Jesus e a Observância da Lei

A verdadeira fé não se mede pelas aparências, mas pela pureza do coração e pela prática do amor ao próximo, como ensinado por Jesus.
Oração diária, Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim - Mc 7,1-13
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2025 Ano C Jesus e a Observância da Lei

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras que são enviadas dia a dia antecipadamente

5ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – C

Liturgia do dia 11 de fevereiro de 2025

Façamos a oração do dia: Pai, coloca-me no caminho da verdadeira piedade, a qual me leve a estar em perfeita sintonia contigo, realizando aquilo que, de fato, é do teu agrado.

Encontros prontos de Catequese

PRIMEIRA LEITURA: Gn 1,20-2,4a

Leitura do Livro do Gênesis

Deus disse: “Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”. 21 Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em multidão, nas águas, segundo as suas espécies, e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 22 E Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”. 23 Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia. 

24 Deus disse: “Produza a terra seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies”. E assim se fez. 25 Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies e todos os répteis do solo, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 26 Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27 E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 

28 E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29 E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31 E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 

2,1 E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2 No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3 Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. 4a Esta é a história do céu e da terra, quando foram criados.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 8

— Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

— Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

— Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”

— Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:

— As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas. 

EVANGELHO: Mc 7,1-13

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 

5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6 Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 

8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9 E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Os escribas e fariseus frequentemente entravam em conflito com Jesus devido às suas tradições rigorosas. Além das regras sobre o sábado e o jejum, questionavam também a prática dos discípulos de não lavarem as mãos antes das refeições, considerando isso uma quebra das tradições antigas.

Em resposta, Jesus cita a profecia de Isaías e os exorta a priorizarem o que é essencial na lei de Deus, em vez de se apegarem a meros costumes humanos. Ele ensina que, mais importante do que a purificação externa, está a necessidade de um coração puro e uma vida guiada pela vontade divina.

Para ilustrar sua crítica, Jesus menciona o mandamento de honrar pai e mãe e o contrapõe à prática do Corban – uma tradição que permitia aos filhos consagrarem seus bens a Deus e, assim, se isentarem do dever de ajudar os pais na velhice. Com isso, a lei, que deveria promover o bem, acabava sendo usada de maneira injusta, contrariando a vontade do próprio Deus.

Jesus denuncia essa hipocrisia, mostrando que a fé verdadeira não se resume a práticas externas vazias. O mandamento do amor deve estar acima de qualquer tradição, pois tem sua origem no próprio Deus e é o verdadeiro guia para uma vida autêntica.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Senhor Deus, agradecemos por mais um dia de vida e por nos conceder a oportunidade de refletir sobre a Tua Palavra. Que ela se torne luz para os nossos passos e fortaleça a nossa fé. Pedimos a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes para que nos cubra com Seu manto e nos conduza à purificação do coração, sempre em busca da Tua vontade. Que o Espírito Santo nos ilumine para que vivamos a verdadeira santidade, não pelas aparências, mas pelo amor sincero que nasce de um coração renovado por Ti. Que nossa fé seja firme e verdadeira, e que, assim como Maria, possamos ser instrumentos de cura e paz em um mundo necessitado de Tua misericórdia.

Amém.

Leitura (Verdade)

Neste momento, reflita sobre o Evangelho de hoje. O que ele nos ensina sobre a verdadeira prática da fé? Leia com calma, observe as palavras que mais tocaram seu coração e faça uma reflexão profunda sobre o que significa viver conforme a vontade de Deus.

Meditação (Caminho)

Jesus nos ensina que a verdadeira santidade não depende de rituais externos, mas do que vem de nosso interior. O que se reflete em nossas ações é o que está em nosso coração. A verdadeira transformação começa no coração, e esse é o convite que Ele nos faz: purificar nossos corações, buscar a verdade e viver com integridade e amor a Deus.

Oração (Vida)

Neste momento, o que você deseja entregar a Deus? Peça a Ele por purificação, cura e transformação. Reze com sinceridade e busque a intercessão de Maria para que ela apresente suas necessidades ao Filho.

Contemplação (Vida e Missão)

Ao contemplar o sofrimento do mundo e a presença de Maria, reflita sobre como ela nos guia em nossa missão de viver o amor e a misericórdia. Permaneça em silêncio, buscando humildemente a purificação e a cura que só Deus pode oferecer.

Bênção

Que Deus, nosso Pai, te abençoe e proteja. Que Ele esteja à tua frente, mostrando o caminho; atrás de ti, sustentando-te; acima de ti, protegendo-te; e dentro de teu coração, iluminando tua vida. Que Ele te cerque por todos os lados e te mantenha perto Dele. Amém.

Search

Homilia Dominical