Liturgia Diária

Maria unge os pés de Jesus

Maria unge os pés de Jesus: Maria a Irmã de Marta e Lázaro, demonstra sua devoção a Jesus ungindo seus pés com perfume caro.
Oração diária, Maria unge os pés de Jesus - Jo 12,1-11
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Maria unge os pés de Jesus

Segunda-feira da Semana Santa – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 25 de março de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, tira de mim toda malícia que me impede de compreender, em profundidade, os gestos de Jesus, o qual se fez pobre entre os pobres, e morreu como um deles.

PRIMEIRA LEITURA:  Is 42,1-7

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.

Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas proverá o julgamento para obter a verdade. Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”.

Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 27(26)

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?

— Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.

— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

EVANGELHO: Jo 12,1-11

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6 Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.

Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10 Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11 porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Maria, irmã de Marta e de Lázaro, prepara o corpo de Jesus para a sepultura. Ela unge os pés de Jesus com um perfume caro. Judas Iscariotes a critica pelo desperdício. Jesus a defende. Lázaro, que Jesus fizera voltar a esta vida, estava na casa. Muitos judeus iam a Betânia por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, o que começou a preocupar os chefes dos sacerdotes. Decidiram então matar Lázaro. Lázaro acabara de morrer e de voltar à vida e já devia morrer de novo. Diz a tradição que ele viveu ainda muitos anos e depois morreu ou em Chipre ou em Marselha. A ressurreição de Lázaro não é a que queremos para nós.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Iniciamos a Semana Santa, e daqui três dias, o tríduo Pascal em preparação ao Domingo da Ressurreição, Solenidade da Páscoa.
O Evangelho nos relata que Jesus encontra-se em Betânia, na casa de amigos íntimos Lázaro, Maria e Marta. E aqui acontece o gesto delicadíssimo de Maria para com Jesus: ela derrama nos pés dele uma generosa quantidade de perfume precioso e caro e os enxuga com os cabelos.

Oração: Nós vos pedimos Pai de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém.

Leitura (Verdade)

Jesus estava em Jerusalém por ocasião da Páscoa dos judeus. Os amigos de Betânia o convidaram para um jantar, onde foi acolhido com um gesto próprio da cultura judaica: honrar hóspedes ilustres com óleo perfumado. João, querendo acentuar a importância desse acontecimento, faz um relato carregado de objetos simbólicos: casa, óleo, perfume, preço, quantidade. Elementos que apontam para a morte e sepultura de Jesus. Maria deu o melhor de si. Judas reage ao gesto da mulher, camuflando os próprios interesses. A reação de Judas nos ensina que o egoísmo conduz o ser humano a atitudes nefastas, como o roubo e a traição. A atitude de Maria aponta para uma vida plena de sentido: a ressurreição

Meditação (Caminho)

Dois personagens fortes nos questionam neste evangelho: Maria e Judas. Os dois usufruíam da intimidade com Jesus, no entanto, têm atitudes tão opostas. perguntemo-nos;
Tenho disponibilizado o melhor que há em mim para o Senhor e para os irmãos?
Ou reajo com desculpas para salvaguardar meus interesses pessoais e minha falta de generosidade em relação a Deus e ao serviço do próximo?

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão por Ele ter doado sua vida por nossa salvação.

Agora expresse em forma de preces seu amor ao próximo. Olhe para os mais necessitados (pobres e ricos). Olhe para os rostos sofridos no meio da multidão. Perceba quem, o Espírito Santo que murmura em seu coração, lhe apresenta para que você abrace sua causa.

“Senhor, vosso amor não somente nos deu um coração capaz de amar, mas nos presenteou com duas mãos capazes de fazer tanto bem. Que nossas mãos sejam semelhantes às vossas, Senhor, que saibamos construir o bem em nosso coração e com nossas mãos torná-lo visível para os que nos rodeiam. Que ao longo deste dia nossas mãos possam estar direcionadas apenas para fazer o bem e aí, então, poderemos juntá-las em prece. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando este os exemplos que o Evangelho me apresenta hoje como me coloco à disposição da proposta e dos ensinamentos de Jesus?

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Homilia Dominical