Bem-aventurado Inácio de Azevedo – Ano Litúrgico – C
Liturgia do dia 17 de julho de 2025
Façamos a oração do dia: Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!
PRIMEIRA LEITURA: Ex 3,13-20
Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça, 13 Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ o que lhes devo responder?” 14 Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós'”. 15 E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16 Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17 E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel. 18 Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: ‘O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos que ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’. 19 Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20 Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 104(105)
– O Senhor se lembra sempre da Aliança.
– O Senhor se lembra sempre da Aliança.
– Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
– Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.
– Deus deu um grande crescimento a seu povo e o fez mais forte que os próprios opressores. Ele mudou seus corações para odiá-lo, e trataram com má-fé seus servidores.
– Então mandou Moisés, seu mensageiro, e igualmente Aarão, seu escolhido; por meio deles realizou muitos prodígios e, na terra do Egito, maravilhas.
EVANGELHO: Mt 11,28-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
O povo de sua época estava exausto sob o peso da Lei, das inúmeras prescrições dos fariseus e da opressão do Império Romano, que frequentemente levava os indivíduos à escravidão por meio das dívidas. O “jugo” era uma carga imposta tanto aos animais de carga quanto aos escravizados, e, simbolicamente, representava a Lei e o Reino. Em sua sabedoria, Jesus usou essa imagem para oferecer alívio e descanso àqueles que sofriam.
Ao contrário dos rabinos e líderes religiosos da época, que impunham regras severas e pesadas, Jesus se apresenta como um mestre compassivo e acessível. O jugo de seu ensinamento é leve, não fundamentado em preceitos rigorosos, mas no amor e na compaixão. Ele acolhe os humildes e excluídos, oferecendo-lhes uma verdadeira experiência de descanso e paz interior. Seu convite, “Vinde a mim”, é um chamado à união com Ele, para experimentar sua mansidão e humildade que brotam de seu coração.
Unidos a Cristo, podemos compartilhar nossas fadigas e cansaços com o Senhor. Ao nos tornarmos verdadeiros discípulos, nos abrimos para aprender com o Seu jugo suave e, assim, nossa jornada se torna mais leve, carregada de esperança e serenidade.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Deus nunca desvia Seu olhar do Seu povo, de cada pessoa em particular. Sigamos a luz da Palavra e busquemos o encontro com o Seu coração divino, que nos oferece descanso e acolhimento.
Peçamos: “Ó Jesus, Mestre Divino, ilumine nossas mentes e mova nossos corações para que nossa oração, unida à Palavra, gere frutos de vida em nós. Amém.”
Leitura (Verdade)
Receba com gratidão a mensagem de amor, solidariedade e esperança que brota das palavras de Jesus. Os pobres e pecadores sentiram a alegria em seu coração ao ouvir esse convite cheio de ternura.
Neste belo texto, como em outras passagens, vemos a simplicidade e a eficácia das imagens que Jesus escolhe: o jugo que une os bois ao arado, a carga sobre os animais, o cansaço da rotina árdua no campo, o trabalho pesado para sustentar a família. Aquelas atividades simples, diárias, comuns aos trabalhadores rurais, podem ganhar um novo significado, mais profundo e transcendente, quando as realizamos com o coração humilde e manso, mesmo que o cotidiano seja cansativo e difícil.
Meditação (Caminho)
A Palavra de hoje nos convida a refletir sobre nossa vida cristã. Como tenho vivido os ensinamentos de Cristo? Eles são uma resposta ao Seu amor ou apenas obrigações para não perder Seu favor?
Estou testemunhando o Deus amoroso de Jesus ou o Deus juiz, como os mestres da lei e fariseus? Que luz a pessoa e a mensagem de Jesus trazem para minha vida?
Como essa passagem me chama a agir?
Oração (Vida)
Somente os humildes são livres o suficiente para aceitar o Senhor. Peçamos a Deus por essa simplicidade de vida, que permite o florescimento de uma fé verdadeira!
Neste momento, abra seu coração e fale com Jesus. Agradeça e louve ao Pai por tudo o que Ele tem feito em sua vida. Cante seu hino de louvor!
Contemplação (Vida e Missão)
Somente Deus pode pedir de nós total confiança. Qual será a minha resposta ao Deus da Vida? Como posso, de fato, seguir o convite que esta oração me faz?
Bênção
Que o Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me guiar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai, fonte de amor e bondade, desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


