Liturgia Diária

Meus olhos viram tua salvação

Com Jesus chega até nós a salvação oferecida a todos os povos; sua presença vem dar sentido à existência humana.
Oração diária, Apresentação do Senhor no templo - Lc 2,22-40
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Meus olhos viram tua salvação

Apresentação do Senhor – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 02 de fevereiro de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, a exemplo de Simeão e de Ana, faze-me penetrar no mais profundo do mistério de teu Filho Jesus, e torna-me proclamador da salvação presente na nossa história

PRIMEIRA LEITURA: Ml 3,1-4 ou Hb 2,14-18

Leitura da Profecia de Malaquias.

Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer?

Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor.

4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

ou

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos,14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão.

17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo-sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 24(23)

— O Rei da glória é o Senhor onipotente!

— O Rei da glória é o Senhor onipotente!

— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas!”

— “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

— Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo.”

EVANGELHO: Lc 2,22-40

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Evangelho (Lc 2,22-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Podemos ir em paz porque nossos olhos viram a salvação que o Senhor preparou para todos os povos. Para as nações ele é luz, e glória para Israel. Por causa do Menino muitos cairão, mas se reerguerão. Com ele caímos e nos levantamos, morremos e ressuscitamos.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Celebramos a Festa da Apresentação do Senhor. Silenciando seu coração, abra-o para o diálogo com Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

A família e a comunidade são lugares privilegiados para a educação e cultivo da fé.

Leitura (Verdade)

Em uma leitura atenta, observe os diferentes elementos presentes no texto. Qual é o tema central do Evangelho de hoje? Quais personagens aparecem na narrativa? O que Simeão fala a respeito do Menino? O que é comunicado a Maria?

Com Jesus chega até nós a salvação oferecida a todos os povos; sua presença vem dar sentido à existência humana. “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Os que viviam com medo encontraram a paz” (Is 9,2). Ao povo oprimido ele trouxe a liberdade; aos pobres e infelizes mostrou a felicidade.

É Jesus a luz que todos esperam. Simeão e Ana, representantes da comunidade de Israel, mantêm o coração aberto para acolher a novidade de Deus. Reconhecem o “Ungido de Deus” no gesto religioso dos pais de Jesus. No Batismo, somos apresentados a uma comunidade que nos acolhe com carinho e nos acompanha no crescimento da fé. Assumimos o compromisso de testemunhar para o mundo a Luz de Cristo.

Meditação (Caminho)

Sem fé, as famílias não se sustentam. José e Maria eram muito religiosos e cumpridores das exigências da lei de Moisés. Que belo exemplo para as nossas famílias, que precisam entender o fundamental da religião, nessa que chamamos ‘Igreja Doméstica’.
Como a fé é cultivada em sua família? Há empenho, docilidade aos ensinamentos de Jesus?
Sua família tem o hábito de agradecer e orar junto? Como? Em que ocasiões?
Como você avalia seu compromisso cristão na comunidade?

Oração (Vida)

Ó Maria, tu és bendita entre todas as mulheres. Tu que acreditaste! O Poderoso fez maravilhas por ti! A maravilha de tua maternidade divina e, em vista dela, a maravilha de teu sim. Tu foste verdadeiramente associada a toda a obra da redenção, unida à cruz de nosso Salvador. Teu coração foi transpassado ao lado de seu Coração. E agora, na glória de teu Filho, não cessas de interceder por nós, pobres pecadores.

Tu velas sobre a Igreja, da qual és Mãe. Velas sobre cada um dos teus filhos e filhas. Obtém de Deus para nós todas as graças, com a única condição de que ousemos pedi-las e nos aproximemos de ti com confiança, com audácia e simplicidade de criança. É assim que tu nos levas, sem cessar, ao teu divino Filho… Ó Maria! Eu te pertenço totalmente! (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

A fé é um processo permanente, progressivo e dinâmico. Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Homilia Dominical