Jesus passou a noite em oração a Deus

Aprendemos com Jesus que, antes de pequenas ou grandes decisões, é necessário retirar-se, concentrar-se e rezar.
Liturgia diária, Vieram para ouví-lo e serem curados de suas doenças - Lc 6,12-19
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2023 Ano A Jesus passou a noite em oração a Deus

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

São Simão e São Judas Tadeu – Ano Litúrgico – A

Liturgia do dia 28 de outubro de 2023


Ajude nossa família a custear o sepultamento da Manuela

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

PRIMEIRA LEITURA:  Ef 2,19-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 

21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 19A(18)

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

EVANGELHO: Lc 6,12-19

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Dentre os muitos discípulos, Jesus escolhe alguns. Constitui um grupo: os Doze. Este número possui um forte conteúdo teológico, vinculado às tribos de Israel. Os Doze são base do novo povo de Deus. Jesus os envia em missão. Por isso, deu-lhes o nome de apóstolos, isto é, enviados, missionários.

Dentre eles, Simão e Judas. Simão é chamado de Zelota ou Cananeu, provavelmente por sua vinculação com a corrente do zelotismo, que se caracterizava pelo uso da violência e da resistência armada ao Império Romano. Judas é caracterizado apenas como “de Tiago”, o que pode ser filho ou irmão; e é distinto de Judas Iscariotes, o traidor. Além das listas dos Doze, nos Evangelhos, Judas aparece em João 14,22: “Por que te manifestarás a nós e não ao mundo?”.

Uma carta é atribuída a Judas. Jesus associa os apóstolos a sua missão. Eles vão aonde Jesus deve ir. Sua missão é: anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus, curar os doentes e expulsar o espírito maligno presente no mundo. O martírio de São Judas e São Simão é muito bem atestado.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a discórdia da paz. Que vossa santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Amém.

Ò Deus, que, pela pregação dos Apóstolos nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso Evangelho, concedei que pela intercessão deles, cresçamos em santidade, e , como comunidade de fé, acolhamos com amor todos os que vos busca e deseja. Amém.

Leitura (Verdade)

Aprendemos com Jesus que, antes de pequenas ou grandes decisões, é necessário retirar-se, concentrar-se e rezar. Jesus, antes de escolher os doze apóstolos, retira-se em oração para não errar na escolha. Ele poderia dar conta da grande obra da evangelização, mas quis formar multiplicadores e deixar para eles o legado que recebera do Pai. Seguimos Jesus de diferentes formas, mas a oração deve vir antes de qualquer coisa. Inseridos no ativismo, muitas vezes esquecemos que a oração é uma prioridade e que precisamos reservar um tempo para orar. Quem reza já está agindo, pois abre seu coração para o Espírito Santo. Sem oração, a evangelização não alcança seu intuito. A oração é uma medicação

Meditação (Caminho)

Somos herdeiros da fé proclamada, vivida e testemunhada pelos apóstolos.
Você sente-se incluído/a no grupo dos escolhidos para esta missão?
Tem em você as disposições do discípulo/a de Jesus?
Sua fé de cristão batizado lhe sustenta a convicção de que é colaborador/a no projeto do Reino de Deus?
A sua oração produz força de transformação para mudar seus sentimentos ou alguma atitude ao seu redor?

Oração (Vida)

Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.