Jesus cura a filha de uma mulher pagã

A fé humilde e perseverante pode abrir portas onde nada mais pode chegar, mostrando que a graça de Deus é para todos.
Oração diária, Jesus cura a filha da mulher siro-fenícia - Mc 7,24-30
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2025 Ano C Jesus cura a filha de uma mulher pagã

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras que são enviadas dia a dia antecipadamente

5ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – C

Liturgia do dia 13 de fevereiro de 2025

Façamos a oração do dia: Pai, cria em meu coração uma fé profunda como a da mulher pagã que demonstrou total confiança em Jesus. Por isso, foi atendida por ele.

Encontros prontos de Catequese

PRIMEIRA LEITURA: Gn 2,18-25

Leitura do Livro do Gênesis

O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19 Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20 E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22 Depois, da costela tirada de Adão, O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23 E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25 Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 127(128)

— Felizes todos os que respeitam o Senhor.

— Felizes todos os que respeitam o Senhor.

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. 

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

EVANGELHO: Mc 7,24-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24 Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26 A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27 Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28 A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29 Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30 Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A pregação de Jesus também alcança regiões pagãs, como Tiro. Embora Ele tente manter sua missão em solo não judeu de forma oculta, isso não é possível. Uma mulher de religião pagã (grega) e nacionalidade siro-fenícia se aproxima e suplica por sua filha, possuída por um espírito impuro. Esse encontro revela várias dificuldades: Jesus fora enviado primeiro ao povo eleito, os filhos de Israel.

A narrativa, mais do que retratar preconceito ou exclusão, coloca em destaque a profundidade da fé dessa mulher. Ela é simbolicamente chamada de “cachorrinho”, um termo usado para representar aqueles fora do povo de Israel, mas que, pela sua fé, demonstram uma verdadeira abertura para a ação divina. Seu desespero, humildade e fé fervorosa tornaram-se terreno fértil para a ação salvífica do Messias. Mesmo sendo uma estrangeira, ela desperta em Jesus uma resposta cheia de compaixão.

Com um simples poder da Palavra, Jesus ordena que o demônio deixe a menina, curando-a à distância. Essa ação demonstra que a graça de Deus transcende qualquer limite, alcançando os famintos e sedentos que, como os cachorrinhos, se contentam com as migalhas. A missão de Cristo não está restrita ao povo de Israel; a Boa-Nova avança, rompendo as barreiras entre os “filhos” e os “cães”, convidando todos a se sentarem à mesa da comunhão.

Assim, todos são chamados a saciar sua fome e sede no banquete divino, formando um único corpo, uma única família.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus é a redenção oferecida por Deus a todas as nações. Ele encarna a misericórdia divina, aproximando-se dos pequenos, dos necessitados e dos últimos, para salvá-los sem distinção, seja judeu ou grego, escravo ou livre.

Rezemos:
“Jesus Mestre, cremos com viva fé que estás aqui presente, para nos indicar o caminho que leva ao Pai. Ilumina nossa mente e move nosso coração, para que esta meditação produza frutos de vida em nós. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia com atenção o texto e observe os detalhes da narrativa: o local, os personagens, e as palavras e gestos de Jesus. O que a mulher busca no texto? Por que ela recorreu a Jesus? Qual a mensagem que Ele transmite por meio de suas atitudes, palavras e gestos?

Nesta passagem, o Senhor tenta explicar para a mulher estrangeira que, inicialmente, Ele não poderia realizar milagres fora de Israel. No entanto, a mulher, com uma fé humilde e insistente, demonstra um grande amor pela filha. Ela aceita ser comparada aos gentios, chamados de “cachorrinhos”, simbolizando aqueles fora do povo de Israel. Ela se submete à situação, mas faz questão de mostrar que mesmo os “cachorrinhos” podem ser alimentados com as migalhas da mesa. Jesus, tocado pela sua fé, decide atender o seu pedido. Ele reconhece a grande humildade dessa mulher, e pela sua insistência e confiança, a cura acontece.

Meditação (Caminho)

Agora, reflita sobre o que o Evangelho desperta em você. Como você se sente diante desse exemplo de fé?
Este é o momento de entrar em silêncio e comparar a mensagem do Evangelho com a sua própria vida. Jesus, hoje, continua à procura de homens e mulheres de fé. Ele se dispõe a curar e salvar, mas pede que você abra o coração e acolha Sua Palavra. Você está disposto(a) a se entregar totalmente ao Senhor?
Que luz Jesus lhe revela com suas palavras, atitudes e gestos?

Oração (Vida)

Escute e fale com Jesus. A oração é um momento de diálogo com Deus. Fale a Ele o que está em seu coração: suas preocupações, sua gratidão, suas dificuldades.

Oração sugerida:
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, Caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos porque sois o exemplo que devemos seguir. Queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Com o coração voltado para a palavra de Deus, procure identificar como você pode viver essa mensagem em sua vida cotidiana.
Qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje? O que Jesus lhe pede com esta meditação?

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical