Liturgia Diária

Levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa! 

Jesus realiza coisas extraordinárias, mas é necessário colocar-se em movimento. Ele ajuda quem se ajuda
Liturgia diária, Homem, teus pecados são perdoados - Lc 5,17-26
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa! 

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 11 de dezembro de 2023

Façamos a oração do dia: Espírito que cura interiormente, toca o mais íntimo de meu ser, para que eu consiga superar o meu egoísmo, e seja capaz de levar os benefícios de Deus a quem precisa de mim.

PRIMEIRA LEITURA: Is 35,1-10

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.

Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.

Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.

Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10 os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 85(84)

— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

EVANGELHO: Lc 5,17-26

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

17 Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

18 Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19 Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20 Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.

21 Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” 22 Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23 O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 

24 Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25 Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26 Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Lucas nos introduz na temática do perdão dos pecados. O Messias cura os doentes, expulsa o maligno e perdoa pecados. Mas, além disso, há uma catequese sobre a fé da comunidade eclesial, daqueles que estão ao redor. Jesus está ensinando. O ambiente é de hostilidade, pois os intérpretes da lei mosaica vêm de Jerusalém para observá-lo. Alguns homens trazem um paralítico, mas não conseguem levá-lo à presença de Jesus.

A multidão e o telhado os impedem. Às vezes, é preciso arrancar as telhas que escondem a presença do Senhor e nos impedem de experimentar seu olhar misericordioso. Somente com criatividade e ousadia pode-se usufruir da presença libertadora do Filho de Deus. Jesus percebeu a fé deles.

Essa expressão pode incluir o doente e os carregadores. Quantos irmãos e irmãs se tornam testemunhas, mistagogos, pedagogos da fé, mediação para o encontro com Cristo! Jesus nunca aceitou uma associação mecânica entre pecado e doença, mas ele percebe que as paralisias daquele homem têm a causa em uma vida carcomida pelo pecado. Perdão dos pecados e cura física: aí está o processo integral de sua libertação.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Advento é um tempo de encontro com Jesus. O Advento nos coloca sempre na perspectiva de Deus que vem ao nosso encontro. Ele veio, vem e virá ao nosso encontro, até o dia do encontro definitivo. Por isso, esse tempo litúrgico é marcado por chamadas à conversão e a esperança.

Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe atentamente o que faz Jesus com o paralitico: Com que poder Jesus faz “coisas maravilhosas”? Quem são os que criticam as maravilhas de Deus?

Os portadores de todos os tipos de enfermidades desejam se encontrar com Jesus. As multidões chegam de todos os lugares. A grande maioria pede somente a cura. Jesus não se limita a devolver a saúde, mas alcança também o perdão dos pecados. Dessa forma, ele cura o corpo e, também, a alma.

Na cena do Evangelho, percebe-se a dificuldade de aproximar o paralítico de Jesus. Não havendo outra alternativa, o enfermo é introduzido no recinto onde Jesus se encontra, através do telhado. Nas horas difíceis é necessário ser ainda mais criativo: se não for possível de um jeito, encontra-se outra saída. Jesus realiza coisas extraordinárias, mas é necessário colocar-se em movimento. Ele ajuda quem se ajuda

Meditação (Caminho)

Advento é tempo propício para reavaliarmos nossas atitudes e a aceitação da verdade de Cristo.
Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida?
Minha fé é capaz de fazer o que esses amigos do paralitico fizeram? Sim, não, por quê?
O que você deseja mais: o perdão de Deus ou a cura de seus limites físicos?

Oração (Vida)

Senhor na expectativa de ser nova criatura “dá-me um coração grande para amar, dá-me um coração forte para lutar.
Senhor, dai-me um coração para amar a todas as pessoas, de todas as culturas e raças, de todas as crenças e religiões, pois nesta rica diversidade, Tu estás no meio de nós!

Senhor, concede-me a graça do conhecimento interno de Jesus, para mais amá-lo, seguí-lo e adorá-lo em toda minha vida!
Senhor, que minhas intenções e ações, enfim, todo o meu ser, seja orientado sempre mais para o serviço e louvor de Deus e de meus irmãos e irmãs.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Não dispensar o exame de consciência diário.

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Homilia Dominical