Fizemos o que devíamos fazer

A grandeza do servo é realizar bem a tarefa que lhe foi confiada, o que já é fonte de profunda alegria.
Liturgia diária, Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer - Lc 17,7-10
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Fizemos o que devíamos fazer

a Liturgia em seu Whatsapp

Participe do nosso grupo e receba diariamente a liturgia e reflita o evangelho com uma música.

Atenção: O grupo é fechado ninguem pode mandar mensagens, somente receber as leituras e as músicas que são enviadas dia a dia antecipadamente

32ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 12 de novembro de 2024

👉 Ouça essa linda música na integra



Façamos a oração do dia: Pai, reconhecendo-me servo inútil, quero esforçar-me para ser justo e misericordioso. Somente assim serei agradável a ti.

TEmas para encontros de catequese

PRIMEIRA LEITURA: Tt 2,1-8.11-14

Início da Carta de São Paulo a Tito

Caríssimo, 1 o teu ensino seja conforme à sã doutrina. 2 Os mais velhos sejam sóbrios, ponderados, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3 Assim também as mulheres idosas observem uma conduta santa, não sejam caluniadoras nem escravas do vinho, mas mestras do bem. 4 Saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a cuidarem dos filhos, 5 a serem prudentes, castas, boas donas-de-casa, dóceis para os maridos, bondosas, para que a palavra de Deus não seja difamada. 6 Exorta igualmente os jovens a serem moderados 7 e mostra-te em tudo exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de ponderação, 8 de palavra sã e irrepreensível, para que os adversários se confundam, não tendo nada de mal para dizer de nós. 11 Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12 Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13 aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14 Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda a maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 36(37)

— A salvação de quem é justo, vem de Deus!

— A salvação de quem é justo, vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. É o Senhor uem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre, mas os justos herdarão a nova terra e nela habitarão eternamente.

EVANGELHO: Lc 17,7-10

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7 “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8 Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9 Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10 Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’ “.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus termina a quarta etapa da caminhada em direção a Jerusalém com o exemplo do servo inútil. Ele está formando os apóstolos e os discípulos que o acompanham. As aulas são dadas ao ar livre, andando de um lugar para outro. Foi assim, subindo para Jerusalém, que Jesus lhes falou do servo que faz tudo o que tem que fazer e é considerado um servo inútil. Fez o trabalho fora de casa, fez o trabalho dentro de casa, fez tudo o que era da sua obrigação.

O patrão não precisa agradecer. Afinal, o servo não fez nada de extraordinário. Entendemos, porém, que ele foi útil ao ser patrão. Por que então considerá-lo inútil? Ensinando aos seus seguidores, Jesus diz que não basta cumprir as obrigações. É preciso ir além. Será útil quem fizer mais do que está obrigado a fazer, quem for capaz de ir além. Dizia alguém que, com ministérios medíocres, só teremos ministros medíocres, e vice-versa.

Se quisermos ter gente de qualidade na Igreja de Jesus e na sociedade humana, é preciso oferecer grandes propostas. Jesus apresenta grandes objetivos aos seus seguidores, sejam eles os discípulos, sejam os pecadores. É o modo de ter gente à altura. Objetivos medíocres atrairão pessoas medíocres. O pensamento de Jesus não é elitista. Ele quer gente disposta a carregar o peso da cruz.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Para fazermos uma boa oração, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça esse silêncio. Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus está ensinando aos seus discípulos e a nós também, que tudo recebemos gratuitamente de Deus e tudo devemos passar adiante em forma de serviço e gratuidade. A tradução” servo inútil” não é muito feliz. Muitos estudiosos de Lucas estão de acordo que a tradução do grego quer dizer “servo sem ganho”, ou “servo gratuito”.

Lucas assimilou bem o espírito de gratuidade no serviço ao Reino. Quem evangeliza, não fica credor de Deus com méritos para reclamar, mas “em tudo dai graças” (1Ts 5,18), especialmente por ter sido escolhido para colaborar com a obra da criação e da salvação da humanidade. A grandeza do servo é realizar bem a tarefa que lhe foi confiada, o que já é fonte de profunda alegria. O mesmo Senhor que diz que um simples copo d água não ficará sem recompensa saberá ser generoso com quem lhe for fiel. O discípulo autêntico compreende esse ensinamento, porque Jesus se recusou a prometer aos seus seguidores recompensas humanas. O serviço ao Reino produz alegria somente se for gratuito.

Meditação (Caminho)

Todo o serviço gratuito para o outro nos torna semelhantes a Deus.
Faça um balanço de sua vida. Você se encontra no caminho de Jesus?

“De graça recebestes, de graça dai” (Mt 10,8) . Sintonize seu coração com esta atitude ….

Como é meu ministério cristão? Um prolongamento da gratuidade de Deus ou faço o bem para receber algo em troca: fama, protagonismo, lugar de destaque ou algum privilégio?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde a caminhada que você está vivendo, as luzes e apelos que a Palavra foi lhe revelando e peça a graça de continuar na estrada de Jesus

Conclua com a oração:
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu.

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor me revelou? Procurarei ser grato/a a Deus por tudo o que me deu e dá continua e gratuitamente. Especifique algo concreto pelo qual você quer agradecer a Deus neste dia, em particular.

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Search

Calendário

Adblock Detected

Please support us by disabling your AdBlocker extension from your browsers for our website.