Jesus expulsa os vendedores do templo

Jesus expulsa os vendedores do templo. pois o Templo sempre será o lugar sagrado. Jesus bem sabia qual era sua finalidade: ser casa de oração.
Liturgia diária, Dedicação da Basílica de Latrão - Jo 2,13-22
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2023 Ano A Jesus expulsa os vendedores do templo

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

Dedicação da Basílica do Latrão – Ano Litúrgico – A

Liturgia do dia 09 de novembro de 2023

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, que eu tenha pelas coisas do Pai o mesmo zelo que tiveste, sabendo reconhecer as exigências práticas da minha fé

PRIMEIRA LEITURA: Ez 47, 1-2.8-9.12

Naqueles dias: O homem fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12 Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.

— Palavra do Senhor

— Graças a Deus!

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (1Cor 3,9c-11.16-17)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: 9c Vós sois construção de Deus. 10 Segundo a graça que Deus me deu, eu coloquei – como experiente mestre de obra – o alicerce, sobre o qual outros se põem a construir. Mas cada qual veja bem como está construindo. 11 De fato, ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que está aí, já colocado: Jesus Cristo. 16 Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 46(45)

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria  à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.

—  Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra.

EVANGELHO: Jo 2,13-22

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

13 Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14 No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15 Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 

17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19 Ele respondeu: “Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei”. 20 Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21 Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22 Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A Igreja celebra hoje a festa da Dedicação da Arquibasílica de São João de Latrão, catedral da Diocese de Roma e, portanto, a Sé Episcopal do Bispo de Roma, o Papa. No texto do Evangelho de hoje, Jesus sobe a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Ele encontra os vendedores de animais e os cambistas, que faziam a troca de moedas e serviam aos peregrinos vindos dos locais mais distantes.

O problema é que isso se tornou um comércio rentável e fonte de grande exploração e corrupção. Jesus faz um gesto profético simbólico, utilizando um chicote de cordas para expulsá-los. Os sinóticos citam Isaías 56,7 e Jeremias 7,11: o Templo, que deveria ser uma casa de oração para todos, tornou-se um covil de ladrões. João faz alusão ao texto de Zacarias 14,21: “Já não haverá mercadores no templo do Senhor dos exércitos naquele dia”.

E os discípulos leem o fato a partir do texto do Salmo 69,10: “O zelo por tua casa me devorará”. Jesus, então, passa para um segundo nível da reflexão: o do templo como edifício para a pessoa como santuário do Espírito. Assim deve ser interpretada a Festa da Dedicação de uma igreja. A igreja-templo é o local onde se reúne a Igreja viva, povo de Deus e santuário da Trindade.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Somos convocados a orar com a Palavra de Deus e reunir-nos em nome de Cristo. Façamos comunhão com a Igreja, povo de Deus, que na fé, nos torna verdadeiros Templos do Espírito Santo.

Agora, entre em seu templo e faça sua oração:

Senhor Jesus, olho para meu santuário interior e temo a tua indignação. Mas não recuo. Rogo que expulses tudo que em mim é indigno de permanecer na tua presença, tudo o que é mercadoria, moeda de câmbio, interesses mesquinhos.

Pelo menos neste momento, faça de meu coração morada do Pai, e que esta experiência deixe em mim o gosto da oração simples, pura, que me nutre de teu divino amor.”

Leitura (Verdade)

O episódio da expulsão dos vendedores do templo é narrado pelos evangelhos sinóticos na última semana de Jesus, após relatar sua entrada em Jerusalém. A atitude de Jesus surpreende, e os motivos devem, necessariamente, ser graves. O gesto significa o fim de um velho modelo religioso.

O novo modelo, que Jesus propõe, dispensa bancas e cambistas. No coração está a vida do povo e o verdadeiro louvor ao Pai. No lugar de um templo material, os templos vivos dos seus filhos e filhas.

Coloque-se diante desta cena do Evangelho e observe como quem está do lado de fora. Onde ela acontece? O que Jesus faz? O que diz? Qual pergunta os judeus fazem? Qual é a resposta de Jesus?

O Templo sempre será o lugar sagrado. Jesus bem sabia qual era sua finalidade: ser casa de oração. No entanto, com o passar dos anos, o Templo passou a ser utilizado como um lugar comercial, de manifestações políticas e de demonstrações sociais. Jesus encontra tudo no Templo, menos o espaço sagrado da oração.

Sua reação impacta e assusta. Não se trata, porém, de um ato de violência, mas de conscientização quanto ao sentido e o respeito ao que é sagrado. Jesus vai mais longe, prometendo destruir o Templo e em três dias reconstruí-lo. Os judeus não compreenderam as palavras de Jesus, pois demoraram quarenta e seis anos para construir o Templo. O novo Templo é Jesus, que ressuscitou ao terceiro dia.

Meditação (Caminho)

Em primeiro lugar, Jesus deixa claro que os lugares sagrados merecem respeito. Depois, Ele fala do templo de seu Corpo Ressuscitado e dos templos vivos que somos nós, seus filhos e filhas. O que mais este texto lhe diz?

Como você cuida do seu corpo, templo do Espírito Santo?
Se Jesus viesse de surpresa, como encontraria hoje seu templo interior.

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Após contemplar a ação de Jesus para com as forças que nos dividem tome uma decisão radical de procurar construir relações humanas mais cristãs, com gestos de amor e atitudes de solidariedade.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.