24ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – C
Liturgia do dia 24 de setembro de 2025
Façamos a oração do dia: Pai, tendo recebido a tarefa de continuar a missão de Jesus, ensina-me a imitá-lo tanto no modo de ser e de pregar, quanto na pobreza e na coragem de enfrentar a rejeição.
PRIMEIRA LEITURA: Esd 9,5-9
Leitura do Livro de Esdras.
5 Na hora da oblação da tarde, eu, Esdras, levantei-me da minha prostração. E, com as vestes e o manto rasgados, caí de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus. 6 E disse: “Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniquidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até ao céu. 7 Desde os tempos de nossos pais até este dia, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis estrangeiros, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha, como acontece ainda hoje. 8 Mas agora, por um breve instante, o Senhor nosso Deus concedeu-nos a graça de preservar dentre nós um resto, e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo. Assim o nosso Deus deu brilho aos nossos olhos e concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão. 9 Pois éramos escravos, mas em nossa servidão o nosso Deus não nos abandonou. Antes, conseguiu para nós o favor dos reis da Pérsia, deu-nos bastante vida para podermos reconstruir o templo do nosso Deus e restaurar suas ruínas, e concedeu-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO Tb 13,2.3-4.5.8 (R. 2a)
– Bendito seja Deus que vive eternamente!
– Bendito seja Deus que vive eternamente!
– Vós sois grande, Senhor, para sempre, e vosso reino se estende nos séculos! Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar.
– Vós que sois de Israel, dai-lhe graças e por entre as nações celebrai-o! O Senhor dispersou-vos na terra para narrardes sua glória entre os povos, E fazê-los saber, para sempre, que não há outro Deus além dele.
– Castigou-nos por nossos pecados, seu amor haverá de salvar-nos. Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças, com todo o respeito!
– Bendizei o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o!
EVANGELHO: Lc 9,1-6
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2 e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3 E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4 Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5 Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6 Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas em todos os lugares.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Jesus escolhe os Doze para continuar e expandir sua missão, conferindo-lhes poder e autoridade para realizar as mesmas obras que Ele: anunciar o Reino de Deus, expulsar os demônios e curar os doentes, banindo o mal. O Mestre dá instruções claras para a primeira missão dos discípulos. Eles devem estar totalmente disponíveis, sem carregar nada consigo durante o caminho, em um gesto que remonta à prática dos essênios itinerantes. Não devem levar itens comuns aos viajantes, como cajado, bolsa, pão ou dinheiro, e devem portar apenas uma túnica, suficiente para suas necessidades básicas. A confiança na hospitalidade dos outros é essencial, pois são chamados a entrar nas casas para anunciar o Reino. No entanto, devem estar preparados para o fracasso, especialmente quando não forem acolhidos. Nesse caso, devem sacudir a poeira dos pés, como um sinal de separação para aqueles que rejeitam a mensagem. Com essas orientações, os discípulos se preparam para dar continuidade à missão de Jesus. Assim como eles, somos convidados a deixar para trás nossas seguranças e assumir a vocação de discípulos e missionários.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor Jesus, agradecemos por ser o Mestre de nossas vidas e de toda a humanidade, convidando-nos a seguir-vos. Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração, dando-nos a coragem de transformar aquilo que precisa ser mudado em nossas vidas e confirmar o que deve ser confirmado. Assim, poderemos evangelizar aqueles que desejam vos conhecer e amar.
Oremos: “Senhor nosso Deus, que enviastes Vosso Filho ao mundo para curar nossas enfermidades, levar sobre si nossas dores, redimir nossos pecados e nos conceder a Vida Eterna que vem de Vós, tende piedade de nós!”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Quais são as recomendações que Jesus dá aos que querem ser seus discípulos?
No Evangelho, Jesus chama os Doze para uma missão de anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. Ele os capacita com poder e autoridade para expelir demônios e curar doenças. As instruções que Jesus dá aos discípulos são claras e exigem confiança total em Deus. Eles não devem levar recursos materiais como cajado, bolsa, pão, dinheiro ou até mesmo uma segunda túnica. Isso simboliza a confiança na providência divina e no acolhimento das pessoas por onde passarem.
Além disso, Jesus orienta que, ao entrarem em uma cidade ou casa, devem permanecer ali e se dedicar ao trabalho missionário. Caso não sejam recebidos ou acolhidos, devem sacudir a poeira dos pés, como um sinal de testemunho contra aqueles que rejeitam a mensagem do Reino.
Recomendações de Jesus aos discípulos:
- Não se preocupar com recursos materiais – confiar que Deus proverá.
- Hospitalidade e acolhimento – ficar nas casas que os receberem e permanecer até partir.
- Aceitar a rejeição – se não forem acolhidos, deve-se seguir em frente e dar testemunho da rejeição, sacudindo a poeira dos pés.
O evangelho nos desafia a viver uma fé destemida, sem a preocupação com bens materiais, e a sermos instrumentos de cura e evangelização. Jesus nos envia a compartilhar a Boa-Nova, confiando na graça divina e na acolhida das pessoas, mas também nos prepara para a rejeição, que é parte da missão.
Meditação (Caminho)
O evangelista nos apresenta as orientações dadas aos discípulos enviados por Jesus: curar os doentes, não levar ouro nem prata, nem cajado… No mês dedicado à Palavra de Deus, somos convidados a refletir sobre a centralidade da Palavra em nossa vida. Jesus os enviou para proclamar o Reino de Deus e curar os enfermos. Como estou vivendo e anunciando essa Palavra? Ela tem lugar de destaque em minha vida ou é apenas um detalhe?
Minhas atitudes têm o poder de curar as dores e tristezas daqueles que me cercam? Quando sou desafiado a seguir a missão de Jesus, percebo que ela também foi confiada a mim? Jesus pediu o despojamento porque, ao despojarmos de nós mesmos, nos tornamos mais dependentes de Deus e mais disponíveis para os outros. Ao não confiar em bens materiais, somos chamados a confiar totalmente na providência divina e a nos desapegar das nossas seguranças para nos entregarmos à missão com liberdade e generosidade.
Oração (Vida)
Com as preces que a Palavra de Deus despertou em nosso coração, apresentemos ao Senhor a realidade do nosso País e as necessidades vividas pelo povo brasileiro.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso Filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém.
Contemplação (Vida e Missão)
Hoje, como desejo viver os apelos que o Senhor me faz? Que atitudes concretas vou tomar para viver a missão de Jesus no meu dia a dia? Como posso ser um instrumento de cura e paz para aqueles que encontro? Que minha vida seja um reflexo da Boa Nova, mostrando a todos a misericórdia e o amor de Deus.
Bênção
O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro(a) da Boa Nova.


