande sacrifício. Mas os discípulos entenderam que não significava rejeitar as pessoas e os bens, mas vivenciar tudo isso de forma diferente, segundo a proposta do Evangelho. Quando a opção é sincera, nada nos separa do amor de Deus.

Meditação (Caminho)

Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto.
Você sente o convite de entregar-se verdadeiramente à providência de Deus? Como?
Como você partilha os bens que a providência divina põe hoje à sua disposição?
Você está disposto/a a fazer a maravilhosa experiência de oferecer tudo em troca do Senhor e do seu Reino?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Agora que você já ouviu o Senhor, diga a Ele o que está em seu coração. Fale ao Senhor sobre seus medos, suas dificuldades e entregue a Ele todas as suas preocupações.
Reze com confiança a oração do Pai-nosso e deixe-se guiar pela mão de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.