Liturgia Diária

Jesus cura a mulher que sofria de hemorragia

A fé desempenha um papel crucial na manifestação de milagres. É importante pedir continuamente o dom da fé uma fé profunda e confiante em Deus
Liturgia diária, Coragem, filha! A tua fé te salvou - Mt 9,18-26
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Jesus cura a mulher que sofria de hemorragia

Receba a Liturgia em seu Whatsapp

14ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 08 de julho de 2024

Façamos a oração do dia: Pai, que minha resposta imediata aos apelos de meus semelhantes manifeste a veracidade do que proclamo por meio de palavras.

Paz e bem!

Venho mais uma vez pedir orações a minha filha Manuela Puerta Fuzatto,
Hoje (23/07/2024) as 17:00 ela passara pela transfusão de sangue.

PRIMEIRA LEITURA: Os 2,16.17b-18.21-22

Leitura da Profecia de Oséias

Assim fala o Senhor: 16 “Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17b e ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito. 18 Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. 21 Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22 Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 145(144) 

— Misericórdia e piedade é o Senhor.
— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas! 

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. 

EVANGELHO: Mt 9,18-26

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.

18 Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. 19 Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 

20 Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21 Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22 Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23 Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 

24 e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25 Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26 Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Um chefe de sinagoga se aproximou de Jesus, que estava falando ao povo. Ele veio pedir mais do que a cura de uma doença. Veio pedir a vida de sua filha que acabara de falecer. Ele acreditava que Jesus podia ressuscitá-la. “Vem impor a mão sobre ela e viverá”, foi o que aquele homem sofrido disse a Jesus. Imediatamente Jesus se levantou e foi à casa do chefe da sinagoga. Os discípulos também foram. O ambiente já era de funeral, conforme o costume dos judeus da época. Jesus pediu que se retirassem e disse a todos: “A menina não morreu, ela dorme”. Riram dele porque sabiam que a menina tinha morrido de verdade. Quem dorme, desperta. O corpo de quem morre se torna rígido, sem movimento. Dormir todos queremos; morrer, não! Queremos dormir e despertar, e, ao despertar, ver a face do Senhor. Jesus pegou a menina pela mão e ela se levantou. E viu a face de Jesus. Ela foi sinal da ressurreição.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Vamos fazer o sinal da cruz com reverência. Vamos nos colocar diante de Deus, acalmando nossos pensamentos e nossos sentimentos.

Peçamos: “Ó Jesus, Mestre Divino, iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta oração com a Palavra produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Contemple a profundidade e a essência das duas pessoas que se aproximaram de Jesus com tanta confiança. Analise a atitude delas ao buscar vida junto a Jesus e a resposta que receberam dele.

Jesus está em uma missão quando um pai o interrompe em súplica. Jesus para imediatamente e se põe a caminho. Enquanto segue, é surpreendido por um toque em seu manto. Ele para mais uma vez e encoraja a fé de uma mulher sofrida e humilhada.

Chegando à casa do chefe da sinagoga, Jesus encontra uma multidão emocionalmente agitada e manda que todos se acalmem. No silêncio, ele sintoniza com o Pai e desperta a vida adormecida pela agitação humana. O pai, a mulher e a menina são pessoas sedentas por vida e interagem com Jesus. No encontro de corações abertos, confiantes e dispostos a colaborar com o amor divino, Deus não resiste. Ele nos desperta de nosso sono e nos coloca em ação para uma vida mais feliz.

Meditação (Caminho)

A fé desempenha um papel crucial na manifestação de milagres.
Quando busco a ajuda do Senhor, como me aproximo e suplico por Sua intervenção? Permito-me ser envolvido por Sua presença e amor?
É importante pedir continuamente o dom da fé – uma fé profunda e confiante de que Ele tem o controle de todas as coisas. A fé não nos isenta de enfrentar desafios na vida, mas nos dá clareza e força para superá-los.
Você nutre essa fé confiante? Ou desanima quando suas orações não são respondidas imediatamente, de acordo com suas expectativas?

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor suas preces, suas preocupações e seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de vida nova você assumirá hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical