Liturgia Diária

Felizes os que creem sem terem visto

Tomé é o apóstolo que procura conscientemente aprofundar sua devoção a Jesus. Ao tocar no corpo do Crucificado, ele exclama: "Meu Senhor e meu Deus!".
Oração diária, São Tomé, Apóstolo - Jo 20,24-29
Home Liturgia DiáriaLiturgia 2024 Ano B Felizes os que creem sem terem visto

Receba a Liturgia em seu Whatsapp

São Tomé, Apóstolo – 13ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico – B

Liturgia do dia 03 de julho de 2024

Façamos a oração do dia: Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.


Todos os compradores irão ter acesso ao conteúdo do site (encontros prontos para catequese e se na lista de encontros nao tiver o que vc precisa so pedir que irei criar).

PRIMEIRA LEITURA: Ef 2,19-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 

Irmãos, 19 já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20 Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21 É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22 E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 117(116)

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! 

EVANGELHO: Jo 20,24-29

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.

24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”. Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei.” 

26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27 Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28 Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Tomé não estava quando Jesus ressuscitado apareceu aos apóstolos, mas, na semana seguinte, pôde ver Jesus e tocar em suas chagas. Tomé foi incrédulo quando ouviu e fiel quando viu. Quando viu Jesus ressuscitado, professou a fé dizendo: “Meu Senhor e meu Deus”. Contam os escritores antigos que, quando os apóstolos se dispersaram pelo mundo, Tomé foi para a Índia. Entrou pelo Oriente e pregou até a hora do seu martírio.

São João Crisóstomo dizia que, quando Tomé chegou ao país dos Reis Magos, encontrou-se com eles e os batizou, e eles se tornaram seus colaboradores no anúncio da fé em Jesus. Segundo a lenda, o Senhor lhe apareceu e lhe disse que o rei das Índias estava à procura de um arquiteto, e que Tomé podia se apresentar e assim evangelizar a Índia com a ajuda do Senhor. Tomé respondeu: “Senhor, envie-me aonde quiser, menos para a Índia”. O Senhor lhe respondeu: “Vá sem preocupação. Quando você tiver convertido a população, você virá a mim com a palma do martírio”.

Cônego Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Celebramos hoje a memória de São Tomé Apóstolo, também chamado Dídimo. Tomé foi um apóstolo muito atuante em sua ação apostólica. Tinha uma personalidade forte e não tirava conclusões precipitadas. Quer ver o Cristo ressuscitado para crer nele e ao tocar nas chagas de Jesus adere com grande e sincera profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”

Espírito Santo, ensina-me todas as coisas, segundo a promessa de jesus aos discípulos.
Faze-me conhecer toda a riqueza do Evangelho. Instrui-me sem descanso, porque jamais compreendo bem a tua Palavra. Ensina-me as maravilhas do amor divino, fazendo-me admirá-las no íntimo do meu espírito.
Desvenda-me todos os tesouros que encerrastes nas Escrituras e com que me desejas enriquecer. Espírito Santo, dá-me novos olhos que percebam com vivacidade as verdades da fé. Amém

Leitura (Verdade)

Tomé não estava com a comunidade nas primeiras aparições de Jesus Ressuscitado. Releia atentamente o Evangelho e perceba o carinho de Jesus em se mostrar vivo ao apóstolo que chega atrasado e descrente. Jesus não excluiu Tomé, mas lhe fala com firmeza: “não seja incrédulo, mas fiel”.

“Tomé é o apóstolo que busca conscientemente amadurecer sua adesão a Jesus. Em João 14,5, ele interroga o Mestre sobre o caminho que leva ao Pai. Jesus responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Após a ressurreição, Tomé toca o corpo do Crucificado e exclama: “Meu Senhor e meu Deus!”.

Permitiu o Senhor que isso acontecesse para deixar-nos as consoladoras palavras: “Porque me viste, creste. Felizes aqueles que não viram e creram”. Tomé é o discípulo que interage para fortalecer suas convicções existenciais. Ouvindo a admoestação de Jesus, estamos nós aqui – sem ver, mas crendo. Estamos felizes, por poder dizer: “Meu Senhor e meu Deus! Tu és o caminho, a verdade e a vida!”.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
Qual mensagem o Evangelho comunica para minha vida?
O que significam para mim as palavras de Jesus: “A paz esteja convosco”; “Não sejas incrédulo, mas fiel!”; “Bem-aventurados os que não viram e creram”?
Estar com a comunidade de fé nos ajuda a compreender melhor o Evangelho e a Pessoa de Jesus Cristo. Como você avalia sua participação em sua comunidade? Permaneça em silêncio por alguns instantes para compreender melhor este texto e a aplicação em sua vida.

Oração (Vida)

Silenciar por um momento diante do Pai, em oração. Agradecer pela luz que a sua palavra traz, ou pedir ajuda para compreendê-la melhor.
Abrir-se a novas atitudes, optar conscientemente por gestos concretos de amor e de fé suscitados pela Palavra.
Rezar a oração do Pai-nosso sentindo-se unido/a, em fraternidade, filhos/as do mesmo Deus/Pai.

Contemplação (Vida e Missão)

Deixar que a Palavra lida e meditada ecoe no coração ao longo do dia e da semana. Abrir-se a novas atitudes, optar conscientemente por gestos concretos de amor, de doação suscitados pela Palavra.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Search

Homilia Dominical